Chamada de textos para dossiê “Patrimônio e resiliência: perspectivas frente às mudanças climáticas”

Data da publicação: seg, 03/08/2020 - 19h04min

A Revista PerCursos –  Faed/Udesc receberá  para análise, até 30/11/2020, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa  relacionadas à temática do dossiê “Patrimônio e resiliência: perspectivas frente às mudanças climáticas”.

O presente Dossiê temático quer acolher artigos científicos que contribuam com as novas abordagens das teorias decoloniais a partir Os impactos causados pelos efeitos das mudanças climáticas sobre o patrimônio cultural estabelecem uma estreita relação com o conceito de resiliência, em seus diferentes sentidos, pois resiliência, como resistência frente às mais distintas ameaças, pode caracterizar tanto o patrimônio enquanto produto de diferentes alternâncias climáticas/ambientais ao longo do tempo quanto a sobrevivência desse ao efeitos danosos dos eventos extremos, característico desses períodos de mudanças no regimento atmosférico. Por outra perspectiva, o patrimônio, como materialização de memórias construídas, atua com estoicismo para o grupo representado por ele. Nesse sentido, o dossiê proposto pelo Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR visa reunir estudos e projetos que tenham nas relações entre mudança climática, patrimônio e/ou resiliência seu escopo de trabalho, como forma de fomentar o debate acerca destas questões e dar maior visibilidade à importância das temáticas propostas.

O dossiê integrará a segunda do ano de 2021 e será organizado pelas professoras Aline Carvalho (Universidade Estadual de Campinas) e Luana Cristina da Silva Campos  (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions#onlineSubmissions