História

Arquivando a pandemia: transformação digital e luta pela memória na América Latina

Como foram arquivados registros da pandemia de COVID-19 na América Latina? Esse é o questionamento básico que orienta este trabalho. Observando os efeitos da transformação digital, a tese aborda os agentes, as estratégias, a documentação e, enfim, a experiência dos projetos criados especificamente para arquivar aspectos da vida durante a pandemia na região. Trata-se de uma pluralidade de iniciativas criadas por agentes que atuaram com variados graus de formalidade, compondo projetos que transitam entre a criatividade e a precariedade.

DISPUTAS PELA ADMINISTRAÇÃO DAS ALDEIAS INDÍGENAS NO ESTADO DO MARANHÃO DURANTE A UNIÃO IBÉRICA (1603-1647): A QUESTÃO DA LIBERDADE

Esta pesquisa analisa as disputas entre os agentes coloniais no Maranhão pela administração das aldeias e do trabalho indígenas, bem como a política indigenista durante a União Ibérica (1603-1647), buscando compreender a ideia de liberdade colonial proposta e suas implicações no processo de incorporação dos nativos à sociedade colonial. Partindo dos primeiros contatos entre portugueses e indígenas na conquista do território, examina as estratégias dos portugueses em forjar alianças com os nativos e o processo de formação dos primeiros aldeamentos.

Mulheres de pince-nez: imprensa feminina e o surgimento das jornalistas no Rio de Janeiro, 1852-1892

Atualmente basta ligar a televisão, checar os sites ou podcasts de notícias para se constatar que as mulheres são maioria nas redações dos jornais e demais veículos de mídia espalhados pelo Brasil. Com efeito, partindo de uma vasta pesquisa nos jornais e em diferentes arquivos situados principalmente no Rio de Janeiro, a tese procura problematizar e historicizar este dado analisando suas raízes entre 1850 e 1890. Neste período, um grupo de mulheres iniciou-se no jornalismo no Rio de Janeiro, assumindo o papel de responsáveis pela produção intelectual e gráfica de seus jornais.

A construção do museu moderno: um estudo sobre o MASP (1947 – 1968) e sua ambiguidade

A presente pesquisa de Doutorado tem como objetivo principal analisar criticamente a modernidade presente no Museu de Arte de São Paulo em seus primeiros anos (1947 – 1968), durante o período do pós-guerra, e refletir sobre a presença do Antigo no museu, no que propomos chamar a ambiguidade do MASP.Para cumprir com esse objetivo, a tese adentra a trajetória da formação do museu como instituição ao longo dos anos, pontuando os principais aspectos que possivelmente contribuíram para a construção do museu moderno.

"La ciudad que huye": o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires

Esta tese de doutorado investiga o processo histórico de formação dos countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires (RMBA), a partir de 1970, em correlação com a produção do cinema argentino contemporâneo, buscando pensar as relações entre sensibilidades, sociabilidades e espaço urbano.

Viagem ao país dos Ianques: sensibilidades políticas, escolhas republicanas e o conceito de Civilização em Adolfo Caminha, 1886-1896.

Os aspirantes a oficiais da Escola de Marinha a partir de 1858, cujo período de formação totalizava quatro anos, deveriam passar o último destes numa viagem de formação. Os conhecimentos em navegação, idiomas e outros eram testados na prática, assim como se lhes oferecia a chance de conhecer outros países e suas sociedades. Entre os guardas-marinhas que realizaram a viagem de formação no ano de 1886 estava o escritor cearense Adolfo Caminha (1867-1897), republicano, abolicionista e posteriormente opositor dos governos militares de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

À espera de Roma: controvérsia eucarística e papado no século XI

A Controvérsia Eucarística ocorrida no século XI deu-se em torno dos questionamentos de Berengário de Tours sobre o pão e o vinho consagrados no altar. Para o arcediago, a transformação deles em corpo e sangue de Jesus Cristo esbarrava na impossibilidade de passarem por uma mudança carnal, material. Baseando-se em textos patrísticos e tratados do Império Carolíngio, concluiu que a transformação se daria de maneira intelectual, o que lhe rendeu diversas condenações ao longo de trinta anos. Este trabalho pretende defender que as causas da querela ultrapassam as questões de ordem teológica.

Sexo, amor e amizade: Homossexualidade no Monasticismo Medieval (1050-1157)

O objetivo desta dissertação é analisar a homossexualidade durante os anos de 1050 a 1167, com base nos escritos de três monges que abordaram o tema em cartas e tratados teológicos. Durante a Idade Média, a sexualidade era vista principalmente de uma perspectiva de repressão e controle institucional cristão. Através da leitura dos escritos de Pedro Damiano, Anselmo da Cantuária e Elredo de Rievaulx, proponho um panorama das vivências sexuais na época, que variavam de maior a menor repressão.