Retomada das atividades presenciais no IFCH

Data da publicação: sex, 15/10/2021 - 09h42min

 

Leia as boas-vindas da direção: boas_vindas.pdf

 

Retomada das Atividades Presenciais no IFCH

Este é o canal da comunidade do IFCH para se informar sobre os planos de retomada às atividades presenciais. Esses planos estão sendo elaborados pelo GT da Retomada do IFCH, formado por representantes discentes, técnico-administrativos e docentes e se baseiam nas resoluções GR 60/2021, que dispõe sobre a retomada das atividades presenciais de servidores, e GR 63/2021, que dispõe sobre estudantes. Atenção, estudantes: embora agora sejam permitidas atividades presenciais, as aulas continuarão ser ministradas online em 2021.

É obrigatório, em todos os lugares (abertos ou fechados) do IFCH, o uso de máscara (cobrindo a boca e o nariz), a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e a manutenção de 1,50 m de distância das outras pessoas. Pedimos que leiam com atenção a cartilha com as orientações detalhadas. Ver aqui.

Se você tiver outras dúvidas pode se comunicar conosco pelo e-mail retorno@unicamp.br.

 

Retomada das atividades presenciais de estudantes

A reitoria da Unicamp autorizou o retorno de estudantes da Unicamp às atividades presenciais. As aulas continuarão a ocorrer de forma online, mas os/as estudantes podem voltar a usar presencialmente a Unicamp para outros fins. Para tanto, devem preencher as seguintes condições:

- Ter imunização completa – isto é, 14 (quatorze) dias após o recebimento da 2ª dose (ou dose única)

- Inserir a comprovação de vacinação completa de forma correta e completa no aplicativo e-DAC, na área de vacinação (https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/mobile/signin).

- Fazer o treinamento junto à Educorp (http://www.educorp.unicamp.br:8081/cursos_retomada/).

- Realizar testagem para SARS-CoV-2 por RT-PCR pelo CECOM.

Para a realização da testagem o/as estudantes deverão preencher o formulário que está neste link: https://forms.gle/TfqtzMWURcohHsdMA.  

 

Estudando na Biblioteca

A Biblioteca Octavio Ianni do IFCH organizou seu espaço para receber os/as estudantes em segurança para consulta de livros, pedidos de empréstimo e para espaço de estudo. A Biblioteca funcionará neste primeiro momento das 14h às 22h30, de segunda a sexta-feira. Veja as regras abaixo de acordo com suas necessidades de uso. Não se esqueça: o uso de máscara que cubra todo o seu rosto e o distanciamento de 1,5m são obrigatórios em todo o campus e também em nossa Biblioteca. 

 

Quero usar a biblioteca para estudar ou para fazer consulta bibliográfica

O uso dos pontos de estudo e leitura será limitado a 32 pessoas por dia, que serão aceitas por ordem de chegada (abrimos às 14h). Ao chegar à biblioteca, você deverá preencher uma ficha assegurando que cumpre as condições de retorno presencial e aguardar a informação sobre vagas.

 

Quero usar a biblioteca para fazer empréstimo de livro

As solicitações de empréstimo deverão ser feitas pelos(as) interessados(as), usando a funcionalidade “solicitação de empréstimo” pelo link  http://acervus.unicamp.br/

Orientações para efetivar a solicitação de empréstimo, acesse: https://bit.ly/3BAr1A6

Após a efetivação do pedido, o(a) interessado(a) receberá por e-mail uma confirmação de empréstimo e as retiradas poderão ocorrer de segunda a sexta-feira das 14h às 22h30 no balcão da biblioteca.

 

Quero renovar um livro emprestado

As renovações continuam sendo feitas automaticamente pela Biblioteca, será comunicado antecipadamente caso haja alteração no procedimento.

 

Quero devolver um livro

As devoluções deverão ser feitas utilizando-se a caixa de autodevolução de livros (24 horas) instalada ao lado direito da porta de entrada da Biblioteca.

 

Contatos: na biblioteca

Valdinéa - valpeti@unicamp.br - assuntos relacionados à direção da biblioteca e exposições.

Neiva - neyva@unicamp.br - assuntos relacionados à circulação de materiais e orientações nas pesquisas.

Cristina - crystina@unicamp.br - assuntos relacionados às atividades da Seção de Processos Técnicos (ficha catalográfica, reserva de curso, doações, etc). 

 

Retomada das atividades presenciais de servidores

A retomada às atividades presenciais será feita de forma paulatina e segura, ao mesmo tempo incentivando a reocupação do campus e garantindo a segurança de nossa comunidade. Dessa forma,

  • Devem voltar às atividades presenciais todos os servidores da Universidade que completaram a imunização contra a Covid-19 ⎼ isto é, 14 (quatorze) dias após o recebimento da 2ª dose (ou dose única) de alguma das vacinas contra a Covid-19.

  • É obrigatório, em todos os lugares (abertos ou fechados) do IFCH, o uso de máscara (cobrindo a boca e o nariz), a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e a manutenção de 1,50 m de distância das outras pessoas. Pedimos que leiam com atenção a cartilha com as orientações detalhadas. Ver aqui.

  • Servidores que retornarem às atividades presenciais deverão fazer o teste agendado conforme informação no FAQ abaixo.

  • Servidores, antes de retornarem, deverão fazer o curso do Educorp disponível aqui. Basta clicar no link “Acessar” e inserir o usuário e a senha do seu e-mail institucional @unicamp.br. Clique no banner referente às Trilhas de Retomada para acessar as páginas de escolha de perfil e selecione a trilha adequada para a sua área de atuação.

  • Todas as pessoas deverão instalar o aplicativo Educasaúde e informar, diariamente, desde seu retorno presencial, sua situação de saúde. Veja como instalar aqui.

  • Caso haja suspeita ou confirmação de contágio do coronavírus, o servidor deve imediatamente se afastar das atividades presenciais e informar o GT do IFCH.

O que será fornecido?

Servidores que puderem retornar receberão máscara e terão acesso, nas dependências do IFCH, a álcool gel. Para ter acesso a esse material entre em contato conosco pelo e-mail retorno@unicamp.br. Além disso, estamos fazendo adaptações nas dependências do IFCH para nos adequarmos às normas de segurança sanitária.

 

"Mutirão e intervenção" no IFCH

O GT da retomada do IFCH lançou o convite "mutirão e intervenção" no IFCH. Propomos um mutirão no qual membros de nossa comunidade (estudantes, técnico-administrativos, docentes, pesquisadores/as e terceirizados/as), com ou sem experiência de intervenções artísticas, participem deixando sua marca, suas ideias, suas cores e sua imaginação em nosso instituto. Veja como funciona aqui e participe!

 

Veja mais

- Planos do AEL sobre o retorno das atividades presenciais. Os servidores retomaram as atividades presenciais no dia 13/09/2021. Como haverá uma quantidade limitada de servidores por dia, em função das orientações de saúde, o atendimento para pesquisa precisar ser agendado pelo email aeldigit@unicamp.br. As dúvidas devem ser encaminhadas para secretar@unicamp.br.

- Outras informações sobre a Biblioteca Octávio Ianni, incluindo os serviços online. Veja aqui. Lembramos que a biblioteca mantém, desde o início da pandemia, um canal de atendimento remoto, inclusive para auxílio em pesquisa: segunda, quarta e sexta das 10h00 às 12h00 pelo link: meet.google.com/fbh-jgdc-wyy.

- O evento "Por quais rios temos navegado: travessias para o convívio na Unicamp" celebrou o retorno das atividades presenciais na Unicamp. Veja aqui.

 

FAQ

 

1. Quem retornar às atividades presenciais deve fazer teste?

Sim. Servidores e estudantes que forem retornar às atividades presenciais devem fazer o teste RT-PCR. Para o agendamento, estudantes devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/TfqtzMWURcohHsdMAServidores devem contatar a Secretaria de seu Departamento, ou Chefia do Setor para que estes possam encaminhar ao GT do IFCH a planilha com os dados necessários. Estas informações serão repassadas ao GT da Unicamp que tomará a demais providências quanto ao encaminhamento ao CECOM para agendamento para coleta do exame RT-PCR.

O encaminhamento ao GT do IFCH deve ser feito com a devida antecedência, pois temos de enviar as informações ao GT Unicamp dentro dos seguintes prazos:

  • 7 dias de antecedência da data prevista para retorno do servidor, para o caso de não necessitar utilizar do Restaurante;

  • 20 dias de antecedência da data prevista para retorno do servidor, quando houver necessidade de uso do Restaurante.