Abertura da Semana Inaugural Ambiente e Sociedade 2024

Data da publicação: ter, 05/03/2024 - 11h01min

A Semana Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade deste ano tem como tema a Emergência Socioambiental e o futuro das Ciências Ambientais.

O primeiro dia do evento foi marcado pela celebração dos 20 anos do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade e a mesa de abertura contou com a participação do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, além da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, Cristiana Simão Seixas, e coordenações do PPG Ambiente e Sociedade e da Comissão de Pós-Graduação do IFCH: Ana Paula Bortoleto e Nashieli C. Rangel Loera.

Para a discussão sobre o impacto da Pós-Graduação na Sociedade, especificamente na área das Ciências Ambientais, o evento teve a presença de Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais, na Capes.

Na parte da tarde, a história dos 20 anos do Programa foi apresentada brevemente ao público pela docente Leila da Costa Ferreira e as perspectivas futuras foram debatidas entre discentes e os convidados Ramon Felipe Bicudo da Silva e Eduardo Sonnewend Brondízio.

Os discursos enfatizaram os enormes desafios relacionados à área de Ciências Ambientais e trouxe à tona a emergência do tema, levando em consideração o uso da terra, as mudanças climáticas e as inovações da sociedade moderna.

O primeiro dia foi finalizado com a confraternização de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação na ADunicamp, Associação de Docentes da Unicamp.

Segue a programação completa do evento: https://www.nepam.unicamp.br/semana-inaugural-2024 e baixe caderno_de_programacao.pdf