Iniciação Científica

A Iniciação Científica é a forma mais básica de pesquisa acadêmica. Seu o objetivo é aproximar os alunos da pesquisa acadêmica, permitindo que eles desenvolvam um trabalho científico ainda na condição de estudantes de graduação.

Todo estudante que desenvolve um projeto na iniciação científica é acompanhado de perto por um docente responsável, chamado de orientador. É esse professor quem orienta os alunos quanto aos métodos científicos que vão validar a pesquisa em desenvolvimento. Aluno e orientador trabalham juntos produzindo textos acadêmicos, como resenhas e artigos, como forma de apresentar os resultados das atividades de pesquisa que realizam.

 

Modalidades de Iniciação Cientifica:

Existem diversas modalidades de Iniciação Científica, as quais listamos abaixo. Vale ressaltar que a maior parte destas modalidades possuem um processo seletivo com calendários próprios:

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é um programa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que concede anualmente bolsas de Iniciação Científica.

Serviço de Apoio ao Estudante – SAE/UNICAMP concede adicionais, no mesmo processo seletivo das bolsas PIBIC, uma quota institucional de Bolsas Pesquisa que segue as mesmas normas do CNPq.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC/AF é um programa do CNPq, no mesmo edital das bolsas PIBIC, específico para alunos cuja inserção no ambiente acadêmico se deu através de políticas de ação afirmativa. Os inscritos na modalidade Iniciação Científica que ingressaram por ação afirmativa também estarão concorrendo às bolsas PIBIC/AF, cujos critérios do processo seletivo são os mesmos do PIBIC.

A Iniciação Científica FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições de ensino superior públicas ou privadas do estado de São Paulo para o desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica que devem solicitar bolsa à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI é um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

O Programa de Iniciação Científica Voluntária - PICV possui os mesmos objetivos do programa de Iniciação Científica tradicional, porém, nessa modalidade não há o recebimento das bolsas mensais pelo aluno. Alunos que por algum motivo não possam usufruir de bolsa (Ex.: vínculo empregatício), deverão, obrigatoriamente, optar pela modalidade voluntária.