logo_ppgas.png

PÓS-DOUTORANDOS

O PPGAS recebe regularmente pós-doutorandos, do Brasil e do exterior, que desejam desenvolver atividades avançadas de pesquisa junto ao Departamento de Antropologia da Unicamp. Para a realização de pós-doutorado, o/a pesquisador/a deve ter um professor permanente do PPGAS como supervisor, o qual será responsável pela solicitação de seu credenciamento. São aceitos somente pós-doutorandos que possuam bolsa ou vínculo empregatício com outra instituição.
 
Pós-Doutorandos:
 
Adriana Queiroz Testa
Doutora, USP, 2014
Possui doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (2014), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Atua principalmente na área de Etnologia Indígena, desenvolvendo pesquisas junto a grupos Guarani.
Bolsa: FAPESP
Supervisão: Antonio Guerreiro
 
Adriana Villalón
Doutora, Museu Nacional – UFRJ, 2011
Possui Licenciatura em Ciências Antropológicas pela Universidade de Buenos Aires (1993), doutorado (2011) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), atuando principalmente nos seguintes temas: Pais Basco, nacionalismo, políticas linguísticas, políticas migratórias, ciganos.
Bolsa: FAPESP
Supervisão: Omar Ribeiro Thomaz
 
Aline Fonseca Iubel
Doutora, UFSCar, 2015
Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCar), onde defendeu a tese intitulada "Transformações políticas e indígenas: movimento e prefeitura no alto rio Negro". Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI): traduções conceituais e transformações no Alto Rio Negro".
Bolsa: FAPESP
Supervisão: Antonio Guerreiro

 
Fabiana Bruno
Doutora, Multimeios, Unicamp, 2009
Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e mestrado e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003/2009). Foi pós-doutoranda na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e atualmente, com o apoio da FAPESP, é pós-doutora junto ao Departamento de Antropologia do IFCH  / Unicamp, sob a supervisão da Profª Drª Suely Kofes. Tem experiência na área de pesquisa e docência em Comunicação, Antropologia da Imagem, fotografia e Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da comunicação; antropologia da imagem (visual), fotografia, comunicação multimídia e jornalismo.
Bolsa: FAPESP
Supervisão: Maria Suely Kofes
 
Josué Tomasini Castro
Doutor, Antropologia Social, UnB, 2013
Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC do Rio Grande do Sul e mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UnB. Concentra suas pesquisas na política local Ovaherero da Namíbia.
Bolsa: FAPESP
Supervisão: Omar Ribeiro Thomaz