Retomada das atividades presenciais no IFCH

Data da publicação: qui, 07/07/2022 - 15h35min

Leia as boas-vindas da direção: boas_vindas.pdf

Retomada das Atividades Presenciais no IFCH

Este é o canal da comunidade do IFCH para se informar sobre os planos de retomada às atividades presenciais. Esses planos estão sendo elaborados pelo GT da Retomada do IFCH, formado por representantes discentes, técnico-administrativos e docentes, de forma a incentivar a reocupação do campus e garantir a segurança de nossa comunidade. As aulas serão integralmente presenciais no primeiro semestre de 2022 e começarão no dia 14/03.

Como já é nossa prática desde a retomada das atividades presenciais, é obrigatório, em todos os lugares (abertos ou fechados) do IFCH, o uso de máscara (cobrindo a boca e o nariz), a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e a manutenção de 1m de distância das outras pessoas. Pedimos que leiam com atenção a cartilha com as orientações detalhadas. Ver aqui.

Se você tiver outras dúvidas pode se comunicar conosco pelo e-mail retorno@unicamp.br.

Retomada das atividades presenciais de estudantes

Para o retorno presencial, os estudantes devem preencher as seguintes condições:

- Ter imunização completa – isto é, 14 (quatorze) dias após o recebimento da 2ª dose (ou dose única)

- Inserir a comprovação de vacinação completa de forma correta no aplicativo e-DAC, na área de vacinação (https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/mobile/signin). Apenas com essa comprovação os estudantes podem fazer suas matrículas.

- Fazer o treinamento junto à Educorp (http://www.educorp.unicamp.br:8081/cursos_retomada/).

- Instalar o aplicativo Educasaúde e informar, diariamente, desde seu retorno presencial, sua situação de saúde. Veja como instalar aqui.

- Os/As estudantes deverão preencher também o formulário que está neste link: https://forms.gle/TfqtzMWURcohHsdMA

- Caso haja suspeita ou confirmação de contágio do coronavírus, o estudante deve imediatamente se afastar das atividades presenciais e informar o GT do IFCH. Veja o aqui o que fazer em caso de suspeita de contágio. E aqui sobre os protocolos de afastamento em casos positivos.

Como serão as aulas?

As aulas serão integralmente presenciais. Contudo, as salas de aula terão suas capacidades reduzidas para que respeitemos o distanciamento de 1m entre as pessoas. Com isso, alguns disciplinas de graduação, de turmas maiores, terão suas turmas divididas. Uma parte da turma ficará na mesma sala que o/a professor/a. A outra parte ficará em outra sala, também no Unicamp, para onde a aula será transmitida. A cada aula de uma disciplina haverá um rodízio da turma que ficará em cada sala. A secretaria de graduação informará, no começo do semestre, a divisão das turmas e em que sala estará em cada aula. As aulas não serão transmitidas para fora da Unicamp, o que significa que não haverá ensino híbrido, muito menos remoto, excetuando possivelmente alguns cursos da pós-graduação.

Em todas as salas haverá o distanciamento de 1m e a disponibilidade de álcool em gel. O uso da máscara, que cubra nariz e boca, é obrigatório o tempo todo e quem se recusar a adotar essa medida será encaminhado à vigilância do campus. Lembramos que apenas estudantes com o esquema vacinal contra a COVID-19 completo poderá frequentar a Unicamp.

Retomada das atividades presenciais de servidores

A retomada às atividades presenciais foi feita a partir do dia 13/09, de forma paulatina e segura. Dessa forma,

• Devem voltar às atividades presenciais todos os servidores da Universidade que completaram a imunização contra a Covid-19 ⎼ isto é, 14 (quatorze) dias após o recebimento da 2ª dose (ou dose única) de alguma das vacinas contra a Covid-19.

• É obrigatório, em todos os lugares (abertos ou fechados) do IFCH, o uso de máscara (cobrindo a boca e o nariz), a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% e a manutenção de 1m de distância das outras pessoas. Pedimos que leiam com atenção a cartilha com as orientações detalhadas. Ver aqui.

• Servidores que retornarem às atividades presenciais deverão fazer o teste agendado conforme informação no FAQ abaixo.

• Servidores, antes de retornarem, deverão fazer o curso do Educorp disponível aqui. Basta clicar no link “Acessar” e inserir o usuário e a senha do seu e-mail institucional @unicamp.br. Clique no banner referente às Trilhas de Retomada para acessar as páginas de escolha de perfil e selecione a trilha adequada para a sua área de atuação.

• Todas as pessoas deverão instalar o aplicativo Educasaúde e informar, diariamente, desde seu retorno presencial, sua situação de saúde. Veja como instalar aqui.

• Caso haja suspeita ou confirmação de contágio do coronavírus, o servidor deve imediatamente se afastar das atividades presenciais e informar o GT do IFCH. Veja o aqui o que fazer em caso de suspeita de contágio. E aqui sobre os protocolos de afastamento em casos positivos.

O que será fornecido?

Servidores que puderem retornar receberão máscara e terão acesso, nas dependências do IFCH, a álcool gel. Para ter acesso a esse material entre em contato conosco pelo e-mail retorno@unicamp.br. Além disso, estamos fazendo adaptações nas dependências do IFCH para nos adequarmos às normas de segurança sanitária.