A tese investiga a trajetória de Helios Aristides Seelinger (Rio de Janeiro, RJ, 1878 – Rio de Janeiro, RJ, 1965) ao longo da Primeira República (1889-1930), período de sua formação e consolidação como um pintor moderno no meio artístico brasileiro. A partir da análise de obras exibidas em circuitos artísticos, da recepção crítica na imprensa e de sua inserção em redes de sociabilidade, reconstitui-se sua atuação com base em pesquisas em coleções públicas e privadas, arquivos institucionais e pessoais, e periódicos da época. O foco em Seelinger permite compreender as estratégias individuais mobilizadas por artistas diante das ambivalências em torno do conceito de arte moderna no período. A tese propõe uma revisão crítica da historiografia da arte no Brasil, destacando a pluralidade de experiências modernas e os embates em torno da definição e do controle do valor moderno no campo artístico da Primeira República.
Helios Seelinger na Primeira República
Data da defesa:
quarta-feira, 18 Junho, 2025 - 09:00
Membros da Banca:
Jorge Sidney Coli Junior - Orientador (UNICAMP)
Rafael Cardoso Denis (UERJ)
Maraliz de Castro Vieira Christo (UFJF)
Domingos Tadeu Chiarelli (USP)
Sônia Gomes Pereira (UFRJ)
Programa:
Nome do Aluno:
João Victor Rossetti Brancato
Sala da defesa:
Sala de Projeção - IFCH