História
A ESTADÍSTICA SERÁ A LUZ DO LEGISLADOR, DO MINISTRO D’ESTADO, E DO DIPLOMATA: VERSANDO A POLÍTICA DE LEGIBILIDADE ESTATÍSTICA EM PERNAMBUCO, SUAS REAÇÕES E DESDOBRAMENTOS (SÉCULO XIX)
Enviado por secr_pos_dhistoria em qui, 26/06/2025 - 10:49A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de construção de uma política de legibilidade estatística no Império Brasileiro, especialmente na província de Pernambuco, palco da revolta que impediu a realização do primeiro censo geral da população em 1852.
VENENO NAS COMPOTAS DE CAJU: A LITERATURA FEMINISTA DE DÉLIA, EMÍLIA FREITAS, JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E CHRYSANTHÈME
Enviado por secr_pos_dhistoria em qua, 25/06/2025 - 09:57As escritoras Délia, Emília Freitas, Júlia Lopes de Almeida e Chrysanthème se destacam pela publicação de obras que tematizam a transgressão feminina, entre o final do século XIX e início do século XX, no Brasil. Proponho analisar seus escritos na perspectiva da crítica feminista da cultura patriarcal, fundamentando-me na epistemologia feminista, bem como nas reflexões de Michel Foucault sobre a loucura e em sua analítica do poder e das práticas de liberdade, com maior ênfase nos conceitos de “dispositivo da sexualidade” e de “heterotopia”.
A Retórica do Arquivamento como política patrimonial: o caso do CONDEPHAAT (1982-2020)
Enviado por secr_pos_dhistoria em seg, 26/05/2025 - 16:43Esta dissertação analisa os processos de arquivamento de estudos de tombamento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) entre 1982 e 2020, investigando como esses arquivamentos participam ativamente da construção da memória oficial através da produção do "não-patrimônios". A pesquisa parte do pressuposto de que o arquivamento, longe de ser um mero procedimento burocrático, constitui um mecanismo fundamental das políticas patrimoniais, operando como contraponto à patrimonialização.
ALUNOS ESPECIAIS 2º semestre 2025 - Antropologia Social, Ciência Política, Ciências Sociais, Demografia, Filosofia, História, Sociologia e Profhistória
Enviado por pos_ATD em qui, 22/05/2025 - 11:11O formulário de pré-inscrição estará disponível apenas na apresentação da candidatura (de 02 a 06/06/2025).
Helios Seelinger na Primeira República
Enviado por secr_pos_dhistoria em seg, 05/05/2025 - 09:58A tese investiga a trajetória de Helios Aristides Seelinger (Rio de Janeiro, RJ, 1878 – Rio de Janeiro, RJ, 1965) ao longo da Primeira República (1889-1930), período de sua formação e consolidação como um pintor moderno no meio artístico brasileiro. A partir da análise de obras exibidas em circuitos artísticos, da recepção crítica na imprensa e de sua inserção em redes de sociabilidade, reconstitui-se sua atuação com base em pesquisas em coleções públicas e privadas, arquivos institucionais e pessoais, e periódicos da época.
“SER TÃO BRASIL”: RASTROS DE MEMÓRIAS, ESCRITAS DE HISTÓRIAS E TEMPOS EM TRANSE (ARQUIVO DO CNFCP-IPHAN NA ERA DIGITAL)
Enviado por secr_pos_dhistoria em qua, 09/04/2025 - 14:43A tese aborda o arquivo hemerográfico do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um dispositivo de imagens sobre passados de diferentes lugares da nação.
O imaginário artístico e cultural do cinema de horror italiano e do giallo. Origens, metamorfoses e tramas
Enviado por secr_pos_dhistoria em qui, 27/03/2025 - 14:16Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo a identificação e análise da presença das artes visuais no cinema de horror italiano e no giallo, compreendendo suas origens, metamorfoses e tramas. A arte é tema manifesto desde o primeiro longa-metragem oficial do gênero, I Vampiri (1957), de Riccardo Freda. Nele, nota-se pela primeira vez a presença da pintura como símbolo de um tempo vetusto, bem como a retórica do retrato como Doppelgänger pictórico.
O TIJOLO NAS FAZENDAS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA - HISTÓRIA , TÉCNICA E PRESERVAÇÃO
Enviado por secr_pos_dhistoria em qui, 27/03/2025 - 13:35A tese pretende demonstrar o valor do patrimônio cultural rural construído em tijolo nas antigas fazendas de café da região denominada Oeste Paulista. A implementação do tijolo foi uma grande revolução produtiva, construtiva e tecnológica que afetou também a área urbana e marcou o início da industrialização do estado de São Paulo. O patrimônio rural do tijolo, que ordenou todo o espaço das fazendas de café, por falta de reconhecimento, de valorização, de conservação e de visibilidade, está sendo condenado ao desaparecimento.
Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)
Enviado por secr_pos_dhistoria em ter, 11/03/2025 - 17:12A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade.