PRINT

Dimensões Humanas e Ecológicas das Mudanças Ambientais e Climáticas e as Políticas Públicas

Trata das dimensões humanas e ecológicas das mudanças ambientais multiescalares (local, regional e global) que envolvem as mudanças climáticas, as tecnologias alternativas e as fontes renováveis de energia e o consumo sustentável. As dimensões humanas das mudanças ambientais envolvem uma multitude de variáveis e métodos analíticos. Há que se considerar o histórico das mudanças na qual a atividade ou ação humana tem efeito direto e indireto sobre o funcionamento dos ecossistemas. Ademais, analisar o comportamento dos indivíduos e das coletividades com relação aos ambientes em que vivem ou com os quais interagem são fundamentais para entender as mudanças nas paisagens rurais ou urbanas. E como os tomadores de decisão -  via políticas públicas - agem diante da mudança acelerada do clima, do descarte inadequado do lixo e resíduos, do desmatamento e do processo de urbanização acelerado e descontrolado, dos desafios de produção de alimentos e commodities simultâneas à garantia da segurança alimentar. As dimensões ecológicas tem o intuito de contribuir para a compreensão das mudanças na paisagem – formas de uso da terra e a dinâmica da cobertura vegetal -, da concentração de gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O, etc) e da perda e conservação da biodiversidade, entre outros processos ecológicos de relevância para a elucidação das mudanças ambientais e, em especial, mudança climática. Entre as ferramentas de análises multitemporal e multiespacial, usar-se-ão geotecnologias, análise de redes sociais e agent-based models, análise institucional e análise de cenários. Em suma, este projeto envolve a análise dos desafios da governança ambiental multiescalar (global, nacional e local), a qual abrangem os processos de restauração dos ambientes degradados, seja via restauração florestal ou recuperação hídrica, novas fontes de energia de impacto ambiental reduzido, a co-produção de conhecimentos entre os vários atores sociais e análise das políticas públicas. Muitos professores e seus respectivos orientandos estão envolvidos nas temáticas deste projeto em cooperação com instituições internacionais e outros estão em processo de selar essas cooperações em projetos vindouros.

Coordenador(a):
Leila da Costa Ferreira
Programa:
Ambiente e Sociedade, História
Dinâmicas Sociais, Demográficas, Políticas e Territoriais da Sustentabilidade e os Desafios da Inovação para o Novo Milênio

A sustentabilidade em suas várias dimensões requer um esforço multi  e interdisciplinar para enfrentar os desafios da acelerada mudança ambiental e também social.  Em sua dimensão humana-social, engloba questões pertinentes às dinâmicas demográficas, aos patrimônios e recursos naturais, aos saberes e memórias das pessoas em interação com os sistemas naturais. Na dimensão político-institucional, envolvem os processos de governança ambiental e territorial que perpassam os aspectos políticos e institucionais e a produção de conhecimentos múltiplos. A dimensão econômica analisa as externalidades das mudanças ambientais e as novas tecnologias que promovam uma economia de baixo carbono – tecnologias verdes, energias renováveis, etc -, e que primam pela qualidade de vida dos cidadãos e com respeito aos demais seres vivos presentes nas paisagens rurais e urbanas. Portanto, atingir a sustentabilidade em suas múltiplas dimensões é um desafio que demanda tecnologias e métodos inovadores para enfrentar a problemática ambiental no século XXI. O corpo docente e discente do Programa em Ambiente e Sociedade estão intensivamente envolvidos com essa missão de buscar a sustentabilidade através de ferramentas inovadoras e em cooperação com parceiros internacionais já em desenvolvimento e outros em processo de construção em projetos vindouros.  

Coordenador(a):
Lucia da Costa Ferreira
Programa:
Ambiente e Sociedade