O Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER)
A proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) Unicamp/UFAM na área de Filosofia tem como meta de médio prazo melhorar a qualificação do corpo docente superior da Região Norte e, de longo prazo, criar condições para e constituição de um Mestrado que atenda esta demanda, uma vez que não apenas permite a concessão do título de Doutor para os professores participantes, mas que viabiliza laços de cooperação acadêmica que tendem a qualificar e quantificar a produção docente. Este DINTER capacitará até 15 (quinze) professores da UFAM (e de instituições beneficiárias) que atendam aos requisitos da proposta. O curso proposto terá duração de 48 meses, com processo seletivo previsto para 2º semestre de 2018 e início das aulas previsto para março de 2019. O término do curso está previsto para julho de 2022.
Quadro docente do DINTER, com respectivas áreas de atuação e linhas de pesquisa:
As Linhas de Pesquisa disponíveis para o DINTER são as mesmas que compõem o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNICAMP e podem ser visualizadas na aba "Linhas de Pesquisa".
Critérios e sistemática da seleção de alunos
O exame de seleção será realizado em três etapas: 1) análise de projetos, históricos escolares e curricular; 2) entrevistas e provas específicas; 3) exame de línguas modernas.
1) Análise de Projetos, Históricos Escolares e Curricular – consideram-se os seguintes critérios:
a) nível de elaboração conceitual do projeto e viabilidade de sua execução nos prazos previstos;
b) adequação do projeto às Linhas de Pesquisa do Programa;
c) adequação do curriculum ao projeto apresentado, bem como às Linhas de Pesquisa do Programa;
d) experiência em pesquisa (iniciação científica ou equivalente);
e) disponibilidade de orientação por parte dos professores do Programa.
2) Entrevistas e Provas Específicas - os candidatos aprovados na fase anterior poderão ser submetidos à entrevista e/ou prova específica, a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia.
Observações:
a) Exame de Línguas Clássicas (Grego e Latim): a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia, candidatos com projetos de Doutorado em História da Filosofia Antiga poderão ser submetidos à prova específica de conhecimentos de língua grega, e candidatos com projetos de Doutorado em História da Filosofia Medieval e História da Filosofia Moderna poderão ser submetidos à prova específica de conhecimentos de língua latina (no caso de História da Filosofia Moderna, se as principais obras a serem analisadas na pesquisa estiverem em Latim, e sempre a critério da Subcomissão de Pós-Graduação em Filosofia). O exame de proficiência em Língua Clássica substituirá o exame de proficiência em uma língua moderna, de modo que candidatos ao Doutorado aprovados em exames de línguas clássicas ficam obrigados, na etapa (3) do processo seletivo (ver abaixo), a demonstrar proficiência em apenas uma língua moderna (entre inglês, francês, alemão ou italiano). A aplicação do exame de Línguas Clássicas não é uma escolha facultada aos candidatos com projetos em outras áreas que não sejam as três acima indicadas.
b) Os candidatos nas Linhas de Pesquisa em Lógica submeter-se-ão a entrevista e/ou prova específica em Lógica.
3) Exame de Línguas Modernas – os candidatos aprovados nas fases anteriores deverão se submeter a teste de proficiência em língua moderna, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana.
Requisitos Para Obtenção do Título de Doutor
Integralização
Cumprir o total de 8 créditos na integralização do curso (48 meses) e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5. A critério do orientador, poderá ser requerido que o aluno frequente outros seminários além daqueles estritamente necessários para os créditos.
Aptidão em Língua Estrangeira
O aluno deverá comprovar proficiência em pelo menos duas línguas estrangeiras, sendo elegíveis as línguas alemã, francesa, inglesa e italiana modernas, além de grego clássico e latim, estas duas últimas apenas para Projetos em História da Filosofia Antiga (grego clássico), História da Filosofia Medieval (latim) e História da Filosofia Moderna (latim). A proficiência em uma das línguas será condição já para a aprovação no exame de seleção. A proficiência na segunda língua deverá ser apresentada até o agendamento do exame de qualificação.
Exame de Qualificação
O aluno deverá ser aprovado no exame de qualificação que deve ser realizado após a conclusão dos créditos em disciplinas e o estágio na UNICAMP. O exame de qualificação versará sobre o projeto de Tese sobre temas filosóficos a ele pertinentes e deverá ocorrer até o final do sexto semestre.
O aluno que for reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo uma única vez.
Defesa de Dissertação/Tese
A defesa da tese deverá ser realizada nos termos dos artigos 40 e seguintes do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação (Deliberação CONSU-A-010/2015, de 11/08/2015).
Estrutura Básica do Programa
Atividades de ensino
Os docentes da UNICAMP ministrarão dois tipos de disciplinas:
-Seminários concentrados de 10 dias (distribuídos em duas semanas consecutivas) nas dependências da UFAM de acordo com o planejamento das missões, a ser definido pela instituição promotora. Estes seminários serão divididos em dois blocos de 5 dias (cada bloco ministrado por um docente, exceto o seminário sobre História da Filosofia Antiga) nos quais a carga horaria de 60 horas será distribuída. Cada seminário desta modalidade equivale a 8 créditos. No total serão oferecidos 6 seminários desta modalidade, conforme especificado abaixo, sendo 2 seminários por semestre durante os 3 primeiros semestres do programa.
-Seminários regulares (de um semestre) da modalidade Seminário de Orientação nas dependências da UNICAMP. Seminários desta modalidade versam sobre a pesquisa em andamento de cada docente. Cada seminário desta modalidade equivale a 4 créditos. No total serão oferecidos 6 seminários desta modalidade, conforme especificado abaixo, sendo 3 seminários por semestre durante o quarto e quinto semestre.
Créditos do Curso
O total de créditos a serem cursados é 8, devendo ser cumpridos em seminários oferecidos pelos docentes da UNICAMP em visita à UFAM (cada seminário valendo 8 créditos). A critério do orientador ou da Comissão de Pós-Graduação poderá ser requerido que o aluno curse seminários adicionais, seja dentre aqueles oferecidos na UFAM pelos professores da UNICAMP, seja na modalidade Seminários de Orientação oferecidos na UNICAMP.
Elenco das disciplinas
O aluno deve obter 8 créditos dentre as disciplinas listadas abaixo, escolhidas em comum acordo com o orientador.
1) Disciplinas Oferecidas na UFAM:
HF693 História da Filosofia Antiga I
Docente responsável: Lucas Angioni
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: O curso analisará questões fundamentais da História da Filosofia Antiga, a partir da leitura de textos clássicos pertinentes (notadamente, textos de Platão e/ou Aristótoles).
Bibliografia:
Platão, Complete Works. Indianapolis, Hackett, 1997.
Aristóteles, The Complete Works of Aristotle. Vol. I e II. Ed.: Jonathan Barnes, Princeton: Princeton University Press.
HF695 História da Filosofia Medieval I
Docentes Responsáveis: Márcio Damin Custódio e Fátima Évora
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: O curso analisará questões fundamentais da História da Filosofia Medieval, a partir da leitura de textos clássicos pertinentes.
Bibliografia:
Averroes. Commentarium medium et Epitome in Aristotelis De generatione et corruptione libros, ed. S. Kurland (Cambridge, MA: Mediaeval Academy of America, 1958).
Avicenna. Liber de philosophia prima sive scientia divina [Metaphysics], ed. S. van Riet (Leiden: Brill, 1977–83).
John Duns Scotus. Philosophical Writings, tr. A. Wolter (Edinburgh: Nelson, 1962; repr. Indianapolis: Hackett, 1987).
Nicole Oresme. De causis mirabilium in Nicole Oresme and the Marvels of Nature: A Study of his De causis mirabilium with Critical Edition, Translation and Commentary (Toronto: Pontifical Institute of Mediaeval Philosophy, 1985).
Porphyry. Introduction, tr. J. Barnes (Oxford: Clarendon, 2003).
Tomás de Aquino. De ente et essentia. in S. Thomae Aquinatis Doctoris Angelici Opera Omnia. Rome: Commissio Leonina, 1882-. t. XLIII.
Tomás de Aquino. Summa theologiae 1a 75-89. Translated with introduction and commentary by Robert Pasnau. Indianapolis: Hackett, 2002.
William Ockham. Dialogus, ed. and tr. J. Kilcullen et al. at http://www.britac.ac.uk/pubs/dialogus/ockdial.html. William Ockham. Opera philosophica et theologica (St. Bonaventure: Franciscan Institute, 1967–89).
HF697 História da Filosofia Moderna I
Docentes Responsáveis: Monique Hulshof e Daniel Omar Perez
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: A disciplina dedica-se ao estudo crítico e contextualizado de obras clássicas das fases inicial e mediana do período moderno, em especial as de Descartes, Locke, Berkeley, Hume e Kant. Secundariamente, serão também ser estudados textos de autores contemporâneos que contribuam para a análise de tais obras.
Bibliografia:
Bacon, F. The Works of Francis Bacon, 14 vols., Gunther Holzboog, Stuttgart, IV, 1963.
Berkeley, G. The Works of George Berkeley, Bishop of Cloyne. Ed. A. A. Luce e T. E. Jessop. Edinburgo: Thomas Nelson and Sons.
Descartes, R. (Obras Completas). Adam & P. Tannery (eds.) Oeuvres de Descartes. Paris, Vrin.
Hume, D. A Treatise of Human Nature. D. F. Norton and M. J. Norton (eds.), Oxford: Oxford University Press, 2000.
––––. An Enquiry concerning Human Understanding. T. L. Beauchamp (ed.), Oxford: Oxford University Press, 1999.
Kant, I. Critic of Pure Reason. Trad. de Allen Wood and Paul Guyer. Cambridge: Cambridge University Press.
Locke, J. An Essay concerning Human Understanding. P. H. Nidditch (ed.) Oxford, Clarendon Press, 1975.
HF699 História da Filosofia Contemporânea I
Docentes Renponsáveis: Inara Marin e Yara Adário Frateschi
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: Esse curso está dividido em dois módulos. O primeiro trata de psicanálise e visa tornar possível, àqueles interessados em tomar conhecimento acerca do trabalho teórico desta área, a capacidade de tecer uma tela coerente com os conceitos clássicos freudianos. O segundo módulo será dedicado a desenvolver tópicos em filosofia política, a partir de textos clássicos contemporâneos sobre o assunto.
Bibliografia:
Arendt, H. A Condição Humana. São Paulo. Forense Universitária, 2010.
________.”Trabalho, Obra e Ação”. Em: Cadernos de Ética e Filosofia
Política, n.7, 2/2005, p. 175-201.
________.”Filosofia e Política”. Em: A Dignidade da Política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
Freud, S. Obras completas. Companhia das Letras.
Marx, K.; Engels, F. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo. Boitempo, 2004.
Mezan, R. Freud: a trama dos conceitos. 3. ed.--. São Paulo, SP: Perspectiva, 1991.
Monzani, L. Freud: o movimento de um pensamento. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
HF762 Tópicos Especiais de Estética I
Docentes Renponsáveis: Taísa Palhares e Rafael Garcia
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: A partir da leitura de textos clássicos pertinentes, a disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia:
ADORNO, T. Aesthetic Theory. Minneapolis: Univ. of Minnesota, 1999.
__________. A arte e as artes e Primeira Introdução à Teoria Estética. Belo Horizonte: Editora Bazar do Tempo, 2017.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire. Edition établie par Giorgio Agamben, Barbara Chitissi et Clemens-Carl Härle. Paris: La Fabrique, 2013.
_______________. Gesammelte Schriften, vários volumes. Organização e notas de R. Tiedmann e H. Schweppenhäuser. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 1991.
_____________. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica (segunda versão). Tradução, prefácio e notas de Francisco Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
_____________. Obras Escolhidas I-III. São Paulo: Editora Brasiliense, várias edições. _____________. Passagens. Tradução de Irene Aron. Posfácios de Olgária Matos e Willi Bolle. Belo Horizonte, São Paulo: Editora da UFMG, Imprensa Oficial, 2006.
BENJAMIN, Walter; SCHÖTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DANTO, A. What art is. New Haven: Yale University Press, 2013.
_________. The transfiguration of the commonplace. Cambridge: Harvard University Press, 1981.
__________. O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte; Editora Autêntica, 2013.
__________. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: CosacNaify, 2011.
HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética (Vol. I-II). Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999.
KANT, I. Crítica da faculdade de julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
Bibliografia geral
AESTHETICS: A Comprehensive Anthology. Edited by Steven M. Cahn e Aaron Meskin. Blackwell philosophy anthologies, n. 27. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
BENJAMIN, Andrew (org.). Walter Benjamin and Art. London: Continuum, 2005.
BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. (Col. Portátil). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
CASSIRER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
CROCE, Benedetto. Breviário de estética. São Paulo: Ática, 1997.
DUARTE, Rodrigo (org.). O Belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 1999.
LACOSTE, Jean. La philosophie de l’art. Coleção “Que sais-je?”. Paris: PUF, 1981.
LEBRUN, G. “A mutação da obra de arte”. IN: A filosofia e sua história. São Paulo: CosacNaify, 2006.
MELLO e SOUZA, Gilda de. “A estética rica e a estética pobre dos professores franceses”. Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da USP, n 09. São Paulo: FFLCH-USP, 1978.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. Coleção Fundamentos, n. 38. São Paulo; Ática, 2000.
PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. São Pulo: Martins Fontes, 2000.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WOLLHEIM, Richard. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
HF001 Introdução à Lógica
Docentes Responsáveis: Walter Carnielli e Giorgio Venturi
(60 horas/aula, 8 créditos)
Programa: Introdução às grandes questões da Lógica Formal; Indução e Recursão Lógica Proposicional Clássica (LPC); Assinatura e Linguagem; Semântica de LPC ; Sistemas Dedutivos para LPC: Axiomática, Dedução Natural e Tableaux Analíticos; Teoremas de Corretude, Completude, Substituição, Formas Normais, Decidibilidade; Lógica de Predicados (LQ); Quantificadores; Semântica de LQ: Estruturas e Interpretação; Sistemas Dedutivos para LQ: Axiomática, Dedução Natural e Tableaux Analíticos; Indecidibilidade. Teoremas de Incompletude de Gödel.
Bibliografia:
Carnielli, W., Coniglio, M. E Bianconi, R. Lógica e Aplicações:Matemática,Ciência da Computação e Filosofia. Disponível em http://www.cle.unicamp.br/prof/coniglio/LIVRO.pdf
Mates, B. Elementary Logic. New York, Oxford University Press, 1965.
Mendelson, E. Introduction to Mathematical Logic (4th Ed.). Chapman & Hall, 1997.
2) Disciplinas Oferecidas na UNICAMP:
HF 940 Seminário de Orientação em História da Filosofia Antiga I
Docente responsável: Lucas Angioni
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: O curso analisará questões fundamentais da História da Filosofia Antiga, a partir da leitura de textos clássicos pertinentes (notadamente, textos de Platão e/ou Aristótoles).
Bibliografia:
Platão, Complete Works. Indianapolis, Hackett, 1997.
Aristóteles, The Complete Works of Aristotle. Vol. I e II. Ed.: Jonathan Barnes, Princeton: Princeton University Press.
HF941 Seminário de Orientação em História da Filosofia Medieval I
Docentes Responsáveis: Márcio Damin Custódio e Fátima Évora
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: O curso analisará questões fundamentais da História da Filosofia Medieval, a partir da leitura de textos clássicos pertinentes.
Bibliografia:
Averroes. Commentarium medium et Epitome in Aristotelis De generatione et corruptione libros, ed. S. Kurland (Cambridge, MA: Mediaeval Academy of America, 1958).
Avicenna. Liber de philosophia prima sive scientia divina [Metaphysics], ed. S. van Riet (Leiden: Brill, 1977–83).
John Duns Scotus. Philosophical Writings, tr. A. Wolter (Edinburgh: Nelson, 1962; repr. Indianapolis: Hackett, 1987).
Nicole Oresme. De causis mirabilium in Nicole Oresme and the Marvels of Nature: A Study of his De causis mirabilium with Critical Edition, Translation and Commentary (Toronto: Pontifical Institute of Mediaeval Philosophy, 1985).
Porphyry. Introduction, tr. J. Barnes (Oxford: Clarendon, 2003).
Tomás de Aquino. De ente et essentia. in S. Thomae Aquinatis Doctoris Angelici Opera Omnia. Rome: Commissio Leonina, 1882-. t. XLIII.
Tomás de Aquino. Summa theologiae 1a 75-89. Translated with introduction and commentary by Robert Pasnau. Indianapolis: Hackett, 2002.
William Ockham. Dialogus, ed. and tr. J. Kilcullen et al. at http://www.britac.ac.uk/pubs/dialogus/ockdial.html. William Ockham. Opera philosophica et theologica (St. Bonaventure: Franciscan Institute, 1967–89).
HF943 Seminário de Orientação em História da Filosofia Moderna I
Docentes Responsáveis: Monique Hulshof e Daniel Omar Perez
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: A disciplina dedica-se ao estudo crítico e contextualizado de obras clássicas das fases inicial e mediana do período moderno, em especial as de Descartes, Locke, Berkeley, Hume, Kant. Secundariamente, serão também ser estudados textos de autores contemporâneos que contribuam para a análise de tais obras.
Bibliografia:
Bacon, F. The Works of Francis Bacon, 14 vols., Gunther Holzboog, Stuttgart, IV, 1963.
Berkeley, G. The Works of George Berkeley, Bishop of Cloyne. Ed. A. A. Luce e T. E. Jessop. Edinburgo: Thomas Nelson and Sons.
Descartes, R. (Obras Completas). Adam & P. Tannery (eds.) Oeuvres de Descartes. Paris, Vrin.
Hume, D. A Treatise of Human Nature. D. F. Norton and M. J. Norton (eds.), Oxford: Oxford University Press, 2000.
––––. An Enquiry concerning Human Understanding. T. L. Beauchamp (ed.), Oxford: Oxford University Press, 1999.
Kant, I. Critic of Pure Reason. Trad. De Allen Wood and Paul Guyer. Cambridge: Cambridge University Press.
Locke, J. An Essay concerning Human Understanding. P. H. Nidditch (ed.) Oxford, Clarendon Press, 1975.
HF945 Seminário de Orientação em História da Filosofia Contemporânea I
Docentes Renponsáveis: Inara Marin e Yara Adário Frateschi
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: Esse seminário está dividido em dois módulos. O primeiro trata de psicanálise e visa tornar possível, àqueles interessados em tomar conhecimento acerca do trabalho teórico desta área, a capacidade de tecer uma tela coerente com os conceitos clássicos freudianos. O segundo módulo será dedicado a desenvolver tópicos em filosofia política, a partir de textos clássicos contemporâneos sobre o assunto.
Bibliografia:
Arendt, H. A Condição Humana. São Paulo. Forense Universitária, 2010.
________.”Trabalho, Obra e Ação”. Em: Cadernos de Ética e Filosofia
Política, n.7, 2/2005, p. 175-201.
________.”Filosofia e Política”. Em: A Dignidade da Política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
Freud, S. Obras completas. Companhia das Letras.
Marx, K.; Engels, F. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo. Boitempo, 2004.
Mezan, R. Freud: a trama dos conceitos. 3. ed.--. São Paulo, SP: Perspectiva, 1991.
Monzani, L. Freud: o movimento de um pensamento. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
HF965 Seminário de Orientação em Estética I
Docentes Renponsáveis: Taísa Palhares e Rafael Garcia
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: A partir da leitura de textos clássicos pertinentes, a disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia:
ADORNO, T. Aesthetic Theory. Minneapolis: Univ. of Minnesota, 1999.
__________. A arte e as artes e Primeira Introdução à Teoria Estética. Belo Horizonte: Editora Bazar do Tempo, 2017.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire. Edition établie par Giorgio Agamben, Barbara Chitissi et Clemens-Carl Härle. Paris: La Fabrique, 2013.
_______________. Gesammelte Schriften, vários volumes. Organização e notas de R. Tiedmann e H. Schweppenhäuser. Frankfurt/Main: Suhrkamp, 1991.
_____________. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica (segunda versão). Tradução, prefácio e notas de Francisco Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
_____________. Obras Escolhidas I-III. São Paulo: Editora Brasiliense, várias edições. _____________. Passagens. Tradução de Irene Aron. Posfácios de Olgária Matos e Willi Bolle. Belo Horizonte, São Paulo: Editora da UFMG, Imprensa Oficial, 2006.
BENJAMIN, Walter; SCHÖTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DANTO, A. What art is. New Haven: Yale University Press, 2013.
_________. The transfiguration of the commonplace. Cambridge: Harvard University Press, 1981.
__________. O descredenciamento filosófico da arte. Belo Horizonte; Editora Autêntica, 2013.
__________. A transfiguração do lugar-comum. São Paulo: CosacNaify, 2011.
HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética (Vol. I-II). Tradução de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999.
KANT, I. Crítica da faculdade de julgar. Tradução de Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
Bibliografia geral
AESTHETICS: A Comprehensive Anthology. Edited by Steven M. Cahn e Aaron Meskin. Blackwell philosophy anthologies, n. 27. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
BENJAMIN, Andrew (org.). Walter Benjamin and Art. London: Continuum, 2005.
BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. (Col. Portátil). São Paulo: Cosac Naify, 2011.
CASSIRER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
CROCE, Benedetto. Breviário de estética. São Paulo: Ática, 1997.
DUARTE, Rodrigo (org.). O Belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 1999.
LACOSTE, Jean. La philosophie de l’art. Coleção “Que sais-je?”. Paris: PUF, 1981.
LEBRUN, G. “A mutação da obra de arte”. IN: A filosofia e sua história. São Paulo: CosacNaify, 2006.
MELLO e SOUZA, Gilda de. “A estética rica e a estética pobre dos professores franceses”. Discurso: Revista do Departamento de Filosofia da USP, n 09. São Paulo: FFLCH-USP, 1978.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. Coleção Fundamentos, n. 38. São Paulo; Ática, 2000.
PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. São Pulo: Martins Fontes, 2000.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WOLLHEIM, Richard. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
HF959 Seminário de Orientação em Lógicas Não-Clássicas I
Docentes Responsáveis: Walter Carnielli e Giorgio Venturi
(30 horas/aula, 4 créditos)
Programa: Introdução às grandes questões das Lógicas Formais não-Clássicas.
Bibliografia:
Carnielli, W. E Coniglio, M.. Paraconsistent Logic: Consistency, Contradiction and Negation. Dordrecht: Springer.
Mates, B. Elementary Logic. New York, Oxford University Press, 1965.
Mendelson, E. Introduction to Mathematical Logic (4th Ed.). Chapman & Hall, 1997.
As inscrições para o Processo Seletivo DINTER UNICAMP/UFAM estarão abertas no período de 22 de outubro a 04 de novembro de 2018, conforme Edital PPGF 3/2018, disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/ifch/pos/filosofia/519/processo-seletivo#