Apoio aos estudantes

Combate a assédio

 

Situações envolvendo assédio, ou seja, condutas abusivas marcadas pela intimidação sistemática a alguém ou a algum grupo, podem provocar danos à dignidade e à integridade psicológica e física de membros da comunidade acadêmica. 

 

As queixas relativas a assédio moral são acolhidas e encaminhadas pela ouvidoria da Unicamp (35214063).

 

O assédio sexual é considerado uma violêcia sexual. Qualquer comportamento de teor sexual considerado indesejável, desagradável, ofensivo e impertinente, e que tenha sido cometido, ameaçado ou tentado contra uma pessoa sem consentimento é violência sexual. Toda forma de violência sexual (assédio sexual, assédio sexual cibernético, estupro) é imcompatível com o convívio e as atividade exercidas na universidade. A Unicamp disponibiliza o Serviço de Atenção à Violência Sexual (SAVS) para acolher queixas e orientar todas as ações necessárias em caso de violência (contatos: savs@unicamp.br e 35217924 - também WhatsApp;  guia com orientações sobre o SAVS).

Outras informações úteis: 

Em caso de emergência, recomendamos que acione um dos serviços abaixo:

1) Se há ameaça ou risco de dano físico acione a SVC - Secretaria de Vivência do Campus - telefone 3521-6000. Se estiver fora da Unicamp acione a Polícia Militar discando 190.

2) Se houve estupro ou agressão física de caráter sexual ocorrida nas últimas 72 horas, a pessoa que figura como vítima deve ser encaminhada ao hospital mais próximo.

🔸Caism Unicamp: pessoas do sexo feminino ou homem trans.

🔹Hospital de Clínicas – UNICAMP: pessoas do sexo masculino ou mulher trans.

🔸Santa Casa de Limeira: ambos os sexos.

🔹Santa Casa de Piracicaba: ambos os sexos.

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp também disponibiliza outros materiais e informações importantes para apoiar toda a comunidade acadêmica na construção de um ambiente de respeito à dignidade, de acolhimento às diversidades e de promoção constante do combate a toda forma de violência e preconceito.

 

 

Auxílio psicológico

 

A Unicamp mantém um serviço de apoio psicológico aos/às estudantes pelo SAPPE - Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante. Conheça o serviço e saiba como acessá-lo em SAPPE – Pró Reitoria de Graduação | UNICAMP e em SAPPE Unicamp - Home | Facebook. Pode também entrar em contato pelo whatsapp: 19 993724506. 

O IFCH também mantém um serviço de apoio psicológico: o Escuta Covid. Mais informações aqui

Para se informar sobre formas de cuidado com a saúde física e mental e políticas de promoção do bem-estar em nossa universidade, acesse Boas práticas para a promoção de Bem-estar na universidade

 

 

Cuidados com a saúde

 

A comunidade da Unicamp dispõe de atendimento ambulatorial gratuito em diversas especialidades médicas, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia. O Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00. Mais informações em CECOM.

 

 

Principais oportunidades de bolsas

 

Graduação

 

Bolsas Sociais

A Unicamp mantém uma série de bolsas-auxílio para estudantes que comprovem dificuldades financeiras que possam colocar em risco sua permanência na universidade. Além de bolsas de manutenção mensal, são oferecidas bolsas específicas, como de alimentação e transporte (BAT) e relativas à moradia estudantil (veja abaixo). Conheçai os auxílios existentes em Bolsas Sociais.

 

Bolsa PIBIC

PIBIC é o Programas Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. A Unicamp possui uma cota dessas bolsas destinadas à iniciação científica de estudantes de graduação. Estudantes contemplados recebem uma bolsa mensal, de R$400,00, por 12 meses. Para concorrer, é necessário ter um/a orientador/a e apresentar um projeto de pesquisa. Veja as informações em PIBIC | Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Pós-Graduação

As bolsas de pós-graduação são gerenciadas pelos programas de pós-graduação. Para saber sobre elas, entre em contato com seu programa aqui

 

 

Programa de Moradia Estudantil (PME) e Bolsa Auxílio Moradia (MOR)

 

O PME é o programa de moradia da Unicamp destinado a estudantes com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia.

O PME é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias, no local conhecido como Moradia da Unicamp. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras. Veja o calendário em Calendário de Processo Seletivo

 

A Bolsa Auxílio Moradia (MOR), prevista na Resolução GR 003/2019, é uma bolsa destinada a auxiliar estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, com dificuldades financeiras em custear moradia e que não foram atendidos pelo Programa de Moradia Estudantil (PME).

 

Veja o EDITAL DE SELEÇÃO 2022 PARA O PROGRAMA DE BOLSAS E BENEFÍCIOS ESTUDANTIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, GERENCIADOS PE

 

 

Restaurante universitário

 

Os/as estudantes têm acesso a dois restaurantes universitários: o RU (Restaurante universitário) e o RS (Restaurante da Saturnino). O RU se localiza no ciclo básico e serve café da manhã (7h às 8h30), almoço (10h30 às 14h) e jantar (17h30 às 19h45). O RS se localiza na Rua Saturnino de Brito e serve almoço (11h às 14h) e jantar (17h30 às 19h). Os horários podem variar nas férias. Por isso, veja mais informações aqui em Divisão de Alimentação – Prefeitura Universitária. Os preços você encontra aqui. 

 

Estudantes, de graduação e pós, com dificuldades financeiras podem se candidatar à Bolsa de Auxílio e Transporte (BAT). Veja em BAT, BENP (Benefício Auxílio Transporte, Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais)