logo_ppgas.png

Data da publicação: qui, 22/04/2021 - 09h29min

O Programa de Pós-Graduação em Antropolgia Social promove as Aulas abertas: Teorias & Histórias da Antropologia - Marcel Mauss e as Categorias, dia 14 de abril, às 09 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. A mesa terá a presença do professor João de Pina-Cabral (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

Em 1903, Émile Durkheim e o seu sobrinho Marcel Mauss escreveram um ensaio destinado a tornar-se famoso—Classificações Primitivas—onde lançavam um projeto de investigação que assentava sobre o exame dos princípios de classificação mais gerais presentes em todas sociedades humanas (as chamadas ‘categorias’). Em 1938,
pressentindo a hecatombe da guerra, Mauss vai a Londres apresentar esse projeto e usa como exemplo a mais importante de todas as categorias, pessoa. Para entender o que ele queria dizer por ‘categoria’, nesse que é um dos mais famosos textos do canone antropológico, temos que revisitar o pensamento dos filósofos neo-Kantianos que tanto influenciaram o seu tio na viragem do século XIX. Mais tarde, nos finais dos anos 1970, os pós-estruturalistas, influenciados pela revolução wittgensteiniana, deram uma volta enorme à questão das categorias. Passado mais de meio século, o pensamento de Mauss continua influente: onde estamos nós com a velha questão da suposta universalidade das categorias? Esta aula dada por João de Pina-Cabral pretende ser uma introdução a esse longo debate.

João Pina-Cabral é Ipesquisador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Professor Emérito de Antropologia Social da Universidade de Kent, Canterbury. Foi Presidente e co-fundador da Associação Europeia de Antropólogos Sociais e da Associação Portuguesa de Antropologia. Realizou trabalho de campo prolongado no Alto Minho (Portugal), em Macau (Sul da China) e na Bahia (Brasil).

A organização do evento é da professora Susana Durão.

Data Título Local
qua, 14/04/2021 - 09:00 Aulas abertas: Teorias & Histórias da Antropologia - Marcel Mauss e as Categorias Canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter