Características do Corpo Docente

Uma das características do corpo docente é sua diversidade no que diz respeito à sua formação: dos 25 docentes, entre permanentes (21) e colaboradores (4), 5 obtiveram o doutorado em instituições estrangeiras de destaque (nos EUA, nas universidades de Chicago e Columbia; na Inglaterra, na Universidade de Cambridge; na França, na Universidade de Paris X-Nanterre; em Portugal, no ISCTE), enquanto outros 15 docentes fizeram seus doutorados na USP (9), PUC-SP (1), UnB (1) e Museu Nacional (3), e 6 concluíram seus doutorados na UNICAMP. As áreas de formação do quadro docente do programa, entre graduação e pós-graduação, evidenciam a pluralidade de uma antropologia que interage e debate com outras áreas, com destaque para as demais Ciências Sociais, a História, a Filosofia, a Linguística e a Teoria Literária. Hoje, 12 professores do programa são bolsistas produtividade do CNPq.

Trata-se de um corpo docente estável, formado de doutores com dedicação exclusiva ao ensino, à pesquisa e à extensão, com um núcleo central coeso intimamente ligado à história do programa, e que conta ainda com a contribuição de professores que se aposentaram pela UNICAMP e se mantém associados ao PPGAS por meio de atividades de orientação, pesquisa e docência.

Destaca-se ainda a intensa atuação de membros do corpo docente em um conjunto de instituições, entre as quais:

American Anthropological Association (AAA): Bela Feldman-Bianco co-coordenou o Comitê de Antropologias Mundiais entre novembro de 2012 e novembro de 2015, foi colunista da seção "World Anthropologies" do Anthropological Newsletter entre 2013 e 2015, e ainda participou da comissão organizadora da reunião anual da AAA de 2014. A Profa. Feldman-Bianco também é membro do Conselho Editorial da seção "World Anthropology", da American Anthropologist.

Associação Brasileira de Antropologia (ABA): três docentes de nosso programa foram presidentes da ABA: Antonio Arantes (que faz parte do Comitê de Patrimônio e Museus), Mariza Corrêa e Bela Feldman-Bianco (que faz parte do Comitê de Ética, participou da Comissão Especial de Relações Internacionais, coordena o Comitê "Migrações e Deslocamentos" e faz parte do corpo editorial da Vibrant). Os três são membros do Conselho Científico da Associação, juntamente com Omar Ribeiro Thomaz. Guita Grin Debert foi Vice-Presidente (entre 2000 e 2002), Secretária Geral da associação e também fez parte da Comissão de Direitos Humanos; José Maurício Arruti é membro do Comitê de Quilombos e Regina Facchini do Comitê Gênero e Sexualidade. Os professores Antonio Arantes e Omar Ribeiro Thomaz são ainda membros do Conselho Editorial da Vibrant. Diversos membros do PPGAS, docentes e discentes, se destacam ainda como coordenadores e membros frequentes de Grupos de Trabalho realizados durantes as reuniões da ABA.

Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP): Omar Ribeiro Thomaz é membro fundador, participou do Conselho Fiscal e, atualmente, faz parte do Conselho Científico. Susana Durão foi sua primeira diretora.

Asociación Latinoamericana de Antropología (ALA): Para além do fato de os membros do PPGAS participarem ativamente dos encontros promovidos pela ALA, Antonio Arantes foi um de seus membros fundadores, eleito Secretário-geral em 1990. Assumiu a presidência da associação de 1991 a 1993, com o falecimento de Gillermo Bonfil Batalla, seu primeiro presidente eleito.

Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS): Emília Pietrafesa de Godoy é atualmente secretária-adjunta da ANPOCS. Maria Filomena Gregori foi Diretora Geral entre 2010 e 2014 e Guita Grin Debert foi Secretária-adjunta de 1993 a 1996. Os membros do programa têm participado ativamente de comissões e do encontro anual, em mesas-redondas, seminários temáticos e GTs.

Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CEGEN – Ministério do Meio-Ambiente): Mauro Almeida foi membro do conselho, como representante da SBPC.

Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico  e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT): o Departamento de Antropologia da Unicamp, assim como o Departamento de História, possui assento permanente neste conselho. Antonio Augusto Arantes presidiu o CONDEPHAT.

Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO): Bela Feldman-Bianco é membro do GT Migración, Cultura y Política, tendo sido sua co-coordenadora entre 2010 e 2013.

Conselho Latino Americano em Sexualidade e Dir. Humanos (CLAM): Adriana Piscitelli e Maria Filomena Gregori são membros do comitê consultor do CLAM.

Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe): Adriana Piscitelli participa como representante das universidades estaduais paulistas.

Conselho Nacional da Imigração (CNIg), Ministério do Trabalho: Bela Feldman-Bianco é conselheira do CNIg desde setembro de 2015, onde representa a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq): Guita Debert e Bela Feldman-Bianco foram membros do Comitê Acadêmico de Ciências Sociais, posição também atualmente ocupada por Adriana Piscitelli.

Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFLOP - Ministério do Meio Ambiente): Mauro Almeida é membro do CGFLOP.

European Association of Social Anthropologists (EASA): São membros da EASA os professores Antonio Arantes, Omar Ribeiro Thomaz e Suely Kofes.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): Guita Debert fez parte da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais desta instituição de 2007 até 2014, sendo substituída por Heloísa André Pontes; todos os membros do programa são pareceristas e têm projetos de pesquisa e/ou orientandos apoiados por esta instituição. A FAPESP tem dado ainda pelo apoio à vinda de pesquisadores visitantes, bem como à participação de um número significativo de pós-doutores em nosso programa.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): Antonio Arantes foi o primeiro diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial (2003) e presidente do IPHAN de 2004 a 2006, e Mauro Almeida também foi membro do instituto.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, UNESCO: Antonio Arantes participou ativamente da elaboração da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial desde 2002, e tem atuado em sua implementação como especialista e como representante da OSCIP ArteSol.

Os professores do PPGAS participam como consultores em agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPESP, CAPES, FAPEAM, CONICET – Argentina, FCT – Portugal, etc.), em conselhos editoriais de revistas de perfil internacional publicadas no Brasil e no exterior e  em projetos coletivos de cooperação nacional e internacional.