História

A ESTADÍSTICA SERÁ A LUZ DO LEGISLADOR, DO MINISTRO D’ESTADO, E DO DIPLOMATA: VERSANDO A POLÍTICA DE LEGIBILIDADE ESTATÍSTICA EM PERNAMBUCO, SUAS REAÇÕES E DESDOBRAMENTOS (SÉCULO XIX)

A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de construção de uma política de legibilidade estatística no Império Brasileiro, especialmente na província de Pernambuco, palco da revolta que impediu a realização do primeiro censo geral da população em 1852.

VENENO NAS COMPOTAS DE CAJU: A LITERATURA FEMINISTA DE DÉLIA, EMÍLIA FREITAS, JÚLIA LOPES DE ALMEIDA E CHRYSANTHÈME

As escritoras Délia, Emília Freitas, Júlia Lopes de Almeida e Chrysanthème se destacam pela publicação de obras que tematizam a transgressão feminina, entre o final do século XIX e início do século XX, no Brasil. Proponho analisar seus escritos na perspectiva da crítica feminista da cultura patriarcal, fundamentando-me na epistemologia feminista, bem como nas reflexões de Michel Foucault sobre a loucura e em sua analítica do poder e das práticas de liberdade, com maior ênfase nos conceitos de “dispositivo da sexualidade” e de “heterotopia”.

A Retórica do Arquivamento como política patrimonial: o caso do CONDEPHAAT (1982-2020)

Esta dissertação analisa os processos de arquivamento de estudos de tombamento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) entre 1982 e 2020, investigando como esses arquivamentos participam ativamente da construção da memória oficial através da produção do "não-patrimônios". A pesquisa parte do pressuposto de que o arquivamento, longe de ser um mero procedimento burocrático, constitui um mecanismo fundamental das políticas patrimoniais, operando como contraponto à patrimonialização.

Helios Seelinger na Primeira República

A tese investiga a trajetória de Helios Aristides Seelinger (Rio de Janeiro, RJ, 1878 – Rio de Janeiro, RJ, 1965) ao longo da Primeira República (1889-1930), período de sua formação e consolidação como um pintor moderno no meio artístico brasileiro. A partir da análise de obras exibidas em circuitos artísticos, da recepção crítica na imprensa e de sua inserção em redes de sociabilidade, reconstitui-se sua atuação com base em pesquisas em coleções públicas e privadas, arquivos institucionais e pessoais, e periódicos da época.

“SER TÃO BRASIL”: RASTROS DE MEMÓRIAS, ESCRITAS DE HISTÓRIAS E TEMPOS EM TRANSE (ARQUIVO DO CNFCP-IPHAN NA ERA DIGITAL)

A tese aborda o arquivo hemerográfico do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um dispositivo de imagens sobre passados de diferentes lugares da nação.

O imaginário artístico e cultural do cinema de horror italiano e do giallo. Origens, metamorfoses e tramas

Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo a identificação e análise da presença das artes visuais no cinema de horror italiano e no giallo, compreendendo suas origens, metamorfoses e tramas. A arte é tema manifesto desde o primeiro longa-metragem oficial do gênero, I Vampiri (1957), de Riccardo Freda. Nele, nota-se pela primeira vez a presença da pintura como símbolo de um tempo vetusto, bem como a retórica do retrato como Doppelgänger pictórico.

O TIJOLO NAS FAZENDAS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA - HISTÓRIA , TÉCNICA E PRESERVAÇÃO

A tese pretende demonstrar o valor do patrimônio cultural rural construído em tijolo nas antigas fazendas de café da região denominada Oeste Paulista. A implementação do tijolo foi uma grande revolução produtiva, construtiva e tecnológica que afetou também a área urbana e marcou o início da industrialização do estado de São Paulo. O patrimônio rural do tijolo, que ordenou todo o espaço das fazendas de café, por falta de reconhecimento, de valorização, de conservação e de visibilidade, está sendo condenado ao desaparecimento.

Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)

A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade.

Retratos de Mesdames: um estudo da iconografia das filhas de Luís XV, seguido de seu inventário

Na história do Antigo Regime francês, das oito filhas de Luís XV, seis chegaram à idade adulta e foram um grupo singular, cuja longa presença na corte atravessou os reinados de seu pai e de seu sobrinho, Luís XVI. Esta peculiaridade resultou nas diversas oportunidades que artistas tiveram de representá-las tanto na corte quanto fora dela, em uma vasta iconografia que ultrapassa o final do século XVIII.