Filosofia

ANTIFUROR CURANDIS: A LÓGICA DA FANTASIA EM JACQUES LACAN

A presente tese dedica-se à investigação de um problema teórico-clínico autoimposto por Jacques Lacan em seu ensino: a lógica da fantasia. Esse empreendimento adquire centralidade a partir do Seminário 14: A Lógica da Fantasia, no qual Lacan propõe uma estruturação formal através da escrita do matema ($◇a), articulando os operadores sujeito ($), punção (◇) e objeto a.

O desenvolvimento da crítica (dialética) do conceito de Estado em Marx

Diversas correntes teóricas que se reivindicam marxistas postularam uma suposta superação histórica do pensamento de Marx. Segundo esses intérpretes, o capitalismo teria assumido uma dinâmica distinta daquela prevista pelo filósofo alemão, resultando na perda da centralidade do fator econômico como elemento determinante na reprodução das relações de produção capitalistas.

João Filopono e a noção de lugar: uma leitura do Livro IV da Física de Aristóteles e do Corolário sobre o Lugar

Esta pesquisa examina a evolução do pensamento de João Filopono a partir de sua atuação como comentador do Livro IV da Física de Aristóteles, com foco no trecho conhecido como Corolário sobre o Lugar. Considera-se que, embora formado na tradição neoplatônica da escola de Amônio, Filopono já manifestava divergências conceituais com o aristotelismo antes da ruptura oficial com a escola, tradicionalmente situada no ano de 529 d.C.

Outras Auroras: Nietzsche e a antropologia no horizonte do infinito

Provocadoras e controversas, as afirmações públicas e privadas de Nietzsche sobre o niilismo, assim como seu professado perspectivismo, continuam a inspirar debates filosóficos. O advento do niilismo é descrito por Nietzsche como uma catástrofe em direção a qual a cultura europeia está há muito tempo se movendo; a ascensão do niilismo denota um processo de exaustão, a perda de validade e força vinculante dos valores supremos da cultura europeia, dentre os quais a “verdade” aparece com destaque.

A TELEOLOGIA PSICOSSOCIAL DE CASSIRER: SOBRE A FENOMENOLOGIA DA COGNIÇÃO

Esta dissertação apresenta uma possível chave de leitura para a fenomenologia de Ernst Cassirer. Em sua obra Philosophie der symbolischen Formen: Phänomenologie der Erkenntnis, Cassirer esquematiza três funções simbólicas da consciência que abarcam o todo da experiência: expressão, apresentação e significação pura. Nenhuma dessas funções é suprimida pela outra, cada uma possui um índice de refração diferente, interpelando criticamente a cognição de maneira qualitativamente distinta e com níveis dessemelhantes.

A UNIDADE TEÓRICA LEIBNIZIANA ENTRE A CIÊNCIA DINÂMICA E A MONADOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE FORÇA

O tema desta tese tem como principal objetivo investigar a força, desenvolvida por Gottfried Wilhelm Leibniz em seu período de transição entre a juventude e a maturidade. Nesse período, Leibniz se ocupava com o problema da força, pois, para ele, ela deveria guiar o pensamento a um plano reflexivo em que a metafísica e a matemática seriam conciliadas com as estruturas físicas e mecânicas. Força é, para Leibniz, um conceito de dinâmica que desvela as estruturas metafísicas da filosofia natural.

CONTEXTO E COMPOSIÇÃO NO TRACTATUS

O objetivo desta tese é responder a uma pergunta, embora outras duas estejam associadas a ela. Essas duas questões subsidiárias, inclusive, teceram a trama a compor nosso fio de Ariadne.
Vejamos, então, essas duas questões e como elas estão subordinadas ao nosso problema de pesquisa. Em primeiro lugar, como de fato devemos compreender o princípio do contexto? Essa

Responsabilidade e Causação: Da extensionalidade e seleção causal para o Argumento dos Quatro Casos

O Argumento dos Quatro Casos, proposto por Derk Pereboom, é um argumento da manipulação pelo incompatibilismo, a tese de que responsabilidade moral e determinismo são incompatíveis. Neste trabalho, eu argumento contra o Argumento dos Quatro Casos a partir de certas teorias específicas sobre causação. Para tanto, eu discuto os debates sobre causação que motivam essas teorias. Após apresentar o Argumento dos Quatro Casos, a dissertação se divide em duas partes. O ponto de partida da primeira parte é o debate sobre extensionalidade causal.

Tomás de Aquino e as características necessárias dos transcendentais

Esta dissertação tem por objetivo investigar e elucidar as características necessárias de uma das teorias mais importantes e originais da filosofia medieval no século XIII: a teoria dos transcendentais assumida por Tomás de Aquino. Um transcendental é uma noção que, na linguagem filosófica da escolástica, se diz de certas propriedades do ser que ultrapassam as categorias aristotélicas e que convém a todo ente. Tomás de Aquino elencou, em De veritate q. 1, a. 1, o que até então é tido como o rol definitivo de tais noções, as quais são: ente, coisa, uno, algo, bem e verdadeiro.