Procedimentos pedagógicos

Três objetivos devem ser atingidos na formação acadêmica do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade. Em primeiro lugar, devem ser fornecidos os meios e instrumentos para que os especialistas de diferentes disciplinas possam estabelecer o diálogo. Em segundo lugar, deve ser fornecido um embasamento teórico-metodológico que permita exercer a interdisciplinaridade no contexto da temática ambiental e de suas respectivas decorrências no âmbito da conservação e das diferentes dimensões da sustentabilidade. Em terceiro lugar, pretende-se subsidiar teórico-metodologicamente os alunos para que possam trabalhar com problemáticas específicas que contemplem as exigências particulares das alternativas de buscas de sustentabilidade. Nesse sentido, o aluno deverá cursar três disciplinas obrigatórias: Teoria Social e Ambiente, Fundamentos Conceituais em Ecologia e Seminário de Teses. Além disso, o aluno deverá matricular-se em duas disciplinas eletivas sugeridas pelo Orientador.
 

As obrigatórias para todos os alunos do Programa são:

AS-001 - Teoria Social e Ambiente;

A sociologia ambiental, enquanto produção científica e acadêmica, emergiu a reboque dos movimentos de contestação social surgidos no início dos anos 1960 e da constatação da situação emergencial de degradação dos recursos naturais e do desenvolvimento do industrialismo. O nascimento do movimento na década de 1960 surpreendeu os sociólogos, que naquele momento não dispunham de um corpo teórico ou tradição empírica que os guiasse em direção ao entendimento da relação entre sociedade e natureza. Os pioneiros da sociologia clássica (Durkheim, Marx e Weber) tinham abordado a questão de modo tangencial; além disso, apenas raramente surgiam trabalhos isolados, sem, no entanto, promover uma acumulação considerável de conhecimento que permitisse a criação de um campo teórico. Existem várias hipóteses para o entendimento deste processo. O presente curso deverá abordá-las de forma minuciosa.

AS-040 - Fundamentos Conceituais em Ecologia;

História e epistemologia da ciência ecológica. Contraposições: padrões e processos; correlação e causalidade; reducionismo e complexidade; explicações  fenomenológicas e mecanicistas. Paradigmas e conceitos fundadores: hierarquia, organização e escala; do organismo individual à paisagem; o paradigma populacional e o paradigma ecossistêmico; adaptação e variabilidade; economia da natureza - alocação e otimização; equilíbrio e estabilidade. Temas: regulação de populações; interações horizontais e verticais; organização estrutural e funcional de comunidades ecológicas; medidas de biodiversidade; diversidade e funções ecossistêmicas; manejo adaptativo, resiliência ecológica, conservação e sustentabilidade.
 

AS-003 - Seminário de Teses

O objetivo desta disciplina é discutir referenciais teórico-metodológicos que tratam da interação entre ação humana e recursos naturais, fortalecendo o diálogo interdisciplinar, através da discussão em grupo dos projetos individuais de tese, das trajetórias intelectuais dos alunos e de temas selecionados para palestras. Os trabalhos serão divididos em atividades em sala de aula, viagem de campo (com recursos do programa) e estudos extraclasse.

 

Disciplinas Eletivas

O aluno deverá matricular-se em duas disciplinas eletivas sugeridas pelo orientador, escolhidas dentre as relacionadas a seguir:

Geotecnologias e Ambiente; Climatologia e Meio Ambiente; Mudanças ambientais, qualidade de vida, subjetividade e direitos humanos; Ecologia Humana; Patrimonio e Memória Ambiental; Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais: O Binômio Ambiente e Sociedade; Ecologia Global e Mudanças Climáticas; Conflitos sociais e transição energética; Introdução ao Estudo da China: uma abordagem multidisciplinar; Processamento Digital de Dados Climáticos e Ambientais; Climatologia e Meteorologia; Leitura dirigida em conflitos sociais em arenas ambientais; Tópicos Especiais em Inovação de Impacto Socioambiental; Análise Aplicada de Insumo-Produto; .  Os alunos poderão ainda inscrever-se de acordo com a sugestão do orientador em disciplinas dos professores colaboradores do Programa.