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A ideia de finalidade da natureza na de Fundamentação da Metafísica dos Costumes Kant
Aluno(a): Jessé Zampieri Peternella
Programa: Filosofia
Data: 31/07/2024 - 14:00
Local: Sala de Defesas de Teses I
Membros da Banca:
  • Presidente Profa. Dra. Monique Hulshof IFCH/ UNICAMP
  • Membros Titulares Prof. Dr. Diego Kosbiau Trevisan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Prof. Dr. Robinson dos Santos UFPel Universidade Federal de Pelotas
  • Membros Suplentes Prof. Dr. Rafael Rodrigues Garcia IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Bruno Nadai Universidade Federal do ABC
Descrição da Defesa:

A Fundamentação da metafísica dos costumes é a obra na qual Kant faz sua primeira tentativa de estabelecer o princípio da moral fundamentado, principalmente, na autonomia da razão. Em seu desenvolvimento argumentativo, o autor faz uso da ideia de uma ordenação conforme a fins da natureza – isto é, de uma teleologia –, em dois momentos específicos: no argumento teleológico e nas fórmulas do imperativo categórico. A presença da teleologia no processo de investigação da moral kantiana recebeu pesadas críticas da literatura. Primeiramente, os críticos defendem uma incompatibilidade da teleologia com a proposta do estabelecimento de um princípio puro da moral, bem como uma contradição entre o princípio da autonomia e de uma ordenação conforme a fins da natureza que diga respeito ao ser humano. Dessa forma, nosso estudo tem como intuito demostrar que o uso feito por Kant da teleologia na obra é coeso com o uso regulativo das ideias demostrado na Crítica da razão pura; apoiados principalmente pelo opúsculo sobre história escrito no mesmo ano da Fundamentação. Além disso, defendemos também que a ideia de uma ordenação conforme a fins da natureza é um pressuposto heurístico que cumpre uma função relevante de “sensificação” (Versinnlichung) da lei moral, isto é, uma maneira de aproximá-la à intuição, facilitando, assim, sua compreensão e assimilação.
 

A constituição entitativo-modal do existente finito em João Duns Scotus
Aluno(a): Bruno Carvalheiro Reiser
Programa: Filosofia
Data: 14/08/2024 - 16:00
Local: Sala de Defesas de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Marcio Augusto Damin Custodio (Presidente) (Orientador) Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Tadeu Mazzola Verza Instituição de Origem: Universidade Federal de Minas Gerais /Belo Horizonte
  • Profa. Dra. Fátima Regina Rodrigues Évora Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Matheus Barreto Pazos de Oliveira Instituição de Origem: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia /Amargosa
  • Dr. Giorgio Gonçalves Ferreira Instituição de Origem: Universidade do Estado da Bahia /Salvador
  • Profa. Dra. Monique Hulshof Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Evaniel Brás dos Santos Instituição de Origem: Universidade Federal de Sergipe,
  • Dr. José Antonio Martins Instituição de Origem: PADTEC /Campinas
Descrição da Defesa:

O conceito de existente, em Duns Scotus, resulta de um complexo de objetos formais ou formalidades, que se determinam em sua relação com o intelecto que conhece. Em si mesmo tal conceito não é inteligível senão abstratamente, não como existe, uma vez que o intelecto se divide num conhecimento abstrativo da essência e intuitivo da existência, este ainda restrito à simples presença do objeto. Que o existente individual tenha um conceito absolutamente simples, permanece como um postulado e a estrutura conceitual que o intelecto monta para conhecê-lo reflete também sua relação com esse termo último entendido enquanto diferença apenas, com a qual ele se comunica. Nesse extremo de sua compreensão, persiste então uma analogia entre os próprios conceitos absolutamente simples do existente por si, ainda que formalmente superada pela univocidade. A investigação que se propõe, então, nesse trabalho de doutoramento, tem por tema a constituição do existente finito como é entendida a partir da relação intelectiva primeira entre essência e existência. Ela parte, por isso, de dois pressupostos: primeiramente, pela impossibilidade de qualquer conhecimento que seja propter quid, da causa primeira para o efeito, a única via metafísica para o conhecimento é o sujeito que conhece sob o estado “passageiro”, ou seja, sob as condições do que Scotus chama “intelecto viandante”. Essas condições são suficientes tanto para a diferença que se interpõe entre essência e existência e que divide ambos os modos de conhecimento intelectual, quanto para a explicação do caráter contingencial da existência. Nesse sentido, Scotus é totalmente coerente com o âmbito metodológico metafísico e com seu sujeito. Em segundo lugar, tanto as condições de possibilidade, consequentes com a contingencialidade da existência, quanto a virtualidade de seu conhecimento em sua forma existente, são investigadas em seu caráter apriorístico, não a partir de suas condições idealiter, mas em suas relações com o intelecto que conhece. Por essa via intelectivo-distintiva, expõe-se a estrutura de determinação da existência e o modo como seus constitutos se integram até à diferença última, em sua relação com os fundamentos objetivos de natureza que se individua como supôsito. Nesse ponto, a análise formal confronta-se também com seus limites, principalmente na relação entre diferença específica e diferença última. A complementariedade modal à constituição formal do existente em sua individualidade e a necessidade de sua contingência surgem, por fim, com mais clareza em sua pertinência teórica e histórica.

Investigação sobre a Dualidade de Processamento na Cognição e as Implicações para os Sistemas de IA Modernos
Aluno(a): Daniel Soares Gieseler
Programa: Filosofia
Data: 20/08/2024 - 10:00
Local: CLE/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Profa. Dra. Itala Maria Loffredo D'Ottaviano (Presidente) (Orientador) Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Gudwin Instituição de Origem: FEEC/ UNICAMP
  • Dra. Mariana Claudia Broens Instituição de Origem: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /São Paulo
  • Prof. Dr. Walter Alexandre Carnielli Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez Instituição de Origem: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /São Paulo
Descrição da Defesa:

Esta dissertação consiste em uma investigação de uma divisão pervasiva na cognição entre dois tipos de processamento de informação e a aplicação dos conceitos investigados na análise de sistemas modernos de Inteligência Artificial (IA), especificamente Large Language Models (LLMs). A dissertação explora dois tipos de processos cognitivos, comumente contrastados como associativo versus analítico, ou preditivo versus reflexivo - uma divisão que se estende da cognição natural à artificial. Começamos no contexto histórico e nas observações filosóficas de William James, levando à Dual-process Theory na psicologia, que caracteriza ainda mais esses processos cognitivos. Em seguida, conectamos essa compreensão à IA, discutindo a divisão histórica entre as abordagens Conexionista e Simbólica, cada uma correspondendo a um tipo diferente de processamento de informação. Essas ideias são organizadas sob os níveis de análise de Marr e aplicadas aos LLMs. O primeiro tipo de processamento, enraizado na otimização de aprendizagem, generaliza para situações familiares com base na similaridade, enquanto o segundo tipo, caracterizado pela manipulação simbólica, generaliza para situações não familiares com base na composicionalidade. Sob esse framework, postula-se que os LLMs aproximam o processamento Tipo 1 (T1), mas carecem do processamento Tipo 2 (T2).

Metaontologia Meinongiana e o Paradoxo dos Existenciais Negativos
Aluno(a): Renato Semaniuc Valvassori
Programa: Filosofia
Data: 21/08/2024 - 14:00
Local: CLE/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Marco Antonio Caron Ruffino IFCH/ UNICAMP
  • Membros Titulares Prof. Dr. Francesco Berto Universidade de Saint Andrews
  • Prof. Dr. Italo Lins Lemos Universidade Federal do Carir
  • Membros Suplentes Prof. Dr. Marcelo Esteban Coniglio IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Emiliano Boccardi Universidade Federal da Bahia
Descrição da Defesa:

O Paradoxo dos Existencias Negativos é um paradoxo da referência semântica com interessantes implicações metafísicas. Como é possível negar a existência de um objeto se, para negá-la, é preciso que nos refiramos ao objeto cuja existência é negada? Se o Papai Noel não existe de verdade, como é possível falar sobre ele?

Complicando ainda mais esse paradoxo, filósofos identificam ainda aquele que é chamado de Problema dos Veritadores de Existencias Negativos: que tipo de coisa é capaz de tornar verdadeiro um existencial negativo do tipo $<$Papai Noel não existe$>$? Uma ausência, o mundo atual, certo estado de coisas? De fato, encontrar a melhor resposta para esses problemas não é tarefa simples.


Assim, o primeiro objetivo desta dissertação é discutir as tentativas de respostas ao Paradoxo dos Existenciais Negativos oferecida por diferentes corrente Meinongianas, assim como compará-las com as soluções a esse mesmo problema defendida por filósofos Russellianos e Quineanos, de modo que, com o embasamento apresentado, eu possa ofereecer minha própria visão acerca do supracitado problema. Já o segundo objetivo desta dissertação é oferecer uma solução Meinongiana origial ao Problema dos Veritadores para Existenciais Negativos, assim como compará-la às soluções Quineanas disponíveis na literatura filosófica recente.

Towards Ontological Heterogeneity: Splicing Logic and Ontology
Aluno(a): Gabriel Rodrigues Rocha
Programa: Filosofia
Data: 26/08/2024 - 10:00
Local: CLE/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Presidente Prof Dr Walter Carnielli - UNICAMP
  • Prof Dr Julio Cesar dos Reis -IC/UNICAMP
  • Dr. Abílio Azambuja Rodrigues Filho - Universidade Federal de Minas Gerais /Belo Horizonte
  • Prof. Dr. Marcelo Esteban Coniglio - IFCH/ UNICAMP
  • Dr. José de Oliveira Guimarães - Universidade Federal de São Carlos /São Carlos
Descrição da Defesa:

Lógica e Ontologia são áreas da Filosofia unidas como gêmeas em termos de suas origens, mas separadas por suas motivações e abordagens. A Ontologia Aplicada é um ramo da Ontologia que descende da prática analítica iniciada por Frege e Russell e que se propõe a fornecer métodos, ferramentas e conceitos para se praticar Ontologia de modo pragmático, com um viés computacional e que muito se relaciona com Lógica. Esta dissertação tem como objetivos clarificar a relação entre Ontologia e Lógica, ao expor quais são e como são representados os objetos de estudo da Ontologia Aplicada; e tratar de possíveis abordagens para obter o que é chamado de heterogeneidade ontológica. A heterogeneidade ontológica está relacionada a um problema metateórico fundamental: o que é uma ontologia "correta" e quantas existem? Ao assumir uma resposta pluralista para essa pergunta, é necessário propor métodos e técnicas que permitam processos de refinamento, integração, conexão e decomposição de ontologias --- esse conjunto de processos é o que constitui, de fato, a heterogeneidade ontológica. Inspirando-se na proposta de heterogeneidade ontológica de Mossakowski et. al, chamada Carnapiana-Goguenista, a dissertação propõe uma nova abordagem chamada de da Costa-Tarskiana --- embasada na visão de pluralismo lógico defendida por da Costa e em operadores de consequência de Tarski. Por fim, a dissertação trata de uma classe de lógicas comumente utilizada para descrever ontologias, as chamadas lógicas de descrição, e alguns de seus problemas em aberto e implicações metodológicas que podem ser formalizadas e tratadas na abordagem da Costa-Tarskiana.