Projeto Pedagógico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) fundamenta-se na contribuição complementar das disciplinas que compõem as ciências humanas e sociais, oferecendo um ambiente de trabalho e de pesquisa interdisciplinar, organizado em Linhas de Pesquisas temáticas. O PPGCS reúne um quadro docente multidisciplinar, composto de professores originários não só dos diferentes Departamentos do IFCH, mas também de outros Institutos, Centros e Núcleos da UNICAMP e mesmo de outras universidades. A organização em Linhas de Pesquisa tematicamente orientadas baseia-se na concepção epistemológica segundo a qual a interdisciplinaridade é produzida no exercício acadêmico - prático e teórico -  de análise dos mesmos problemas desde uma variedade de pontos de vista disciplinares distintos.

O caráter interdisciplinar do Curso está claramente expresso na sua grade curricular, que se estrutura em torno das Disciplinas Obrigatórias, que são pré-requisitos para prestar o Exame de Qualificação, e das Disciplinas Eletivas, que podem ser realizadas ao longo de todo o período do curso.

As Disciplinas Obrigatórias têm ênfase na interdisciplinaridade e objetivam oferecer uma formação básica comum, sob quatro modalidades: uma disciplina direcionada às questões teóricas e metodológicas envolvidas na construção do objeto de pesquisa e suas estratégias de abordagem em Ciências Sociais (Seminário de Teoria e Metodologia); uma disciplina direcionada às bases empíricas, teóricas e metodológicas a Linha de Pesquisa específica e à sua relação com o quadro mais amplo das Teorias Sociais (Disciplinas de Fundamentos); e duas disciplinas dedicadas à discussão do processo de trabalho da tese: para a consolidação do projeto (Seminário de Projetos) e  para a discussão dos primeiros resultados do trabalho de tese, tendo em vista a etapa de qualificação (Seminário de Tese). As disciplinas de Seminário são ministradas coletivamente pelo corpo docente do programa, cabendo ao professor responsável a sua curadoria e avaliação. O Seminário de Teoria e Metodologia e o Seminário de Projeto devem ser realizados no semestre de ingresso no curso, em função do seu caráter formativo e de composição de turmas. O Seminário de Projeto é Pré-requisito do Seminário de Tese.

A presença das Atividades Acadêmicas (I e II) no bloco das Disciplinas obrigatórias reforça a concepção de que a participação discente na vida acadêmica do PPGCS e do IFCH é parte fundamental da formação interdisciplinar pretendida pelo Curso. A disciplina Atividades Acadêmicas I é pre-requisito para a Atividades Acadêmicas II. As Disciplinas Eletivas incluem os Tópicos Avançados, as Leituras Dirigidas e as Disciplinas de Fundamento. As duas ou mais Disciplinas de Fundamento de cada Linha de Pesquisa são oferecidas alternadamente ao longo dos anos de integralização do estudante e a realização de ao menos uma delas é pré-requisito para o Exame de Qualificação.

Obrigatórias em Comum:

1- (CS664) Seminário de Teoria e Metodologia - Este seminário, obrigatório a todos os doutorandos ingressantes, organiza-se em torno da discussão de textos, temas, problemas e experiências fundamentais ao processo de pesquisa em Ciências Sociais. Sua realização buscará cobrir duas dimensões. A dimensão experiencial, que aborda o processo de construção da pesquisa e seus dilemas de inclusão e exclusão, aproximação e afastamento, que se traduzem em tópicos relativos às escolhas éticas e políticas, às opções de recorte do objeto teórico e analítico, entre outros. E a dimensão conceitual, na qual a ênfase recai sobre como a escolha das estratégias metodológicas de uma pesquisa podem ser traduzidas por meio da dialética entre aspectos conceituais clássicos às Ciências Sociais, mas sempre revisitados, como micro e macro; qualitativo e quantitativo; estrutura e ação; desigualdade e diferença, objetividade e subjetividade, entre outros.

2- (CS665 e CS666) Atividades Acadêmicas I e II - Atividades extracurriculares comprovadas, que traduzam engajamento na vida acadêmica do Programa de Pós-Graduaçãoem Ciências Sociais (PPGCS) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), como a participação em seminários, a organização de eventos, estágio em Centros e Núcleos de pesquisa etc. A atual dinâmica da disciplina e dos documentos comprovantes de partipação em eventos encontra-se descrita abaixo no item Atividades Acadêmicas I e II (CS665 e CS666).

Obrigatórias por Linha:

1- (CS662) Seminário de Projeto - Este seminário organiza-se em torno da discussão dos projetos de Pesquisa dos doutorandos, ênfase dada no recorte do objeto, na definição de metodologias e referencial teórico enfrentado nas pesquisas individuais.

2- Disciplinas de Fundamento - As duas ou mais Disciplinas de Fundamento de cada Linha de Pesquisa são oferecidas alternadamente ao longo dos anos de integralização do estudante e a realização de ao menos uma delas é pré-requisito para o Exame de Qualificação.

3- (CS663) Seminário de Tese - Este seminário organiza-se em torno da discussão dos primeiros resultados do trabalho de tese dos doutorandos, tendo em vista a etapa de qualificação, dando ênfase à consolidação do recorte do objeto, da definição de metodologias e do referencial teórico enfrentado nas pesquisas individuais.

Disciplinas Eletivas:

1- Tópicos – As disciplinas de Tópico têm seu programa definido em função dos temas de pesquisa desenvolvidos pelos docentes responsáveis pela disciplina, acompanhando seus interesses de pesquisa e debate.

2- Leitura Dirigida – As disciplinas de Leitura Dirigida são definidas com base em um programa de leitura de textos estabelecido em função dos interesses de pesquisa dos docentes responsáveis e dos alunos participantes.

Créditos

Os alunos aprovados no PPGCS devem cursar, obrigatoriamente, o total de 20 créditos:

- Seminário de Teoria e Metodologia (CS664) e Seminário de Projeto (CS662) no 1º semestre do curso;

- Seminário de Tese (CS663) no 3º semestre do curso;

- Fundamentos e Atividades Acadêmicas (CS665 e CS666) entre o 1º e 4º semestres.

- Duas eletivas ao longo do curso, antes da defesa de tese. Uma obrigatoriamente dentro da Linha de Pesquisa.

 

Atividades Acadêmicas I e II (CS665 e CS666)

 

A disciplina CS665 - Atividades Acadêmicas I poderá ser cursada a partir do primeiro semestre do curso e sua aprovação é pré-requisito da matricula na disciplina CS666 - Atividades Acadêmicas II. A matrícula é feita normalmente no pelo sistema da DAC.

O cumprimento de créditos e a aprovação semestral para cada uma das Atividades Acadêmicas I e II se dará mediante a apresentação de formulários de participação em CINCO eventos realizados no âmbito da Unicamp.

O registro do cumprimento das Atividades Acadêmicas I e II se dará por meio de certificado fornecido pelo evento ou, na ausência deste, do formulário disponível no site do PPGCS (Diversos - Declaração de participação em evento - PPGCS): https://www.ifch.unicamp.br/ifch/pos/formularios

Casos excepcionais serão avaliados pela Coordenação do PPGCS mediante justificativa qualificada entregue em nossa Secretaria até 30 dias antes do prazo final de cumprimento da disciplina.

Os formulários de comprovação já preenchidos pelos discentes no decorrer deste semestre contarão cada um como UM evento, independente do número de horas que consta no formulário. Os certificados devem ser entregues todos juntos em envelope identificado (nome e RA) na secretaria do PPGCS ao final do semestre, em data a ser divulgada aos alunos via email.

O cumprimento das referidas disciplinas é pré-requisito para a realização do exame de qualificação.

Proficiência

O aluno deverá demonstrar aptidão em língua inglesa e pelo menos outra língua estrangeira. É obrigatória a apresentação do comprovante em língua inglesa até a fase de entrevistas do processo seletivo, e o segundo até o exame de qualificação.

A não apresentação do comprovante da 1ª língua até a data firmada pode ser impedimento para a matrícula no segundo semestre.

O PPGCS aceita como língua estrangeira: alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e chinês/mandarim.

Serão aceitos (a) diplomas de encerramento de curso de línguas reconhecidos pelo MEC, válidos em até cinco anos; (b) certificados de proficiência de reconhecimento internacional: TOEFL, TOEIC, CAMBRIDGE, IELTS, DELF, DALF, DELE, GOETHE, CELI, CILS; (c) certificado de proficiência do CEL da UNICAMP.

Exame de Qualificação

É pré-requisito para o Exame de Qualificação o cumprimento de 14 créditos, referentes às  disciplinas (CS664) Seminário de Teoria e Metodologia, (CS662) Seminário de Projeto, (CS663) Seminário de Tese, Disciplina de Fundamentos e (CS665 e CS666) Atividades Acadêmicas I e II.

Troca de orientação e coorientação

Todas as trocas de orientação e inclusão ou troca de coorientação devem ser comunicadas formalmente à secretaria do PPGCS. Esta, deverá ser aprovada pela CPG/IFCH.​

Prazos

Os prazos estabelecidos pelo PPGCS são:

Bolsista: 26 e 48 meses para qualificação e defesa, respectivamente.
Não Bolsista: 32 e 61 meses para qualificação e defesa, respectivamente.

O prazo de integralização de todos os alunos é de 61 meses.

O prazo de solicitação de religamento é de 12 meses, após o desligamento do Curso. 

Disciplinas

1o sem

2o sem

3o sem

4o sem

5o sem

6o sem

7o sem

8o sem

Seminário de Teoria e Metodologia (CS664)

X

 

 

 

 

 

 

 

Seminário de Projetos (CS662)

X

 

 

 

 

 

 

 

Seminário de Tese (CS663)

 

 

X

 

 

 

 

 

Fundamentos obrigatória da Linha de Pesquisa

X

X

X

X

 

 

 

 

Atividades Acadêmicas I e II (CS665) e (CS666)

X

X

X

X

 

 

 

 

Eletiva I (dentro da Linha de Pesquisa)

Até a Defesa de Tese

Eletiva II

Até a Defesa de Tese

 

Obs: Quadro composto tendo em vista os prazos do aluno bolsista. As disciplinas eletivas I e II podem ser cursadas até a defesa da tese, ou seja, 48 meses no caso de bolsistas e 61 meses no caso de não bolsistas.