Próximas Defesas

Para agendar a Defesa de Tese:   A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.    

 

"La ciudad que huye": o cinema como expressão sensível dos modos de viver em countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires
Aluno(a): Suelen Caldas de Sousa Simião
Programa: História
Data: 05/04/2024 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Josianne Frância Cerasoli - Orientadora (UNICAMP)
  • Maria Stella Martins Bresciani (UNICAMP)
  • Silvana Barbosa Rubino (UNICAMP)
  • Jacy Alves de Seixas (UFU)
  • Mônica Brincalepe Campo (UFU)
  • Robert Moses Pechman (UFRJ)
Descrição da Defesa:

Esta tese de doutorado investiga o processo histórico de formação dos countries, condomínios e bairros fechados na Região Metropolitana de Buenos Aires (RMBA), a partir de 1970, em correlação com a produção do cinema argentino contemporâneo, buscando pensar as relações entre sensibilidades, sociabilidades e espaço urbano. O trabalho aborda conjuntos de fontes que perpassam diferentes aspectos da questão, com ênfase em: aspectos técnicos, referentes a escritos de arquitetos, urbanistas, geógrafos e sociólogos, concernentes à urbanização da RMBA; dimensões relativas aos impactos sensíveis dessa forma específica de organização urbana, tais como dados sobre a formação e expansão das urbanizações privadas, as alterações sofridas na legislação, estratégias de difusão e comunicação; e um aspecto artístico, cuja fonte principal é cinematográfica, e analisa um curta-documental e seis filmes argentinos relacionados à temática. A hipótese central é que essa filmografia se apresenta como sintoma de uma espécie de cidade (des)encontrada retratada no âmbito da crítica à implementação de políticas neoliberais, mudanças culturais e do aumento do discurso sobre a violência urbana, instituída numa nova lógica espacial. Ao problematizar historicamente o contemporâneo, inquerimos de que forma os filmes evidenciam processos subjetivos ao mesmo tempo em que despertam em nós sentimentos em relação ao que está sendo assistido. Investigamos como o cinema torna a indiferença insuportável ao jogar especialmente com categorias ligados ao gênero cinematográfico de horror e suspense enquanto expressa modos de viver em urbanizações privadas. São considerados o curta-documental de Lucrecia Martel, “La ciudad que huye” (2006), e os filmes, “Cara de queso ‘mi primer ghetto’ (2006) de Ariel Winograd, “Una semana solos” (2007) de Celina Murga, “Las viudas de los jueves” (2009) de Marcelo Piñeyro, Betibu (2014) de Miguel Cohan, “Historia del Miedo” (2014) de Benjamín Naishtat, e “Los decentes” (2016) de Lukas Valenta Rinner.

A construção do museu moderno: um estudo sobre o MASP (1947 – 1968) e sua ambiguidade
Aluno(a): Luna Villas-Boas Lobão
Programa: História
Data: 12/04/2024 - 10:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Nelson Alfredo Aguilar - Presidente (UNICAMP)
  • Silvana Barbosa Rubino (UNICAMP)
  • Marcos Tognon (UNICAMP)
  • Rodrigo Otavio da Silva Paiva (UFES)
  • Ricardo Nascimento Fabbrini (SP)
Descrição da Defesa:

A presente pesquisa de Doutorado tem como objetivo principal analisar criticamente a modernidade presente no Museu de Arte de São Paulo em seus primeiros anos (1947 – 1968), durante o período do pós-guerra, e refletir sobre a presença do Antigo no museu, no que propomos chamar a ambiguidade do MASP.Para cumprir com esse objetivo, a tese adentra a trajetória da formação do museu como instituição ao longo dos anos, pontuando os principais aspectos que possivelmente contribuíram para a construção do museu moderno. Dedica-se a estudar as bases conceituais do pensamento do casal Pietro Maria e Lina Bo Bardi, idealizadores do MASP, enfocando principalmente a questão moderna na Itália, mas analisando também o debate museológico internacional. Dentre os temas abordados nesse estudo, encontra-se a estruturação do museu, a formação do acervo, as Exposições Didáticas e Vitrine das Formas, a museografia da galeria, os cursos e exposições organizadas no museu. Em dado momento, a pesquisa se concentra em estudar os caminhos pelos quais o cenário brasileiro permitiu o surgimento do Museu de Arte e a busca por reformulação teórica do casal Bardi, ao propor a ambiguidade do MASP como um museu moderno que abriga os cânones.Por fim, a pesquisa visa relacionar o tema central à discussão atual sobre o papel do museu, visando posicionar o estudo no debate contemporâneo em torno de alguns dos temas que norteiam a produção historiográfica museológica recente.

Mulheres de pince-nez: imprensa feminina e o surgimento das jornalistas no Rio de Janeiro, 1852-1892
Aluno(a): Cristiane de Paula Ribeiro
Programa: História
Data: 03/05/2024 - 09:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Rodrigo Camargo de Godoi - Orientador (UNICAMP)
  • Izabel Andrade Marson (UNICAMP)
  • Silvana Mota Barbosa (UFJF)
  • Tania Regina de Luca (UNESP)
  • Stella Maris Scatena Franco (USP)
Descrição da Defesa:

Atualmente basta ligar a televisão, checar os sites ou podcasts de notícias para se constatar que as mulheres são maioria nas redações dos jornais e demais veículos de mídia espalhados pelo Brasil. Com efeito, partindo de uma vasta pesquisa nos jornais e em diferentes arquivos situados principalmente no Rio de Janeiro, a tese procura problematizar e historicizar este dado analisando suas raízes entre 1850 e 1890. Neste período, um grupo de mulheres iniciou-se no jornalismo no Rio de Janeiro, assumindo o papel de responsáveis pela produção intelectual e gráfica de seus jornais. O processo histórico em foco divide-se em três. A primeira relaciona-se ao jornalismo de modas, inaugurado no Jornal das Senhoras, em 1852. Longe de analisado como uma amenidade, a pesquisa revelou que este gênero era parte essencial de uma indústria dominada por mulheres, da qual participaram modistas, costureiras e jornalistas. A segunda etapa, investiga a atuação das jornalistas na Instrução Primária e Secundária do Império. A partir do jornal O Sexo Feminino analisa-se o imbricamento entre jornalismo e educação em meados da década de 1870. No terceiro e último momento, considerando o quadro mais amplo de criação das primeiras empresas jornalísticas no último quartel do século XIX, a tese dedica-se a investigar os temas políticos pelas penas das mulheres, como a abolição da escravidão, o republicanismo e a busca por seus direitos, associado a criação da Companhia Imprensa Familiar, sociedade anônima vinculada ao jornal A Família. Finalmente por intermédio da trajetória de Corina Coaracy, analisa-se o ingresso das jornalistas nos grandes jornais no Rio de Janeiro nas duas últimas décadas do século XIX.