História

“SER TÃO BRASIL”: RASTROS DE MEMÓRIAS, ESCRITAS DE HISTÓRIAS E TEMPOS EM TRANSE (ARQUIVO DO CNFCP-IPHAN NA ERA DIGITAL)

A tese aborda o arquivo hemerográfico do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um dispositivo de imagens sobre passados de diferentes lugares da nação.

O imaginário artístico e cultural do cinema de horror italiano e do giallo. Origens, metamorfoses e tramas

Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo a identificação e análise da presença das artes visuais no cinema de horror italiano e no giallo, compreendendo suas origens, metamorfoses e tramas. A arte é tema manifesto desde o primeiro longa-metragem oficial do gênero, I Vampiri (1957), de Riccardo Freda. Nele, nota-se pela primeira vez a presença da pintura como símbolo de um tempo vetusto, bem como a retórica do retrato como Doppelgänger pictórico.

O TIJOLO NAS FAZENDAS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA - HISTÓRIA , TÉCNICA E PRESERVAÇÃO

A tese pretende demonstrar o valor do patrimônio cultural rural construído em tijolo nas antigas fazendas de café da região denominada Oeste Paulista. A implementação do tijolo foi uma grande revolução produtiva, construtiva e tecnológica que afetou também a área urbana e marcou o início da industrialização do estado de São Paulo. O patrimônio rural do tijolo, que ordenou todo o espaço das fazendas de café, por falta de reconhecimento, de valorização, de conservação e de visibilidade, está sendo condenado ao desaparecimento.

Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)

A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade.

Retratos de Mesdames: um estudo da iconografia das filhas de Luís XV, seguido de seu inventário

Na história do Antigo Regime francês, das oito filhas de Luís XV, seis chegaram à idade adulta e foram um grupo singular, cuja longa presença na corte atravessou os reinados de seu pai e de seu sobrinho, Luís XVI. Esta peculiaridade resultou nas diversas oportunidades que artistas tiveram de representá-las tanto na corte quanto fora dela, em uma vasta iconografia que ultrapassa o final do século XVIII.

A PRODUÇÃO PLÁSTICA DE MAURÍCIO NOGUEIRA LIMA (1930-1999): ENSAIOS A PARTIR DO SEU ARQUIVO DOCUMENTAL E ARTÍSTICO

A presente tese analisa o arquivo pessoal de Maurício Nogueira Lima (1930-1999) como uma matriz de narrativas históricas, artísticas e pessoais, explorando sua trajetória multifacetada como artista, arquiteto, comunicador visual e agente cultural. Para tanto, emprega uma abordagem interdisciplinar que combina pesquisa documental, análise historiográfica e estudos sobre memória e arquivística, com o objetivo de compreender as relações, influências e ausências que permeiam sua história, bem como sua contribuição para a arte brasileira da segunda metade do século XX.

AS RAÍZES DA ERUDIÇÃO NO MUNDO DIGITAL: FILOGENIA DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO OFÍCIO DO HISTORIADOR

A presente dissertação almeja investigar a gênese de técnicas de crítica documental - sobretudo textual - no mundo digital. Essas técnicas são utilizadas hoje nas práticas de aprendizado de máquinas e de filogenia digital para análise de documentação histórica. Isto é, há uma série de processos de pesquisa que hoje estão sendo comandados por máquinas, mas que remontam às raízes da erudição histórica.

Os sentidos dos "roubos de escravizados" em Campinas, Jundiaí e Bethlém (1846-1868)

A presente dissertação tem por objetivo analisar os sentidos por trás dos roubos de escravizados em Campinas, Jundiaí e Bethlém na segunda metade do século XIX. Esses casos revelam que na maioria das vezes, os roubos contavam com a colaboração do escravo que, insatisfeito com seu senhor, podia se deixar roubar por outro. O furto de escravos, tipificado como crime pelo Art. 269 do Código Criminal de 1830, passou a ser punido com mais rigor com o decreto n.138 de 15 de outubro de 1837.

A VERDADE, A LIBERDADE E O COMBATE: CIDADANIA E IDENTIDADE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (1911-1925)

Entre 1911 e 1925, três jornais escritos por homens negros são-tomenses e republicanos circularam pelo arquipélago de São Tomé e Príncipe e geraram reações entre as autoridades coloniais. Folha de Annuncios (que mudou de nome para a A Verdade em seu terceiro número), A Liberdade e O Combate, diante de um cenário mundial de produção intelectual de sujeitos negros e negros africanos, expunham as insatisfações desse grupo negro e letrado com o regime colonial. Seus textos criticavam o governo republicano recém-proclamado e a sociedade são-tomense local.

ALAIR GOMES: A NEW SENTIMENTAL JOURNEY

A obra do fotógrafo Alair Gomes (1921-1992) se consolidou como uma das mais importantes na história da fotografia brasileira. No entanto, ainda há muito a ser explorado sobre sua produção. Esta tese se propõe a analisar um texto inédito do fotógrafo: A New Sentimental Journey (1983-1991). Trata-se de um diário de viagem à Europa, no qual Gomes registra suas impressões sobre locais e exposições de arte visitados, bem como suas reflexões sobre corpo masculino, museus e experiências em diversas instituições culturais.