Infraestrutura de Pesquisa do IFCH

Além do espaço físico em suas dependências para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Estudos, o IFCH também disponibiliza o apoio nas áreas administrativas e técnicas, buscando, assim, viabilizar os objetivos propostos em nossos projetos. Nessas áreas, o apoio é realizado por meio de quatro estruturas, cada uma delas descrita sumariamente a seguir:

 

 

A) Coordenadoria de Pesquisa, Projetos e Convênios — Oferece assessoria técnica aos professores, pesquisadores e alunos, tanto na solicitação junto às agências de fomento, como também no andamento e na prestação de contas dos projetos. Neste setor está localizado o Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador - EAIP, especializado no apoio Institucional para projetos FAPESP. A Coordenadoria também é responsável pelo acompanhamento dos discentes e docentes, no tocante à suas pesquisas, através do suporte técnico para a submissão dos Relatórios de Atividades Discentes e Docentes. Também é responsável por organizar o Banco de Dados do Instituto e na formalização e suporte aos Convênios Acadêmicos e administrativos do do Instituto.

 

 

B) Coordenadoria de Extensão, Eventos e Difusão — Presta assessoria e apoio técnico para as atividades e projetos de Extensão do Instituto. Assim como para a realização dos eventos, desde atividades internas relativas à graduação e à pós-graduação (palestras, colóquios, seminários, conferências e exposições), como os encontros de pesquisa organizados por alunos de graduação e pós-graduação, até grandes colóquios nacionais e internacionais. Todas as etapas da organização de um evento são feitas com o suporte técnico desta Coordenadoria. Cabe ressaltar ainda que é a responsável pela difusão das atividadades e pesquisas do Instituto, através do apoio do Jornalista do setor, através de reportagens e artigos de divulgação. Além disso, a Coordenadoria de Eventos é responsável pela manutenção de seu Site e página no Facebook.

 

 

C) Setor de Publicações — Presta suporte à produção científica e acadêmica do IFCH, referência bibliográfica nos programas de graduação e pós-graduação, no processo editorial e de criação de revistas, periódicos, livros, cadernos e edições diversas, impresso e on-line, voltadas ao público de docentes, alunos de pós-graduação e alunos de graduação.

 

 

D) Coordenadoria de Informática — Dispõe de um laboratório para uso de discentes, pesquisadores e docentes. Ela atua amplamente no apoio e suporte técnico contínuo às atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e administrativas do IFCH, nos serviços computacionais disponibilizados na rede, no desenvolvimento de páginas e banco de dados institucionais e nos equipamentos de multimídia presentes nas salas de aula e auditórios. Seu Laboratório de Informática conta com 8 servidores de rede e disponibiliza, para o uso de pesquisadores, professores e discentes, 52 estações de trabalho completas, 6 scanners de mesa e 2 impressoras laser monocromática 45ppm. No IFCH, como um todo, incluindo todas as áreas, há mais de 350 estações de trabalhos disponibilizadas para uso de alunos, funcionários e docentes.

 

 

 

Além destas estruturas administrativas e visando a qualidade do ensino e da pesquisa, foram promovidas melhorias das estruturas destinadas ao ensino, espaços de estudos e reuniões de pesquisa do IFCH.  

 

Destaque-se a inauguração, em 2019 do novo Prédio de Centros e Núcleos, um espaço de 1.435 m que abriga mais de quinze diferentes Centros de Pesquisa das Áreas de Filosofia, História e Ciências Sociais; a criação do Laboratório de Metodologias (LabMet), com duas novas salas equipadas com computadores para o ensino de novas metodologias de pesquisa e o treinamento no uso de softwares; e o Núcleo de Videoconferências (NVideo), com quatro salas equipadas para a realização de reuniões e defesas de dissertações e teses a distância.

 

Ademais, foram inauguradas duas salas acessíveis, no Prédio da Administração do IFCH,  e três novas salas de aula no Prédio da Pós-Graduação, com capacidade para abrigar entre 15 e 25 pessoas. Sem contar a já existente estrutura já existente na Pós-Graduação, que conta com dois Auditórios, uma sala de Projeção, dez salas de aula (com capacidade entre 15 e 25 pessoas).

 

Dentre as estruturas Acadêmicas de Pesquisa, Arquivo e Bibliotecas, cumprindo papel fundamental no desenvolvimento de nossas pesquisas, contamos com a importante infraestrutura de Arquivos e Bibliotecas que garantem a qualidade de nossas pesquisas. Dentre elas se destacam: A) Biblioteca Octávio Ianni; B) AEL; Biblioteca Beth Lobo; C) Biblioteca Bel Baltar; C) Biblioteca do NEPAM; D) Biblioteca Michel Debrum. As quais descrevemos abaixo:

 

 

- Biblioteca Octávio Ianni

 

A Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área.

A origem da Biblioteca do IFCH remonta ao Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, que foi o início do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A Biblioteca nasceu e se desenvolveu em perfeita consonância com o constante crescimento do Instituto e, atualmente, caracteriza-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa. Com o objetivo de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas do IFCH, a Biblioteca sempre manteve um cuidado extremo e permanente com a atualização, desenvolvimento e qualidade do seu acervo bibliográfico. Podemos notar este cuidado nos dados referentes ao último quadriênio (2017 a 2020):

Quadro 1: Total do acervo da Biblioteca até dezembro/2020

Acervo

Exemplares

Materiais patrimoniados

237.955

Materiais patrimoniados ‘especiais’

  2.964

Total

240.919

Fonte: Dados extraídos do Relatório Gerencial Estatístico do SBU, 2020.

 

Quadro 2: Total de títulos de periódicos científicos

Acervo

Quantidade

Títulos de periódicos impressos correntes e não-correntes

2.746 títulos

Títulos de periódicos eletrônicos

   81 títulos

Fonte: Dados extraídos do Relatório Gerencial Estatístico do SBU, 2020.

 

Quadro 3: Total do acervo da Biblioteca até março de 2021 por área 

Área

Total de exemplares

Total de títulos

Filosofia

24.603

18.621

Ciências Sociais e Meio Ambiente*

95.516

76.033

História

38.356

29.382

Fonte: Sistema gerenciador de bibliotecas SophiA, março/2021.

*Meio Ambiente: esta área está contemplada dentro de Ciências Sociais.

 

Quadro 4: Aquisição total de livros entre 2017 a 2020 – modalidade compra com recurso orçamentário do SBU

Ano

Quantidade de Títulos   

Valor R$

2017

302

12.046,06

2018/março

240

30.800,93

2018/dezembro

166

26.601,20

2019

149

21.271,04

2020

109

21.538,11

Total

966

112.257,34

Fonte: Compilação de dados estatísticos referente aquisições via Verba SBU.

 

 

Quadro 5: Aquisição de livros por áreas de 2017 a 2020 – modalidades compra ou doação

Áreas

Total exemplares

Total títulos

Filosofia

677

576

Ciências Sociais e Meio Ambiente*

2.339

2.173

História

748

691

Fonte: Sistema gerenciador de bibliotecas SophiA, março/2021.

 

Quadro 6: Aquisição de acervos particulares no período de 2017 a 2020 – modalidade doação

Ano

Acervo

Quantidade de Obras

2018

Renina Katz

 900

2018

Etienne Samain

2.500

Fonte: Controle interno de entrada de doações Acervos Pessoais/Institucionais.

 

Quadro 7: Outras aquisições no período de 2017 a 2020 – modalidade doações avulsas

Ano

Acervo/doador

Quantidade de Obras

 

Prof. Everardo Magalhães Carneiro

650 (quantificação aproximada)

 

Antonieta Celani

136 (quantificação aproximada)

2018

Doações avulsas

1.044

2019

Doações avulsas

516

2020

Doações avulsas

73 (não atualizado)

Fonte: Controle interno de entrada de doações presenciais/Correios.

 

Quadro 8: Aquisições de reserva técnica de alunos no período de 2017 a 2020

– modalidade doação

Ano

Quantidade de itens

2017

284

2018

175

2019

283

2020

14 (não atualizado)

Fonte: Controle interno de entrada de Reserva Técnica.

 

 

- AEL - Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL)

 

O Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) iniciou suas atividades em 1974 com a chegada da coleção de documentos impressos reunidos por Edgard Leuenroth.

Ao longo de sua história, o AEL vem cumprindo seus objetivos de atender a demanda acadêmica e preservar registros históricos da sociedade. Além do acervo que o originou, recebeu outros tantos ligados à história social, política e cultural do Brasil e da América Latina, tais como: história do trabalho e da industrialização, do movimento operário, da esquerda, dos partidos políticos, da cultura e dos intelectuais, da questão agrária, dos direitos humanos e justiça, da imprensa, da opinião pública, dos movimentos sociais, da saúde e da antropologia. Nos últimos anos, o Arquivo incorporou documentos referentes a novas temáticas, como a história da colonização na América Latina, Ásia e África, expressando o desenvolvimento e a diversidade das pesquisas no IFCH/Unicamp.

O AEL constitui-se em importante laboratório dos cursos de pós-graduação e de graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) bem como importante espaço de interlocução com comunidade em geral, como por exemplo, sindicatos, escolas, órgãos governamentais e imprensa. O também é um espaço fundamental para o diálogo com a comunidade acadêmica internacional, latino-americana em particular.

 

Fundos e Coleções:

O AEL possui 150 fundos e coleções, reunindo em seu acervo aproximadamente 2mil metros lineares de documentação; 100mil fotografias; mais de 40 mil livros; 15 mil títulos de periódicos; 12 mil rolos de microfilmes; 4 mil microfichas; 367 CDs; 600 DVDs; 2 mil vídeos VHS; 2.537 fitas cassete. Atualmente, o AEL está trabalhando no Repositório Digital de Documentos Confiáveis com vista ao acesso e preservação dos documentos digitais e digitalizados que custodia. Dentre as principais aquisições nos últimos 4 ano se destacam:

 

Fundación Pluma (PLUMA) – 2016 e 2017 – O recolhimento do acervo da Fundación Pluma caracterizou-se por um processo complicado de negociação entre os doadores e o AEL, também envolveu a superação de trâmites burocráticos internacionais – que envolveu entre outras partes o Archivo General de la Nación da Argentina – para realização do transporte aéreo de mais de 50 metros lineares de documentos provenientes da Argentina.

 

Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro (CPV) – 2018 – As instituições de memória em nosso país estão passando por um processo crítico relacionado ao financiamento de suas estruturas físicas e funcionais, fato que levou a diretoria do CPV a oferecer seu acervo de mais de 450 metros lineares de documentação ao AEL. O aceite desta doação pelo Conselho Diretivo do AEL, deu início ao maior processo de recolhimento de documentos realizado por esta instituição. O recolhimento deste acervo, garantiu, não só a complementação do acervo AEL, mas também a salvaguarda do segundo maior arquivo de história social do Brasil, sendo o primeiro o AEL.

Marco Aurélio Garcia (MAG) – 2018 – Com a morte de um dos fundadores do AEL, o professor Marco Aurélio Garcia, e a imediata intermediação da doação – por docentes do IFCH e coordenação docente e técnica do AEL – do acervo realizada com filho do titular, Leon Garcia, iniciou-se mais um processo de recolhimento de mais de 250 metros lineares de documentação localizados no centro antigo de São Paulo, fato que garantiu uma dificuldade extra.

 

Ministério Público da 15ª Região (MPT-15) – 2014 à 2018 – A possibilidade de eliminação sumária dos procedimentos administrativos findos do MPT-15 e a possível perda de parte relevante da história das infrações de direitos trabalhistas e de direitos humanos, levaram a professora Silvia Lara (CECULT) a coordenar e executar um projeto conjunto entre o CECULT, AEL, MPT-15 e FAPESP – de 2014 à 2018 – que resultou no recolhimento do equivalente a aproximadamente 700 metros lineares de documentos convencionais em formato digital ao AEL.

 

Acervos relacionados às minorias – Nos últimos anos, considerando os “ataques” cotidianos às minorias, intensificamos no AEL o recolhimento de acervos relacionados a essas temáticas. Neste sentido o AEL intensificou o recolhimento de acervos relevantes como:

  • Clubes Negros – 2018 e 2019;
  • Elizabeth Souza Lobo – 2019;
  • Mariza Corrêa – 2019;
  • MO.LE.CA – 2019;
  • Reginaldo Bispo – 2020;
  • Ricardo Maranhão – 2019;

 

Outros acervos relevantes recolhidos:

  • Celeste Fon – 2018;
  • Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) – 2018;
  • Centro de Estudos Rurais (CERES) – 2019;
  • João Zinclair (Fotografias) – 2018;
  • José Ibrahim – 2019;
  • Núcleo de Educação Popular 13 de maio (NEP) – 2019;
  • Padre Carlos Carneiro – 2019;
  • Plínio de Arruda Sampaio – 2019
  • Usina Monte Alegre (UMA) – 2017.

 

Cabe destacar ainda o crescimento do AEL no campo da memória negra nos últimos anos, através dos Fundos ligados às organizações do movimento negro:

  • Movimento Negro Unificado (MNU) - Reginaldo Bispo;
  • Movimento Negro Unificado (MNU) - Milton Barbosa;
  • Geledés Instituto da Mulher Negra - em processo de aquisição, pois devido à Pandemia não foi possível resgatar o acervo;
  • Clubes Negros do interior de São Paulo

 

 

-Biblioteca Beth Lobo

O acervo da Biblioteca Beth Lobo, pertencente ao Núcleo de Estudos o Gênero (Pagu) e ao Centro de Estudos de Opinião Públic (CESOP), se desenvolveu através de doações de pesquisadores, interações com organizações não governamentais, centros de pesquisa, instâncias governamentais, outras universidades, agências de fomento à pesquisa e através de permutas. E hoje abriga um relevante acervo de sobre estudos de gênero, sexualidade e opinião pública;

 

 

- Biblioteca Bel Baltar

A Biblioteca do Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo), anteriormente denominada Centro de Documentação, foi criada com o objetivo de servir de apoio à pesquisa desenvolvida pelo Núcleo, especializando-se em títulos na área de população e afins. Seu acervo inclui livros, periódicos, teses, obras de referência (censos, PNADs, anuários demográficos e estatísticos etc.) e bancos de referência bibliográfica, impressos ou em meio eletrônico, com especial ênfase em outros materiais abrangendo a Área de Demografia.

 

 

- Biblioteca do NEPAM

A Biblioteca do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, foi criada em 1987, com o objetivo de constituir um acervo especializado em ambiente e sociedade, servindo de apoio às pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo e pelos pesquisadores da área.

 

- Biblioteca Michel Debrun

A Biblioteca do CLE foi criada em 1978, com o objetivo de oferecer informações técnico-científicas e suporte aos programas de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos ou apoiados que estabelecem diálogo com o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e possibilitar o acesso às informações armazenadas e geradas na unidade, bem como na UNICAMP, à comunidade científica, promovendo intercâmbio de informações, experiências e documentos.