A presente tese trata do conceito de Estilo tardio (Spätstil) em Theodor W. Adorno. Ela avalia a gênese histórica de seu problema passando por autores como Hegel, Kant e Walter Benjamin até chegar em Theodor W. Adorno, autor que sistematizou a noção e a formulou como conceito filosófico. Adorno experimenta a ideia de estilo tardio sobretudo em dois casos, a produção de velhice de Beethoven e os hinos tardios de Hölderlin. A tese dedica um capítulo a cada artista. Em ambos os casos, é notado o debate com a estética psicologista, que Adorno critica com o conceito de intenção (Intenktion). A tese reconstrói a posição de Adorno acerca desses dois artistas, mas, ao fim, adiciona um terceiro: Kafka, escritor que Adorno tinha em alta estima, mas acerca do qual ele nunca conseguiu oferecer uma interpretação de fôlego. Neste capítulo, o conceito de estilo tardio em Adorno é testado. O propósito aqui é avaliar sua envergadura, sues limites e lacunas
Acerca do "Estilo tardio" em Theodor W. Adorno. Conceito e limites
Data da defesa:
sexta-feira, 15 Agosto, 2025 - 14:00
Membros da Banca:
Presidente Profa. Dra. Jeanne Marie Gagnebin de Bons IFCH/ UNICAMP
Membros Titulares Prof. Dr. Lucianno Ferreita Gatti -Unifesp
Dr. Eduardo Socha - USP
Profa Dra Taisa Helena Pascale Palhares - IFCH/UNICAMP
Profa. Dra. Raquel patriota da Silva - UFRN
Membros Suplentes Prof. Dr. Ricardo Ribeiro da Silva - CEBRAP
Prof Dr Jorge Mattos Brito de Almeida - USP
Prof Dr Ulisses Razzante Vaccari - UFSC
Programa:
Nome do Aluno:
João Paulo Andrade Dias
Sala da defesa:
Sala de Defesas de Teses I