Pesquisas

As linhas de pesquisa são sustentadas por centros e grupos de pesquisa que envolvem docentes e discentes do PPGF que se encontram regularmente em seminários, encontros e colóquios para a apresentação e debate de seus projetos de pesquisa. Diversos projetos envolvem mais de um docente da mesma linha, o que demonstra a profícua interação e colaboração entre os docentes do programa. Além disso, parte significativa dos docentes e discentes permanentes participa de mais de uma linha do programa, o que permite maior integração entre eles e a formação de vínculos de pesquisa a partir de afinidades das questões filosóficas e abordagens metodológicas exploradas em suas pesquisas.

Cerca de 70% de nossos docentes permanentes são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ e lideram diversos projetos de pesquisas em redes nacionais e internacionais. Esse dado demonstra não apenas a plena aderência do corpo docente à área de filosofia, mas a alta qualidade de produção intelectual e o exercício da docência vinculado à pesquisa.

No âmbito das redes de pesquisa, reunindo duas ou mais instituições e grupos de pesquisa, cabe ressaltar a existência de Projetos Temáticos FAPESP e convênios internacionais liderados ou compostos por docentes do Programa:

 

Projeto Temático financiado pela FAPESP Racionalidade, lógica e probabilidade: RatioLog (processo 20/16353-3), coordenado pelo Prof. Marcelo Esteban Coniglio.

 

Projeto Temático financiado pela FAPESP Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico do tempo presente (processo 19/22387-0), coordenado pelo prof. Marcos Severino Nobre.

 

Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PRINT “As transformações da Filosofia”, coordenado pelo prof. Márcio Augusto Damin Custódio.

 

Projeto SPRINT FAPESP – Mobilidade internacional em acordo de cooperação com o CONICET (Processo: 20/00703-5), coordenado pelo prof. Marco Antonio Caron Ruffino.

 

Projeto CAPES/COFECUB – “Título do projeto: “Lógica e a inteligibilidade de processos computacionais” (Processo: 88881.878969/2023-01), com participação do docente Marcelo Esteban Coniglio

 

Maria Sibylla Merian Centres for Advanced Studies conviviality-inequality in latin America, dirigido pelo prof. Marcos Severino Nobre, com financiamento do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).