Processo Seletivo

Exame de seleção:

O exame de seleção é anual e será realizado em três etapas:

  • 1) Análise de Projetos, históricos escolares e Curricula.
  • 2) Entrevistas e Provas Específicas.
  • 3) Exame de Línguas Modernas

Características de cada uma das etapas:

1) Análise de Projetos, Históricos Escolares e Curriculaconsiderar-se-ão os seguintes critérios:

  • a) nível de elaboração conceitual do projeto e viabilidade de sua execução nos prazos previstos;
  • b) adequação do projeto às Linhas de Pesquisa do Programa;
  • c) adequação do curriculum ao projeto apresentado, bem como às Linhas de Pesquisa do Programa;
  • d) experiência em pesquisa (iniciação científica ou equivalente);
  • e) disponibilidade de orientação por parte dos professores do Programa.

2) Entrevistas e Provas Específicas - os candidatos aprovados na fase anterior poderão ser submetidos à entrevista e/ou prova específica, a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia.
Observações:
a) Exame de Línguas Clássicas (Grego e Latim): a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia, candidatos com projetos de Doutorado em História da Filosofia Antiga poderão ser submetidos à prova específica de conhecimentos de língua grega, e candidatos com projetos de Doutorado em História da Filosofia Medieval e História da Filosofia Moderna poderão ser submetidos a prova específica de conhecimentos de língua latina (no caso de História da Filosofia Moderna, se as principais obras a serem analisadas na pesquisa estiverem em Latim, e sempre a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia).
O exame de proficiência em Língua Clássica substituirá o exame de proficiência em uma língua moderna, de modo que candidatos ao Doutorado aprovados em exames de línguas clássicas ficam obrigados, na etapa (3) do processo seletivo (ver abaixo), a demonstrar proficiência em apenas uma língua moderna (entre inglês, francês, alemão ou italiano).
A aplicação do exame de Línguas Clássicas não é uma escolha facultada aos candidatos com projetos em outras áreas que não sejam as três acima indicadas.
b) Os candidatos nas Linhas de Pesquisa em Lógica submeter-se-ão a entrevista e/ou prova específica em Lógica.

3) Exame de Línguas Modernas - os candidatos aprovados nas fases anteriores deverão se submeter à teste de proficiência em língua moderna, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana.
As condições e requisitos do exame são os seguintes:

  • a) candidatos ao curso de Mestrado deverão demonstrar proficiência em uma das línguas elegíveis (indicadas acima), sendo o exame de línguas modernas eliminatório;
  • b) candidatos ao curso de Doutorado (exceto os candidatos que, a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia, devam se submeter ao Exame de Línguas Clássicas) deverão demonstrar proficiência em duas línguas modernas (alemã, francesa, inglesa e italiana); caso for aprovado em apenas um exame, o candidato terá o direito de refazer no ano seguinte o exame da língua em que tiver sido reprovado;
  • c) candidatos ao Doutorado que, por exigência da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia, tenham demonstrado proficiência em uma Língua Clássica deverão demonstrar proficiência em apenas uma das línguas modernas elegíveis; se o candidato tiver sido aprovado no exame de Língua Clássica e for reprovado no exame de língua moderna, terá o direito de refazer este último no ano seguinte.
  • d) no exame de línguas modernas não haverá consulta a dicionário.

Em andamento

Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado 2025 – PIPD/CAPES
Editais de bolsas do profHistória
Descrição: Acompanhe no site da rede do profHistória as notícias sobre as bolsas do edital 2025: http://site.profhistoria.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Edital-e-anexos-Bolsas-2025-Mestrado-6.pdf
Arquivos:
1ª Chamada Pública 2025 - Eventos e Pesquisa de Campo - PROEX
ALUNOS ESPECIAIS 1º semestre 2025 - Antropologia Social, Ciência Política, Ciências Sociais, Demografia, Filosofia, História, Sociologia e Profhistória
Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD/CAPES
Descrição:

EDITAL PPGA&S 03/2024
Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD/CAPES
A COMISSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, torna público o Edital 03/2024 de abertura do processo de avaliação e seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/Capes), nos termos da Portaria CAPES Nº 282, de 4 de Setembro de 2024 e da Portaria CAPES Nº 307, de 24 de Setembro de 2024.
1. Dos Objetivos
1.1. As bolsas PIPD têm como objetivos:

promover a realização de estudos de excelência em alto nível;

reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

promover a inserção de pesquisadores em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país;

promover o aperfeiçoamento de doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa;

promover a internacionalização dos programas de pós-graduação incentivando a realização de estágio pós-doutoral no exterior.
1.2. O Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (PPGA&S) busca projetos de alta qualidade, marcados pelo pioneirismo, pela valorização da interdisciplinaridade

 

Obs: O termo de Compromisso deve ser anexado em opção Outros 
 

Inscrições para Pós Doc: 10/01/2025 - 08:00 a 10/02/2025 - 23:59
Processo Seletivo 2024/2025 - PPG História
Inscrições para Mestrado: 01/08/2024 - 08:00 a 20/09/2024 - 16:00
Inscrições para Doutorado: 01/08/2024 - 08:00 a 20/09/2024 - 16:00
Chamada para seleção interna do PPGS para concessão de bolsa CAPES Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
Descrição:

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Unicamp, no contexto do PDSE, está oferecendo uma Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior. A seleção é regulamentada pelo Edital 26/2024 da CAPES e todas as suas normativas devem ser observadas pelos/as candidatos/as.