logo_ppgas.png

Monique Hulshof

Possui Bacharelado em Filosofia (2004) e Doutorado Direto em Filosofia (2011), pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Goethe, Universität Frankfurt am Main (2009) e na Universität Konstanz (2009-2010), Alemanha, com bolsa DAAD-CAPES. Realizou estágio de pesquisa de curta duração na Universidade de Toronto (2019), na Universidade de Groningen (2017, FAPESP), na Universidade de Frankfurt (2014, CAPES-DAAD) e Universidade de Paris I (2013, FAPESP).

É professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas, desde 2016. Integrante do Centro de Pesquisa Ética e Filosofia Política (CeFiPo) e do Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), e membro da diretoria da Sociedade Kant Brasileira (SKB). É editora da Revista Studia Kantiana e da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã, ambos sediados na USP. Desenvolve pesquisa nas áreas de Ética e filosofia política e História da Filosofia Moderna, com ênfase em filosofia moral e política em Kant. Também desenvolve pesquisa sobre gênero e democracia.

 

Linhas de Pesquisa:

  • Ética
  • Filosofia Política
  • História da Filosofia Moderna

 

Publicações mais relevantes:

 

Organização de Livros:

 

Traduções:

  • KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução Monique Hulshof. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

 

Grupos de pesquisa:

  • Grupo de pesquisa Ética e Filosofia Política.
  • Autonomia e uso público da razão: a relação entre moral, política e direito em Kant. FAPESP. Coordenadora.

 

Eventos:

  • HULSHOF, Monique (Organizadora); BORGES, Maria de Lourdes (Organizadora); DANIEL, TOURINHO (Organizador); MATTOS, Fernando Costa (Organizador); NADAI, Bruno (Organizador); "VI Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira - As Pretensões da Razão", VI Congresso Nacional da Sociedade Kant Brasileira - As Pretensões da Razão, 11 a 14 de junho de 2018, IFCH-Unicamp.
  • MENDEZ, Álvaro G. Bianchi (Organizador); CARMO, Roberto Luiz do (Organizador); CUSTODIO, Márcio A. Damin (Organizador); HULSHOF, Monique (Organizadora); REGINALDO, Lucilene (Organizadora); RODRIGUES, Rui Luís (Organizador); DURAO, Susana S. Branco (Organizadora); ALMEIDA, Frederico N. Ribeiro de (Organizador); NICOLAU NETTO, Michel (Organizador); LOERA, Nashieli C. R. (Organizadora); FREITAS, Andréa Marcondes de (Organizadora); VIEIRA, Joice Melo (Organizadora); FRATESCHI, Yara A. (Organizadora); MENESES, Patrícia Dalcanale (Organizadora); SILVA, Mario Augusto M. da (Organizador); FUTEMMA, Celia (Organizador); MENEGUELLO, Cristina (Organizadora); KOERNER, Andrei (Organizador); "Atividades de Recepção aos Alunos Ingressantes no Ifch - Calourada Institucional", 03/2018, Atividades de Recepção aos Alunos Ingressantes no Ifch - Calourada Institucional, Direção do Ifch, Coordenadores dos Cursos de Graduação do Ifch, Coordenadores da Pós-graduação e Grupo de Trabalho sobre Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação (Ifch).
  • FRATESCHI, Yara A. (Organizadora); HULSHOF, Monique (Organizadora); "II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia", 03/2018, II Encontro Vozes: As Mulheres na Filosofia, Programa de Pós-graduação em Filosofia - DF-IFCH.
  • HULSHOF, Monique (Organizadora); "A questão do arrependimento em Aristóteles e em Montaigne. Expositora: Telma de Souza Birchal (Df-Ufmg)", 03/2018, A questão do arrependimento em Aristóteles e em Montaigne, Grupo de Pesquisas “Gênese e desdobramentos da(s) Modernidade(s)” (GDM) e Programa de Pós-graduação em Filosofia - DF-IFCH.

 

Orientandos

-Iniciação científica:

  • Bruna Mello Gomes Bernardes. “O Existencialismo em Beauvoir”. CNPq. Início em 2018.
  • Alex Bispo Bastos. “Nancy Fraser e a hipótese de convergência entre a segunda onda do feminismo e o neoliberalismo: uma relação de afinidade ou apropriação?”. CNPq. Início em 2018.
  • Vinicius Pinto de Carvalho. “As máximas do entendimento humano como regras do uso público da razão em Kant”. FAPESP. Início em 2018.
  • Nicholas Salla. “Os limites do princípio da publicidade em À Paz Perpétua”. Início em 2018.

 

-Mestrado:

  • Pedro Gallina Ferreira. “A reflexão compartilhada: um estudo sobre o sensus communis em Kant”. CNPq. Início em 2018.
  • Sarah Bonfim Matos Nunes. “O PROJETO EDUCACIONAL DE MARY WOLLSTONECRAFT: o uso da razão como elemento emancipador feminino”. CAPES. Início em 2019.
  • Laís da Silva Lima. “Tensionando a categoria moderna de sujeito: as concepções de self em Seyla Benhabib e Judith Butler”. Início em 2019
  • Julia Secaf Bistane. “Identidade, interseccionalidade e performatividade no pensamento de Judith Butler e Angela Davis”. Início em 2019.

 

-Doutorado:

 

 

Linhas de Pesquisa:
Função: Professor Doutor II
Prédio: Prédio da Pós Graduação
Sala: 27A
Fone: +55 (19) 35211574