logo_ppgas.png

Lançamento do livro 'História do Movimento LGBT no Brasil'

Data da publicação: qua, 03/04/2019 - 09h57min

A Calourada 2019 continua com dia 28 com a realização de duas atividades sobre direitos humanos, no Auditório II Marielle Franco.

Às 18 horas será realizada a conferência Sangue e sofrimento: conectores familiares num contexto de reparação pela violação de direitos humano, com a Profa. Dra. Claudia Fonseca (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A mesa é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) e GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio.

Já às 19h30 será realizado o lançamento do livro História do Movimento LGBT no Brasil, com a presença de James Green (Universidade Brown); Renan Quinalha (Universidade Federal de São Paulo); Regina Facchini (Pagu Unicamp); Stephanie Lima (PPGCS/IFCH); Beatriz Pagliarini Bagagli (doutoranda em Linguística pelo IEL e ativista Transfeminista). A mediação de Reginaldo Alves.

O livro História do Movimento LGBT no Brasil, lançado pela Editora Alameda, busca reconstruir alguns temas e momentos privilegiados da história de quatro décadas deste importante ator político do Brasil contemporâneo, atentando para a diversidade de sua composição e de perspectivas no interior do movimento. Pretende-se, assim, contribuir para traçar um panorama interdisciplinar dos 40 anos do movimento LGBT brasileiro.

Para concretizar este projeto, foram convidados professoras/es, pesquisadoras/es e militantes dos mais diversos campos disciplinares e regiões do país para abordar acontecimentos históricos, padrões de mobilização política e legal, bandeiras e reivindicações questões internas dos grupos organizados dentre outros temas pertinentes.

qui, 28/03/2019 - 18:00 Conferência 'Sangue e sofrimento: conectores familiares num contexto de reparação pela violação de direitos humano' e lançamento do livro 'História do Movimento LGBT no Brasil' Auditório II Marielle Franco