Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

O Instituto de Filosofia e Ciência Humanas é composto por instâncias comprometidas com o ensino, a pesquisa e extensão na área de ciências humanas assim como as demais unidades da Universidade Estadual de Campinas. Docentes, funcionários e alunos participam da gestão destas instâncias.

Para facilitar a gestão das áreas de estudo e linhas de pesquisa o IFCH possui cinco departamentos:

Antropologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia, História e Sociologia.

As instâncias responsáveis pelo ensino são as Coordenações de Graduação e de Pós-graduação responsáveis pelos cursos de graduação e de pós-graduação respectivamente.

O Instituto também dá apoio às pesquisas em ciências humanas através de Grupos de Estudo, Centros e Núcleos de Pesquisa vinculados a esta unidade.

Todos os Centros e Núcleos de Pesquisas sediados no espaço físico do IFCH tem papel importante na produção acadêmica e recebem apoio institucional para seu funcionamento.

A estrutura hierárquica do Instituto é constituída por :

1. Congregação
A. congregação é a instância máxima o Instituto sendo responsável pelas decisões relacionadas à gestão da Unidade. É um órgão colegiado com representação composta por docentes, alunos e funcionários do instituto.

2. Direção
A direção do instituto é eleita de 4 em 4 anos por alunos, funcionários e demais docentes e pesquisadores do IFCH. Cabe a direção através das resoluções feitas pela congregação gerir o instituto. O ATU é o terceiro membro da direção e compartilha das responsabilidades do Diretor e Diretor Associado.

3. Diretoria Administrativa e Operacional
A Diretoria Administrativa e Operacional é responsável por gerenciar e manter atualizadas as normas e deliberações da Universidade das áreas administrativas e manter a manutenção em perfeito funcionamento além de assessorar à Direção do Instituto quando necessário.

4. Chefias de Departamento
São responsáveis pela organização dos departamentos e ocupadas por docentes que são indicados de forma direta por outros docentes do mesmo departamento.

5. Coordenação de Pós-Graduação
O coordenador de pós-graduação é o responsável pela gestão dos cursos e infra-estrutura destinada ao ensino e pesquisa em nível de pós-graduação.

6. Coordenação de Graduação
O coordenador de graduação é o responsável pela gestão dos cursos e infra-estrutura destinada ao ensino e pesquisa em nível de graduação.

7. Coordenação de Centros e Núcleos
O coordenador de Centro ou Núcleo é o responsável pela administração do centro ou núcleo de pesquisa.

Direção

Alvaro Gabriel Bianchi Mendez
Diretor
11582
Roberto Luiz do Carmo
Diretor Associado
11583
Nilton C. Betanho
Assistente Técnico de Unidade
11581
Fábio Guzzo
Secretário da Direção
11579

Organograma