Para agendar a Defesa de Tese:
A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.
Neste texto, procuro investigar o papel das resistências negras na luta contra o dispositivo de racialidade na obra Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser (2023), de Sueli Carneiro. Tenho a intenção de argumentar que as resistências negras – representadas por expoentes do movimento de mulheres negras e do movimento negro brasileiro contemporâneo, como Geledés - Instituto da Mulher Negra e Movimento Negro Unificado (MNU) – lutam contra o dispositivo de racialidade mediante a contestação das cláusulas do contrato racial e através do fortalecimento de sua negritude. Defendo que o fortalecimento da negritude é feito com base naquilo que Carneiro denomina como ética renovada. Considero que podemos observar a presença dessa ética renovada nas ações levadas a cabo por Geledés na década de 1990 na cidade de São Paulo. Destaco dois projetos nos quais Sueli Carneiro esteve direta ou indiretamente envolvida: o SOS Racismo e o Projeto Rappers (1992-2002). Minha sugestão é que, em ambos os projetos, vemos não somente as estratégias de conscientização racial e valorização político-cultural da negritude por meio do hip-hop, como a luta pelos direitos de cidadania da população negra na cidade de São Paulo.
In this text, I investigate the role of black resistance in the fight against the racial device in Sueli Carneiro's work Deployment of Raciality: the construction of the other as not being as the foundation of being (2023). I argue that black resistance – represented by exponents of the black women's movement and the contemporary Brazilian black movement, such as Geledés - Instituto da Mulher Negra and Movimento Negro Unificado (MNU) – fight against the racial device by challenging the clauses of the racial contract and by strengthening their blackness. I understand that the strengthening of blackness is based on what Carneiro calls renewed ethics. We can observe the presence of this renewed ethics in the actions carried out by Geledés in the 1990s in the city of São Paulo. I highlight two projects in which Sueli Carneiro was directly or indirectly involved: SOS Racismo and Projeto Rappers (1992-2002). My suggestion is that, in both projects, we see not only the strategies of racial awareness and political-cultural valorization of blackness through hip-hop, but also the fight for citizenship rights of the black population in the city of São Paulo.
Esta dissertação apresenta uma possível chave de leitura para a fenomenologia de Ernst Cassirer. Em sua obra Philosophie der symbolischen Formen: Phänomenologie der Erkenntnis, Cassirer esquematiza três funções simbólicas da consciência que abarcam o todo da experiência: expressão, apresentação e significação pura. Nenhuma dessas funções é suprimida pela outra, cada uma possui um índice de refração diferente, interpelando criticamente a cognição de maneira qualitativamente distinta e com níveis dessemelhantes. Toda cognição conceitual está fundamentada em uma cognição intuitiva que, por sua vez, é fundamentada em uma cognição perceptiva. Nessa fenomenologia da cognição, as formas simbólicas da cultura, como o mito, a linguagem e a ciência, são dispostas segundo um “plano geral de orientação ideal” e comparadas, cada uma em sua irredutibilidade, mediante respectivas modalidades. No entanto, mesmo que os estratos da formação cultural possam ser estratificados de acordo com o processo de “objetivação”, não se atribui ao propósito da humanidade uma fórmula universal expressando a natureza absoluta do espírito, muito menos a prescrição do curso futuro da história da cultura, mas simplesmente uma meta de progressão da consciência de liberdade. Portanto, através desse telos do espírito humano, a diversidade de formas simbólicas da cultura, os produtos do espírito “objetivo”, para Cassirer, confirmam a unidade de seu processo produtivo e permitem uma reconstrução da “subjetividade”. Em suma, a literatura especializada discute se há uma teleologia na filosofia de Cassirer. Nesta dissertação defendemos que, se caso houver uma teleologia, ela será uma teleologia psicossocial, e não biológica.