Próximas Defesas

Para agendar a Defesa de Tese:   A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.    

 

A Décadence no último Nietzsche: Bourget, Baudelaire e os irmãos Goncourt
Aluno(a): Isadora Raquel Petry
Programa: Filosofia
Data: 15/06/2023 - 10:00
Local: Sala de Defesas de Teses I
Membros da Banca:
  • Presidente Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Membros Titulares Prof. Dr. Ernani Pinheiro Chaves Universidade Federal do Pará
  • Prof. Dr. Henry Martin Burnett Junior Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
  • Prof. Dr. João Constâncio Universidade Nova de Lisboa.
  • Prof. Dr. Clademir Luís Araldi Universidade Federal de Pelotas
  • Membros Suplentes Dr. Antonio Edmilson Paschoal Universidade Federal do Paraná
  • Dr. Yolanda Glória Gamboa Munõz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Prof. Dr. Marcos Antonio Siscar IEL/ UNICAMP
Descrição da Defesa:

O problema da décadence foi, como afirma Nietzsche em O caso Wagner, aquele de que mais se ocupou durante sua vida filosófica. Constata-se que o termo “décadence” é discutido por Nietzsche sob o horizonte de outros temas fundamentais de sua filosofia, como a Wille zur Macht [Vontade de Poder] e a Umwerthung aller Werte [Transvaloração dos Valores]; mas é somente a partir de 1883 que o filósofo desenvolverá, em referência direta ao crítico literário Paul Bourget e determinados escritores franceses, uma definição mais precisa do termo “décadence”, transformando-o em conceito-chave para a constelação de textos escritos entre 1887 – 1888. Nos livros, anotações pessoais [Nachlass] e no material epistolar de Nietzsche, é possível investigar suas considerações sobre a décadence enquanto potente diagnóstico da modernidade e do moderno, identificando em que extensão e medida se deu seu diálogo com a literatura francesa. Os poetas, romancistas e críticos de arte franceses fornecem a Nietzsche um instrumento de leitura privilegiado para diagnóstico que o filósofo empreende da décadence sobretudo entre 1887 – 1888, momento em que lê pela primeira vez os Diários de Baudelaire e dos irmãos Goncourt. A partir de então, o conceito de “niilismo” [Nihilismus] sofre uma inflexão no conceito de “décadence”. Sob essa perspectiva, pode-se constatar que a décadence constitui o núcleo do pensamento tardio de Nietzsche, compondo a trama não somente de seus escritos sobre estética, mas também sobre os mais diversos aspectos da modernidade. A presente tese ocupou-se do conceito de décadence na filosofia tardia de Nietzsche, mostrando em que medida o filósofo ao mesmo tempo se apropria e torce as leituras que faz de Bourget, Baudelaire e dos irmãos Goncourt, flexionando a ideia de décadence proveniente de determinada literatura francesa, para o interesse central de sua filosofia tardia: a transvaloração dos valores.

Descartes, Moral e Ceticismo: Sobre a moral provisória enquanto um recurso extra filosófico
Aluno(a): Jonathan Alvarenga
Programa: Filosofia
Data: 16/06/2023 - 16:00
Local: Sala da Congregação
Membros da Banca:
  • Presidente Prof. Dr. Enéias Junior Forlin IFCH/ UNICAMP
  • Membros Titulares Dr. João Geraldo Martins da Cunha Universidade Federal de Lavras
  • Prof. Dr. Marcio Augusto Damin Custodio IFCH/ UNICAMP
  • Membros Suplentes Profa. Dra. Fátima Regina Rodrigues Évora IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Cristiano Novaes de Rezende Universidade Federal de Goiás
Descrição da Defesa:

No presente texto buscamos apresentar a hipótese da moral provisória, encontrada na terceira parte da obra Discurso do método, de René Descartes, ser um recurso extra filosófico segundo o pensamento do autor. Para isso, dividiremos nosso escrito em três partes: a primeira se voltará a debater a respeito da incongruência existente na relação entre a moral provisória e o texto do Discurso, bem como da impossibilidade de ser derivada do método; a segunda será sobre a fundamentação cética da moral provisória e de como em nada interfere no desenvolvimento ou na extensão do ceticismo de Descartes, com ênfase naquele que é desenvolvido na quarta parte do Discurso; por fim, em nosso terceiro capítulo buscaremos demonstrar como a moral provisória apenas pode ser bem compreendida a partir da hipótese de haver uma influência direta entre os acontecimentos do século XVII e o contexto sob o qual Descartes se encontra no período de desenvolvimento de sua filosofia e publicação de suas obras. Assim, poderemos então apresentar uma chave de leitura que visa desenvolver soluções interpretativas aos problemas que aparecem a partir do surgimento da moral provisória no texto do Discurso do método e de sua incompatibilidade com a obra publicada em 1637, bem como de toda a filosofia de Descartes.

Percepções Acerca do (In) Visível: desvelando o ser-com-o-Outro-na-Síndroem-de-Turner
Aluno(a): Rebeca Louise Pevas Lima de Freitas
Programa: Filosofia
Data: 10/07/2023 - 14:00
Local: Multiuso
Membros da Banca:
  • Presidente Profa. Dra. Inara Luisa Marin Voirol Universidade Estadual de Campinas
  • Membros Titulares Prof. Dr. Marco Antonio Caron Ruffino IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Rafael Rodrigues Garcia IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal do Amazonas
  • Profa. Dra. Consuelena Lopes Leitão Universidade Federal do Amazonas
  • Membros Suplentes Prof. Dr. Marcio Augusto Damin Custodio IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Ermelinda do Nascimento Salem José Universidade Federal do Amazonas
  • Profa. Dra. Cláudia Regina Brandão Sampaio Universidade Federal do Amazonas
Descrição da Defesa:

A Síndrome de Turner (S.T.), também denominada de disgenesia gonadal, refere-se à modificação genética no último dos 23 pares de cromossomos presentes no corpo humano: o par sexual feminino, XX; podendo ocorrer alteração na estrutura deste, ou se manifestar através de uma deleção completa, ou parcial. A pesquisa se propõe a jogar os holofotes nesses Outros seres-no-mundo, envolvidos no processo, enquanto cuidadores/copartícipes é de extrema relevância, por ser um elemento esquecido e soterrado em meio às discussões envolvendo a condição. O escopo teórico desta pesquisa está voltado às concepções de Heidegger e Merleau-Ponty. O objetivo Geral é compreender de que modo pais (homens) e companheiros se percebem enquanto seres cuidadores de mulheres e meninas com Síndrome de Turner e encaram a condição ao deparar-se com seu universo. Trata-se de uma entrevista qualitativa que se utilizará do método fenomenológico, incluindo a análise dos resultados. Serão realizadas entrevistas com dois grupos: 1) 5 Pais (homens) de mulheres ou meninas diagnosticadas com Síndrome de Turner; 2) 5 companheiros da área de saúde que estão inseridos na atenção a meninas e mulheres diagnosticadas. Conforme propõe o método fenomenológico, os resultados serão analisados através de núcleos de significado, os quais darão origem a categorias que nortearão a discussão dos resultados. Por conseguinte, se formam unidades que se dispões de modo a permear que não está a mostra; discorrendo a linguagem ali representada – o que incorre no desvelar fenomenológico.