O IFCH receberá o professor Thomas Csordas, da Universidade da Califórnia em San Diego, para a conferência Seres sem Corpos: o Ressurgimento do Exorcismo na Igreja Católica, dia 24 de setembro, às 17 horas no Auditório Fausto Castilho.
Thomas Csordas é um dos principais nomes da antropologia contemporânea. Seus interesses de pesquisa incluem antropologia médica e psicológica, saúde mental global, teoria antropológica, religião comparada, fenomenologia cultural e personificação, globalização e mudança social e linguagem e cultura. Ele conduziu pesquisas etnográficas entre católicos carismáticos, índios navajos, pacientes psiquiátricos adolescentes e exorcistas católicos nos Estados Unidos e na Itália, abrangendo tópicos que incluem processos terapêuticos na cura religiosa, linguagem e criatividade rituais, imagens rituais e criatividade, imagens sensoriais, autotransformação, técnicas do corpo, raciocínio causal sobre a doença e a experiência de pacientes psiquiátricos.
O encontro é organizado pelo professor Rodrigo Toniol, e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Laboratório de Antropologia da Religião e do grupo Espiritualidade Institucionalizada.