Profa. Heloísa Pontes recebe Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”

Data da publicação: sex, 16/12/2016 - 18h41min

A Professora Heloísa Pontes do Departamento de Antropologia/IFCH recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” em cerimônia realizada no dia 16 de dezembro de 2016, às 09 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

A honraria é conferida as professoras e aos professores que se distinguem no exercício de suas atividades acadêmicas, bem como pela relevância dos serviços prestados à ciência e à instituição. Na solenidade, também foram entregues os Prêmios de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, o Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e a Inova Unicamp de Iniciação a Inovação.

Heloísa é Professora Titular do Departamento de Antropologia da Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Stanford University (2002), livre-docente pela Unicamp (2008).

Pesquisadora do Pagu, Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq . É membro do Comitê Acadêmico de Ciências Humanas da Fapesp (a partir de agosto de 2014). Foi membro do comitê acadêmico da Anpocs (biênio 2009-2010) e do comitê editorial dos Cadernos Pagu e da Revista Brasileira de Ciências Sociais. autora, entre outras publicações, de Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (Companhia das Letras, prêmio Cnpq-Anpocs de melhor obra científica em ciências sociais editada no ano de 1998; prêmio 'Alejandro Cabassa' na categoria sociologia, concedido pela União Brasileira de Escritores, em agosto de 2000] e Intérpretes da metrópole. História social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual. [Edusp/Fapesp, prêmio Anpocs 'melhor obra científica' atribuído em 2011; finalista 53º Prêmio Jabuti - na categoria melhor livro em Ciências Humanas; menção honrosa na categoria "Literatura brasilena" (não ficção) da "Edición 53 del Premio Literario Casa de Las Americas 2012"]. Em 2016, este livro foi publicado na Argentina, pela Universidad Nacional de Quilmes, com o título Intérpretes de la metrópoli. Historia social y relaciones de género en el teatro y en el campo intelectual en San Pablo, 1940-1968.

Suas pesquisas estão voltadas para a antropologia urbana, a sociologia e a etnografia da vida intelectual, a história social do teatro brasileiro, e as relações entre gênero e corporalidade. Já supervisionou 1 pós-doutorado e orientou 8 doutorados (dois deles premiados pela Capes, um pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular), 15 mestrados (um deles premiado pela Anpocs), 6 monografias de graduação (uma delas premiada pelo IFCH da Unicamp), 14 projetos de iniciação científica (dois deles premiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp) . É pesquisadora IC do Cnpq.

Para conhecer um pouco mais sobre sua produção intelectual acesse