Filosofia

A TELEOLOGIA PSICOSSOCIAL DE CASSIRER: SOBRE A FENOMENOLOGIA DA COGNIÇÃO

Esta dissertação apresenta uma possível chave de leitura para a fenomenologia de Ernst Cassirer. Em sua obra Philosophie der symbolischen Formen: Phänomenologie der Erkenntnis, Cassirer esquematiza três funções simbólicas da consciência que abarcam o todo da experiência: expressão, apresentação e significação pura. Nenhuma dessas funções é suprimida pela outra, cada uma possui um índice de refração diferente, interpelando criticamente a cognição de maneira qualitativamente distinta e com níveis dessemelhantes.

A UNIDADE TEÓRICA LEIBNIZIANA ENTRE A CIÊNCIA DINÂMICA E A MONADOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE FORÇA

O tema desta tese tem como principal objetivo investigar a força, desenvolvida por Gottfried Wilhelm Leibniz em seu período de transição entre a juventude e a maturidade. Nesse período, Leibniz se ocupava com o problema da força, pois, para ele, ela deveria guiar o pensamento a um plano reflexivo em que a metafísica e a matemática seriam conciliadas com as estruturas físicas e mecânicas. Força é, para Leibniz, um conceito de dinâmica que desvela as estruturas metafísicas da filosofia natural.

CONTEXTO E COMPOSIÇÃO NO TRACTATUS

O objetivo desta tese é responder a uma pergunta, embora outras duas estejam associadas a ela. Essas duas questões subsidiárias, inclusive, teceram a trama a compor nosso fio de Ariadne.
Vejamos, então, essas duas questões e como elas estão subordinadas ao nosso problema de pesquisa. Em primeiro lugar, como de fato devemos compreender o princípio do contexto? Essa

Responsabilidade e Causação: Da extensionalidade e seleção causal para o Argumento dos Quatro Casos

O Argumento dos Quatro Casos, proposto por Derk Pereboom, é um argumento da manipulação pelo incompatibilismo, a tese de que responsabilidade moral e determinismo são incompatíveis. Neste trabalho, eu argumento contra o Argumento dos Quatro Casos a partir de certas teorias específicas sobre causação. Para tanto, eu discuto os debates sobre causação que motivam essas teorias. Após apresentar o Argumento dos Quatro Casos, a dissertação se divide em duas partes. O ponto de partida da primeira parte é o debate sobre extensionalidade causal.

Tomás de Aquino e as características necessárias dos transcendentais

Esta dissertação tem por objetivo investigar e elucidar as características necessárias de uma das teorias mais importantes e originais da filosofia medieval no século XIII: a teoria dos transcendentais assumida por Tomás de Aquino. Um transcendental é uma noção que, na linguagem filosófica da escolástica, se diz de certas propriedades do ser que ultrapassam as categorias aristotélicas e que convém a todo ente. Tomás de Aquino elencou, em De veritate q. 1, a. 1, o que até então é tido como o rol definitivo de tais noções, as quais são: ente, coisa, uno, algo, bem e verdadeiro.

Niilismo e modernismo: o diagnóstico de Ernst Jünger e o informe na pintura francesa do segundo pós-guerra

O niilismo tornou-se problema na história da filosofia desde a modernidade e, sobretudo a partir da segunda metade do século XIX, com Friedrich Nietzsche (1844-1900) e sua crítica aos fundamentos da cultura ocidental e seu diagnóstico da “morte de Deus”, fez-se perspectiva relevante de interpretação da modernidade e de nossa contemporaneidade. Como perspectiva interpretativa desse período histórico, o niilismo faz-se relevante também como perspectiva de análise dos fundamentos da produção artística moderna e contemporânea.

A constituição da paridade de participação como princípio normativo na teoria bidimensional da justiça em Nancy Fraser

Esta dissertação investiga como a noção de paridade de participação pode ser identificada progressivamente ao longo do percurso intelectual de Nancy Fraser de modo a constituir o princípio normativo de sua teoria bidimensional da justiça social. Para isso, propomos uma retomada dos escritos da autora dos anos oitenta com o intuito de entender de que modo a paridade de participação, elaborada no contexto da teoria da justiça, parece encontrar sua base germinal especialmente no contexto de formulação da política de interpretação das necessidades.

A função da deliberação (βούλευσις) no engendramento do caráter virtuoso: um percurso pelos livros I, II, III e VI da Ethica Nicomachea de Aristóteles

O objetivo desta Dissertação é examinar de modo pormenorizado qual é a função exata que Aristóteles atribui à deliberação (βούλευσις) na Ethica Nicomachea (EN). Meu propósito é avaliar como e por que a deliberação desempenha um papel importante na consecução de ações virtuosas e, sobretudo, na aquisição, na consolidação e na manutenção do caráter virtuoso. Para tanto, examinarei passagens selecionadas dos livros I, II, III e VI.