História do Departamento

Fundado em meados da década de 1970, o Departamento de Filosofia do IFCH logo assumiu posição de destaque no cenário acadêmico brasileiro, pela elevada qualificação de seu corpo docente, pela expressiva internacionalização e pelo inovador Programa de Mestrado e Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência, criado em 1977.

O atual programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia tem conceito 6 da Capes. Em 1988 foi criado o curso de Graduação em Filosofia, que, de modo análogo, prontamente se destacou na formação de profissionais bem qualificados para atuação no ensino médio e para a carreira acadêmica, impulsionando positivamente o nível dos estudos filosóficos no país.

Na produção filosófica original, o Departamento de Filosofia também sempre se destacou entre os demais centros de pesquisa do país, pela qualidade, diversificação e montante de suas publicações, pelo envolvimento ativo de seus membros em intercâmbios com centros de excelência no Exterior, pelo papel de liderança que seus pesquisadores desempenham em diversas áreas fundamentais da filosofia.

O reconhecimento dessa excelência vem se patenteando pelo expressivo número de seus membros que têm bolsas de produtividade do CNPq, pelos numerosos prêmios e honrarias conquistados (muitas vezes em trabalhos conjuntos com os melhores quadros discentes, como no caso dos recentes prêmios Capes e Anpof), e, não menos, pela posição de destaque obtida em 2014 numa escala internacional dos departamentos de filosofia, o QS World University Rankings 2014: http://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2014/philosophy#sorting=rank+region=+country=+faculty=+stars=false+search

Esse ranking coloca o Departamento de Filosofia da Unicamp em 41o lugar no mundo, sendo o da USP o segundo colocado no Brasil (50º lugar).