OPORTUNIDADE: Bolsa de Iniciação Científica - FAPESP

Data da publicação: seg, 18/03/2024 - 01h58min

Divulgamos oportunidade de bolsa de Iniciação Científica está disponível pelo projeto “Entre um passado profundo e um futuro iminente: ação humana e impacto ambiental do colonialismo moderno na Amazônia (séculos XVI a XVIII)” (Processo 2022/02896-0)

Conduzido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), o projeto busca fornecer novos parâmetros espaciais para a compreensão do impacto socioambiental do colonialismo moderno na Amazônia, por meio da construção de uma base de dados georreferenciada.

O objetivo do projeto de IC é realizar um levantamento da ocorrência de espécies vegetais amazônicas de interesse comercial para os europeus na documentação colonial. Trata-se de elaborar uma lista das espécies mencionadas, do interesse que poderiam ter, das técnicas exploração (colheita ou produção) e, quando possível, menção à sua localização no território. O objetivo será criar um glossário das espécies e cruzar as informações sobre a localização com dados arqueológicos de ocupação territorial e manejo de espécies vegetais. Para o bolsista, será a oportunidade de apreender técnicas básicas de pesquisa em história e tomar contato com a bibliografia sobre a história colonial na perspectiva da exploração das espécies vegetais.

A bolsa de Iniciação Científica Destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação em História na Unicamp, preferencialmente no curso de HIstória. Ela tem vigência de 12 meses e valor mensal de R$ 853,80. Um auxílio financeiro equivalente a 10% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa.

Interessados devem entrar em contato com Camila Loureiro Dias (cldias@unicamp.br) até 30 de março de 2024.