Para agendar a Defesa de Tese:
A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.
Observando o crescimento do streaming de música e explorando o funcionamento do seu principal representante – o Spotify – procuro argumentar que a música passa a exercer um papel num sistema muito mais amplo e complexo do que aquele restrito ao mercado fonográfico. A forma como o Spotify se estrutura e os agentes com os quais ele se conecta me fizeram notar que o consumo musical, neste contexto, representa algo até então inédito. A exposição deste processo, introduzida no primeiro capítulo, e alguns de seus efeitos, particularmente no que dizem respeito à relação que as pessoas estabelecem com esse tipo de consumo musical, é o que orienta a incursão feita pela presente pesquisa. A caracterização dos atores tradicionais e daqueles que passaram a fazer parte do mercado da música mais recentemente, configura um esforço em compreender as novas relações que se estabelecem com a música, dentre as quais se destacam aquelas referentes aos comportamentos de escuta. Com isso, a questão central deste trabalho surge da relação, que aqui se constrói, entre o serviço Spotify e o mapeamento das práticas e preferências culturais dos nossos entrevistados.
O desenvolvimento dessa tese possuí como premissa desenvolver análise que aborde o processo de constituição e elaboração do livro "Rebeliões da Senzala" de Clóvis Moura, publicado originalmente em 1959, situando-o enquanto obra referencial acerca da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim como também problematizar, além de contextualizar, as suas edições subsequentes (1972, 1979, 1981, 1988, 2021), em relação ao cenário histórico-social-político não só do país, mas em especial a partir da relação do autor com o próprio movimento negro brasileiro. Para dessa maneira situarmos a especificidade da obra intelectual e política mouriana em meio ao universo dispare, dinâmico e, por vezes, contraditório tanto do universo do chamado pensamento social brasileiro, quanto da práxis intelectual afro-brasileira.
Esta investigação tem como objetivo compreender quais são as percepções e as experiências das mulheres eleitas e candidatas nos dois níveis do poder legislativos, Câmara Municipal de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas, sobre violência política de gênero em perspectiva interseccional. A tese está estruturada teórica e metodologicamente em dois pilares: os estudos de gênero e os da teoria interseccional. Ambos com o intuito de compreender as vivências, as formas, os impactos e as percepções das mulheres candidatas e eleitas sobre violência política contra as mulheres. Assim, a abordagem adotada foi a pesquisa qualitativa. Para tanto, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas, com três vereadoras eleitas em 2020, três deputadas estaduais eleitas em 2022, e três mulheres candidatas no período entre 2020 e 2022. Os dados foram tratados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados evidenciam que, no contexto alagoano, a violência política de gênero em perspectiva interseccional direcionada às mulheres se apresenta como dispositivo que funciona como mecanismo para desqualificar, desencorajar, limitar, dificultar, descredibilizar e coagir a atuação e a participação das mulheres na política partidária. Tal mecanismo de exclusão opera por meio de atos de violência moral, psicológica, verbal, simbólica e econômico, podendo causar danos à inserção e permanência das mulheres na política partidária, prejudicando-as tanto na conquista do espaço no parlamento quanto no próprio exercício do mandato. A violência se manifesta a partir das opressões cruzadas e entrelaçadas dos destintos eixos de opressão - gênero, raça, classe social, faixa etária, geográfico (de bairro), orientação sexual e identidade de gênero. E as motivações são decorrentes das violências institucionais sexista e racista, LGBTQIAPQN+fóbica, pela questão da faixa etária, discriminação por classe social e pertencimento a bairros populares e periféricos. Em contrapartida, os dados demostram também que essas mulheres têm ressignificado os espaços de poder, pois elas reagem e buscam estratégias para enfrentar as formas de violência, tanto pelo dispositivo legal, estabelecido pelas regras jurídicas para prevenir, reprimir e combater a violência, conforme a Lei nº 14.192/2021, como nos enfrentamentos diárias, sejam no próprio parlamento, nos partidos e nas ruas. Com isso, essas mulheres seguem (re)significando esses espaços para que tantas outras possam ocupar a política partidária, e que, sobretudo, não precisem sofrer violências como o custo a se fazer política para/com as mulheres.
Esta tese visa elucidar o conceito de processo intelectivo de Durandus de Saint-Pourçain, tal como articulado em seu Comentário sobre as Sentenças II, dist. 3, q. 5. Consequentemente, para compreender a teoria cognitiva de Durandus e seus aspectos inovadores, torna-se imperativo examinar os princípios basilares do autor. O primeiro princípio é este segundo o qual a cognição intelectual e a cognição sensível são processos concomitantes; isto é, tudo o que o intelecto conhece vem dos sentidos. Isso implica que um objeto só pode se tornar presente ao intelecto na medida em que está presente aos sentidos. Tecnicamente falando, contudo, não é correto afirmar que a sensação causa o entendimento. O segundo princípio indicado é que o intelecto é uma capacidade ativa e, portanto, deve possuir um princípio intrínseco a partir do qual ele possa iniciar o seu próprio ato de conhecimento. Além disso, ele não pode ser afetado pelo corpo, e o objeto não poder determinar o conteúdo do ato intelectual; pois isso contraria o terceiro princípio sob investigação, a hierarquia ontológica, segundo a qual aquilo que é ontologicamente inferior não pode agir sobre aquilo que é ontologicamente superior. Como consequência adicional, torna-se necessário determinar a abordagem de Durandus no que diz respeito à noção de espécie, que era central para as teorias de sensação e intelecção na época. Durandus postula que as espécies sensíveis são naturais e existem no meio com um modo de existência diminuído. O oposto ocorre no caso das espécies inteligíveis. Ele nega a existência destas porque são definidas como produtos da operação do intelecto agente de abstrair um conteúdo potencialmente inteligível que supostamente preexiste nos fantasmas. Para Durandus, isso implicaria que o objeto é uma causa remota de nosso ato intelectual. Para ele, porém, existe um quarto princípio teórico: o objeto cognitivo deve ser uma causa sine qua non, isto é, uma condição necessária sem a qual o ato intelectual não poderia ocorrer. Além disso, o universal é o resultado do processo intelectivo e não pode existir separadamente do intelecto, nem no objeto externo nem nos fantasmas. Portanto, Durandus rejeita a existência de um intelecto agente com o propósito de abstrair um conteúdo potencialmente inteligível separado do intelecto. Para ele, o intelecto possui a capacidade de atenção e nota as mudanças que o corpo experimenta. A qualidade sensível da coisa externa é subjetivamente recebida com um modo de existência diminuído no órgão do sentido externo e retida nos órgãos do sentido internos. O intelecto está atento ao corpo ao qual está unido, volta-se para as qualidades recebidas e confere a elas o status de presença objetiva. Não obstante, o intelecto não toma estas qualidades como o ponto final do ato intelectual. Como a qualidade sensível é uma similitude da coisa externa, o intelecto passa através dela em direção à coisa externa, que é seu objeto cognitivo real.
Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar as análises sobre os processos e as relações de gênero que construíram a identidade profissional docente feminina para as etapas iniciais da Educação Básica desde as publicações da revista “Educação e Sociedade” (CEDES/Unicamp), no período entre 1978 e 2023. A pergunta central e provocadora foi: considerando o representativo número de mulheres exercendo a docência nas primeiras etapas da Educação Básica, em que medida e como a produção de artigos científicos dão visibilidade a essa condição e sistematizam as explicações sobre as relações de gênero envolvidas na formação da identidade profissional dessas professoras? A proposta metodológica adotada foi a revisão bibliográfica, e os dados foram organizados por blocos temáticos. Para a análise empregou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), o que permitiu a construção de categorias explicativas. Embora inicialmente tenham sido considerados os eixos moralidade, trabalho docente e legislação, a leitura do corpus possibilitou uma reorganização das categorias a partir dos sentidos que emergiram dos próprios textos. Assim, as análises foram estruturadas em cinco novos eixos: a naturalização da docência como vocação para a maternidade, o trabalho de cuidado como destino social, a socialização e o pertencimento como fundamentais para a identidade profissional, a invisibilização da categoria gênero nas pesquisas e os sentidos contraditórios da valorização docente. Os resultados indicam que, embora a identidade profissional docente feminina esteja presente como objeto, o gênero é frequentemente invisibilizado ou tratado de forma instrumental, o que aponta para a necessidade de aprofundamento desse debate no campo educacional.