História

Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)

A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade.

Retratos de Mesdames: um estudo da iconografia das filhas de Luís XV, seguido de seu inventário

Na história do Antigo Regime francês, das oito filhas de Luís XV, seis chegaram à idade adulta e foram um grupo singular, cuja longa presença na corte atravessou os reinados de seu pai e de seu sobrinho, Luís XVI. Esta peculiaridade resultou nas diversas oportunidades que artistas tiveram de representá-las tanto na corte quanto fora dela, em uma vasta iconografia que ultrapassa o final do século XVIII.

A PRODUÇÃO PLÁSTICA DE MAURÍCIO NOGUEIRA LIMA (1930-1999): ENSAIOS A PARTIR DO SEU ARQUIVO DOCUMENTAL E ARTÍSTICO

A presente tese analisa o arquivo pessoal de Maurício Nogueira Lima (1930-1999) como uma matriz de narrativas históricas, artísticas e pessoais, explorando sua trajetória multifacetada como artista, arquiteto, comunicador visual e agente cultural. Para tanto, emprega uma abordagem interdisciplinar que combina pesquisa documental, análise historiográfica e estudos sobre memória e arquivística, com o objetivo de compreender as relações, influências e ausências que permeiam sua história, bem como sua contribuição para a arte brasileira da segunda metade do século XX.

AS RAÍZES DA ERUDIÇÃO NO MUNDO DIGITAL: FILOGENIA DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO OFÍCIO DO HISTORIADOR

A presente dissertação almeja investigar a gênese de técnicas de crítica documental - sobretudo textual - no mundo digital. Essas técnicas são utilizadas hoje nas práticas de aprendizado de máquinas e de filogenia digital para análise de documentação histórica. Isto é, há uma série de processos de pesquisa que hoje estão sendo comandados por máquinas, mas que remontam às raízes da erudição histórica.

Os sentidos dos "roubos de escravizados" em Campinas, Jundiaí e Bethlém (1846-1868)

A presente dissertação tem por objetivo analisar os sentidos por trás dos roubos de escravizados em Campinas, Jundiaí e Bethlém na segunda metade do século XIX. Esses casos revelam que na maioria das vezes, os roubos contavam com a colaboração do escravo que, insatisfeito com seu senhor, podia se deixar roubar por outro. O furto de escravos, tipificado como crime pelo Art. 269 do Código Criminal de 1830, passou a ser punido com mais rigor com o decreto n.138 de 15 de outubro de 1837.

A VERDADE, A LIBERDADE E O COMBATE: CIDADANIA E IDENTIDADE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (1911-1925)

Entre 1911 e 1925, três jornais escritos por homens negros são-tomenses e republicanos circularam pelo arquipélago de São Tomé e Príncipe e geraram reações entre as autoridades coloniais. Folha de Annuncios (que mudou de nome para a A Verdade em seu terceiro número), A Liberdade e O Combate, diante de um cenário mundial de produção intelectual de sujeitos negros e negros africanos, expunham as insatisfações desse grupo negro e letrado com o regime colonial. Seus textos criticavam o governo republicano recém-proclamado e a sociedade são-tomense local.

ALAIR GOMES: A NEW SENTIMENTAL JOURNEY

A obra do fotógrafo Alair Gomes (1921-1992) se consolidou como uma das mais importantes na história da fotografia brasileira. No entanto, ainda há muito a ser explorado sobre sua produção. Esta tese se propõe a analisar um texto inédito do fotógrafo: A New Sentimental Journey (1983-1991). Trata-se de um diário de viagem à Europa, no qual Gomes registra suas impressões sobre locais e exposições de arte visitados, bem como suas reflexões sobre corpo masculino, museus e experiências em diversas instituições culturais.

Os intermediários kirishitan: Entre limitações missionárias e estruturas locais no Japão do século XVI (1549-1589)

Desde o início da missão jesuítica no Japão, em 1549, a produção de registros e narrativas históricas centrou-se predominantemente na atuação dos missionários europeus, adequando-se a uma tradição histórica católica contrarreformista. Em decorrência disso, as populações japonesas convertidas ao cristianismo permanecem pouco contempladas pelo discurso historiográfico, desprovidas de agenciamento histórico, e escassa atenção dedicada às suas especificidades e contribuições no processo de evangelização.

Entre Sistema Hegemônico e “dictadura perfecta”: Ideias de Democracia no México da transição (1968-1988)

A extensão e natureza do processo de democratização mexicano é um elemento de disputa na literatura sobre o tema – se há argumentos de que pressões eleitorais deveriam ser o principal sinal demarcatório da “verdadeira democratização”, existem indícios de que o processo pode ser entendido de forma mais ampla, estendendo-se de 1968 até a derrota eleitoral do candidato a presidente do Partido Revolucionario Institucional (PRI) em 2000.

QUEM NÃO TEM BALANGANDÃS NÃO VAI AO BONFIM: UMA ANÁLISE DO DISCURSO AUTORIZADO DO IPHAN SOBRE A LAVAGEM SIMBÓLICA DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO BONFIM EM SALVADOR- BA (1937-2013)

A Festa do Nosso Senhor do Bonfim ocorre na cidade de Salvador desde o século XVIII e na atualidade continua atraindo milhões de fiéis que caminham por oito quilômetros para acompanharem a lavagem das escadarias e do adro da igreja do Bonfim protagonizadas pelas filhas e mães de santo dos terreiros de candomblé da cidade. A partir do breve contexto apresentado, o objetivo desta pesquisa foi analisar o corpo documental do processo de registro da celebração como patrimônio imaterial que ocorreu no ano de 2013 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).