A FAPESP possui diversas modalidades de financiamento à Pesquisa, sendo as mais conhecidas, as bolsas de Mestrado, Doutorado e o financiamento de de Projetos Temáticos. Porém, a FAPESP também financia diversas outras modalidades de auxílio à Pesquisa nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Estado de São Paulo. Dentre as quais, nas Humanidades, se destacam:
Bolsas |
Auxílios |
---|---|
Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa |
Como deve ser e o que deve conter em meu projeto quando submetê-lo à FAPESP?
O projeto de pesquisa, em especial nos casos de projetos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doc, deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo. Para propostas encaminhadas através do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), deve anexar documento tipo DOC ou PDF de até 5Mb.
Deve compreender:
- Resumo (máximo 20 linhas);
- Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
- Objetivos;
- Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
- Material e métodos;
- Forma de análise dos resultados.
Nos casos de solicitação de bolsa, a FAPESP espera que o candidato participe intensamente na redação do projeto. A responsabilidade pelo projeto é do orientador, mas o candidato deve estar preparado para discuti-lo e analisar os resultados.
No caso de bolsas de IC, quando houver projetos de IC associados a um mesmo projeto de pesquisa do orientador, é imprescindível que para cada candidato a IC haja uma parte bem definida designada, mesmo que faça referência a outros projetos de IC em solicitação ou em andamento.