Pré-Banca e Banca de Defesa

Pré-banca e Membros de Banca de Defesa de Tese

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade possui dois procedimentos internos obrigatórios que devem ser providenciados pelos discentes e orientadores antes do agendamento da defesa de tese no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA: a Pré-Banca e a Solicitação de Aprovação pela Comissão do Programa dos Membros da Banca de Defesa

Tais procedimentos visam proporcionar maior qualidade na pesquisa do aluno, além da adequação, conforme as normas da universidade, da banca de pesquisadores que farão parte da defesa.

Pré-Banca:

Prazo: Aconselha-se que seja feito até 90 dias antes da finalização do prazo de integralização (45º mês)

É um procedimento interno, portanto, não há necessidade de ação junto ao Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA - para a sua efetivação.

1.       Escolha da Banca de Pré-Banca:

A banca deve ser composta por três membros e o Programa recomenda que os membros escolhidos façam parte da futura banca de defesa de tese:

·         Orientador (presidente)

·         Membro interno (Unicamp)

·         Membro externo (outra instituição)

2.       Preenchimento de Formulário com os nomes dos membros da Pré-Banca:

Documento disponível em: https://www.nepam.unicamp.br/formularios/

3.       Envio de Tese para análise

O aluno deve enviar a tese completa para cada um dos membros da pré-banca com tempo hábil de análise antes do agendamento da defesa.

4.       Emissão de Parecer

Cada membro da pré-banca, com exceção do orientador (presidente), deve emitir parecer informando aprovação ou reprovação da tese.

Documento disponível em: https://www.nepam.unicamp.br/formularios/

Caso haja reprovação, o aluno deve fazer alterações solicitadas na tese e disponibilizá-la novamente para avaliação da pré-banca (itens 3 e 4).

A apresentação dos dois pareceres com aprovação é pré-requisito para o agendamento da Defesa de Tese.

5.       Envio da documentação

O aluno deve enviar o documento de membros de pré-banca e os pareceres de cada membro para a Secretaria de Pós-Graduação do Programa.

Ressaltamos que a Secretaria necessita do envio dos seguintes documentos:

1) Documento com os membros da pré-banca;

2) Parecer de um membro interno; e 

3) Parecer de um membro externo.

 

Aprovação de Membros de Banca de Defesa de Tese pela Comissão do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (CPPG):

É um procedimento interno, portanto, não há necessidade de ação junto ao Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA - para a sua efetivação.

1.       Escolha da Banca de Defesa de Tese:

Os membros devem ser indicados respeitando a Deliberação CONSU A-010/2015 e o Regulamento do Programa;:

·         Indicar 7 (oito) membros, sendo 4 (cinco) titulares e 3 (três) suplentes;

·         É obrigatório que os 2 (três) membros da Pré-Banca componham a banca de defesa de tese;

·         Excluindo-se o(a) orientador(a), o número de membros externos ao Programa e à UNICAMP deverá ser pelo menos igual ao número de membros internos;

·  No caso dos membros suplentes, obrigatoriamente, dois deverão ser externos ao Programa e à Unicamp.

 

2.       Preenchimento de Formulário com os nomes dos membros de Banca de Defesa :

Documento disponível em: Formulário de Membros de Banca

3.       Envio de Documento para Secretaria do Programa

O(A) orientador(a) ou aluno(a) deverá encaminhar a lista para a validação pela CPPG com a antecedência necessária para a realização da pré-banca ou da defesa de tese na data sugerida e respeitando a data de fechamento de pauta das reuniões da Comissão do Programa que ocorrerá na primeira segunda-feira da última semana de cada mês.