logo_ppgas.png

Mini-curso “Religião, Transnacionalismo e (I)Mobilidades"

Data da publicação: sex, 05/04/2024 - 16h14min

O Laboratório de Antropologia da Religião (LAR) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social promoverá o Curso de Extensão Religião, Transnacionalismo e (I)Mobilidades, com a professora professora Cristina Rocha (Universidade de Western Sydney, Austrália). O curso será ministrado às quartas-feiras, das 16 às 18 horas, entre 24 de abril e 22 de maio.

As aulas terão os seguintes temas:

24 de abril - Sala Multiuso: Migrações, transnacionalismo e religião

08 de maio - Sala Multiuso: A estética da religião: emoções, corpos, mídia e materialidades

15 de maio - Sala Multiuso: Estudando Imobilidades: religião, infraestruturas e copresença online e offline

22 de maio - Auditório Marielle Franco: Quartas da antropologia: João de Deus e Abadiânia: Quando o campo se torna espectral

Este curso explorará um debate importante que tem ocupado os estudiosos da globalização para pensarmos a sua aplicação em relação à religião. Nas últimas duas décadas, pesquisadores empregaram o “paradigma da mobilidade” (Sheller e Urry 2006) no qual priorizaram o movimento em detrimento da imobilidade, usando a metáfora de “fluxos”. O curso tem como objetivo problematizar esse conceito, aprofundando os estudos sobre mobilidade e imobilidade em relação à circulação de corpos, práticas, ideias, estética e materialidades religiosas. A religião é um local privilegiado para pensarmos em (i)mobilidades, pois ela ocupa um lugar de destaque na esfera pública na modernidade tardia (Habermas 2006).

A religião também envolve entidades transcendentes que são altamente móveis, conectando lugares e pessoas transnacionalmente. Além disso, a pandemia da covid-19 mostrou que, à medida que os corpos se tornaram imóveis, a mobilidade religiosa se acelerou no mundo digital: as instituições religiosas e seus rituais passaram a ser online e as pessoas buscaram, com mais frequência, consolo na religião em um momento de incerteza, sofrimento e morte.  

As inscrições podem ser realizadas por esse link.

A organização é dos professores Ronaldo de Almeida, Carlos Steil e Brenda Carranza.