Plano de Gestão de Dados

A FAPESP exige que o pesquisador, no momento de submissão do projeto, indique como será feita a divulgação e guarda dos dados da pesquisa e divulgação de artigos ou publicações que contaram com apoio da Instituição. Isso deve ser feita através de um documento chamado Plano de Gestão de Dados.

Essa é uma requisição nova da FAPESP para a maior parte das modalidades de projeto da FAPESP, porém, muito praticada por instituições de Pesquisa no exterior. Para auxiliar neste processo, a Unicamp, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, das Coordenadorias de Pesquisa e EAIP, têm auxiliado neste processo.

(Para saber mais sobre Gestão de Dados da FAPESP CLIQUE AQUI!)

 

O Plano e a Gestão dos Dados em si têm como objetivo garantir três pontos principais:

1º) A confiabilidade dos dados, ou seja, que os dados existem e que podem ser checados, caso necessário;

2º) Que os dados sejam públicos, no sentido que possam ser consultados e replicados (excetuando os casos em que os dados não podem ser divulgados por questões éticas, mas mesmo assim guardados em local seguro e passível de consulta). Pelo fato da FAPESP ser uma instituição pública, a importância da replicabilidade aumenta;

3º) A internacionalização, já que, esse procedimento é comum para agências de fomento estrangeiras;

 

Sobre o que você necessita, neste momento, para submeter seu projeto na FAPESP, é fazer duas coisas:

1º) Criar o seu Plano de Gestão de Dados;

2º) Indicar neste Plano onde você manterá os acesso públicos destes dados.

 

Para estes três procedimentos, a Unicamp tem desenvolvido alguns procedimentos para auxiliar:

A) Sobre a Criação do Plano: como no Brasil são poucas as Instituições que cobram esse plano, não existem muitas plataformas, em português, explicando como fazer o mesmo. Porém, existem, inglês, uma plataforma que ajuda você a montar um Plano nos moldes adequados para a FAPESP.

Para quem já é docente ou discente da Unicamp, basta acessar este link e usar como login e senha seu login da Unicamp: https://dmptool.org/ (informe a instituição, colocando Unicamp, e aparecerá a página para login e aceitar os termos);

Caso não seja vinculado à Unicamp, o pesquisador deverá procurar a Coordenadoria de Pesquisa, Projetos e Convênios para que a CPPCon (pesqifch@unicamp.br) auxilie no processo de criação do Plano.

Ao entrar no sistema você conseguirá escolher a língua como portugês e criar um projeto (ele permitirá criar um plano de acordo com campos e perguntas pré estabelecidas para a Unicamp).

Uma dica: coloque que o plano não terá financiamento para poder preencher os dados, pois a FAPESP não está cadastrada nesta plataforma.

 

B) Sobre onde guardará os dados: a Unicamp está criando um Repositório de Dados de Pesquisa para que você possa guardar os dados.

Este repositório é diferente de Banco de Dados, ou seja, você não vai guardar todos os dados neste repositório, mas sim as planilhas, fichamentos, textos, etc, que se tornaram digitais (exemplo: transcrições não entram no repositório; mas dados que geraram planilhas e documentos que geram dados diretamente utilizáveis sim).

Para submeter o projeto à FAPESP não é necessário ainda ter inserido algo no Repositório, mas, à medida que for realizando seu projeto, você deverá utilizar o repositório, salvando os dados ali.

 

C) Caso sua pesquisa seja exclusivamente teórica, ou seja, uma revisão bibliográfica, por exemplo, não é necessário utilizar/informar o Repositório da Unicamp. Você deverá, no momento da criação do plano, informar que não utilizará dados replicáveis pois sua pesquisa envolve somente revisão bibliográfica.