Semana Inaugural 2020 Doutorado em Ambiente e Sociedade

Data da publicação: ter, 18/02/2020 - 10h38min

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Unicamp promove a Semana Inaugural Doutorado 2020, entre os dias 2 e 5 de março, a partir das 9 horas, no Auditório Daniel Hogan.

Organizada por Lúcia da Costa Ferreira, coordenadora do Doutorado em Ambiente e Sociedade, a Semana Inaugural inclue debates, palestras, oficinas e apresentações sobre o programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, com participação de pesquisadores, professores, alunos da universidade e outros convidados: Marjo De Theije (Universidade de Amsterdã); Kleber Pinheiro Naccarato (INPE); Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli (Procam/USP) e Giancarlo Conde Xavier Oliveira (USP). O evento é aberto a toda a comunidade.

Programação completa: https://www.facebook.com/events/608690996363934/

2/3 – segunda-feira

9h – Sessão de Boas-Vindas – CPG A&S e Representantes Discentes
1. Apresentação alunos e CPG (30 min)
2. Lúcia da Costa Ferreira: Apresentação das peculiaridades teórico metodológicas do Doutorado (30 min)
3. CPG do Programa: informações sobre disciplinas obrigatórias, eletivas e demais,
atividades para o semestre, incluindo workshop, momento do processo de avaliação
CAPES, dentre outras (30 min)
4. Debate (30 min)

14h – Palestra: Recursos eletrônicos do Sistema de Bibliotecas da Unicamp: panorama dos
produtos e serviços e as principais interfaces de pesquisa
Adreílde de Souza (Nepam/Unicamp)

15h – Palestra: Fontes de Informações Bibliográficas e Normalização de Trabalhos
Acadêmicos
Adriana Fernandes (Nepo/Unicamp)

3/3 – terça-feira

9h – CAPES – Roberto Donato (FCA/Nepam/Unicamp)

10h – Mesa Redonda: Os Desafios e estratégias acadêmicas dos Programas PROEX de
Ciências Ambientais da CAPES frente à crise atual na Ciência e Tecnologia no Brasil
Kleber Pinheiro Naccarato (PPG-CST/INPE);
Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli (Procam/USP) – a confirmar
Giancarlo Conde Xavier Oliveira (Esalq/USP)
Lúcia da Costa Ferreira (Ambiente e Sociedade)

14h – Mesa Redonda: O futuro da pesquisa interdisciplinar no Nepam e no mundo
Coordenador: José Eduardo Viglio
Jorge Calvimontes, biólogo, Dr. em Ambiente e Sociedade, bolsista PD FAPESP;
Daiana Tourne, Engenheira Florestal, Dra. em Ecologia Aplicada, bolsista PD FAPESP;
José Eduardo Viglio, ecólogo, Dr. em Ciências Sociais, ex-bolsista PD FAPESP, vice coordenador da equipe do Nepam do projeto Bonito: ecologia e socioeconomia da pesca de Katsuwonus Pelamis na costa do Rio de Janeiro;
Ramon Bicudo, biólogo, Dr. em Ambiente e Sociedade, Pesquisador Associado da Universidade Estadual do Michigan;
Fabiana Barbi, socióloga, Doutora em Ambiente e Sociedade, bolsista PNPD/CAPES;

4/3 – quarta-feira

9h – Palestra: Aspectos antropológicos da pesquisa interdisciplinar e transnacional: teoria e métodos na pesquisa em pequena escala
Dr Marjo De Theije, Vrije Universiteit Amsterdan · Department of Social and Cultural Anthropology

14h – Pesquisas do Corpo Docente do Doutorado Ambiente e Sociedade na era do Antropoceno

5/3 – quinta-feira

9h – Apresentação do GGUS: Unicamp Sustentável e Semana do Meio Ambiente (Maria Gineusa – GGUS)

10h – Apresentação de alunos sobre experiência com PRINT e com planejamento para Campo
Felipe Augusto Zanusso Souza; Mariana Barbieri; Edson Pereira de Souza Leão Neto.

14h – Apresentação das atividades realizadas no Nepam: Workshop dos projetos, Semana de Meio Ambiente, construção do calendário de eventos (representantes e alunos veteranos)

15h – Apresentação da Unicamp: serviços oferecidos, deslocamento, arredores (representantes e alunos veteranos)

16h – Assembleia dos Alunos

6/3 – sexta-feira