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Para agendar a Defesa de Tese:

 

A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.

 

 

 

O TIJOLO NAS FAZENDAS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA - HISTÓRIA , TÉCNICA E PRESERVAÇÃO
Aluno(a): Wânia Lucy Valim Bertinato
Programa: História
Data: 29/04/2025 - 09:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Luiz Cesar Marques Filho - Presidente (UNICAMP)
  • Francisco de Carvalho Dias de Andrade (USP)
  • Ana Aparecida Villanueva Rodrigues (Conselho Internacional de Museus)
  • João Paulo Berto ( Centro de Memória da Unicamp)
  • André Guilherme Dornelles Dangelo (UFMG)
Descrição da Defesa:

A tese pretende demonstrar o valor do patrimônio cultural rural construído em tijolo nas antigas fazendas de café da região denominada Oeste Paulista. A implementação do tijolo foi uma grande revolução produtiva, construtiva e tecnológica que afetou também a área urbana e marcou o início da industrialização do estado de São Paulo. O patrimônio rural do tijolo, que ordenou todo o espaço das fazendas de café, por falta de reconhecimento, de valorização, de conservação e de visibilidade, está sendo condenado ao desaparecimento. Procuramos evidenciar o tijolo como um elemento cultural que, por sua relevância merece ser pesquisado, cadastrado, e preservado em suas estruturas arquitetônicas e sobretudo reconhecido como um valioso patrimônio histórico e cultural brasileiro. Discutimos sobre problemas que dificultam a salvaguarda das antigas fazendas de café paulistas e sugerimos alguns caminhos para sua preservação.

Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)
Aluno(a): Ayrle Alves de Figueiredo
Programa: História
Data: 30/04/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Izabel Andrade Marson - Orientadora (UNICAMP)
  • Ana Silvia Volpi Scott (UNICAMP)
  • Viviane Gomes de Ceballos (UFCG)
Descrição da Defesa:

A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade. Entre as décadas de 1860 e 1890, a cidade desenvolveu relações comerciais com províncias vizinhas, a exemplo dos contatos com Recife e a Praça de Pernambuco, importante polo econômico e comercial do Nordeste brasileiro no século XIX, assim como o Ceará e Rio Grande do Norte, tanto por estarem integrados às trocas para o abastecimento local como por vincular a região com negócios do exterior. Por meio do inventário post mortem deste personagem identificamos algumas das principais atividades econômicas da cidade, como a criação e o comércio de gado, mercadorias locais e importadas da Europa e o aluguel de propriedades urbanas. Francisco Bezerra investiu significativamente em fazendas de criação e propriedades urbanas, adquirindo, edificando e reconstruindo 79 imóveis de um total de 290 edificações na cidade. Além disso, ele atuava como mercador de produtos e emprestador de dinheiro, atendendo a pequenas e grandes demandas de crédito, atividade que o colocou em um lugar privilegiado, no geral designado no Império pela expressão “capitalista”. O uso de outras fontes como os jornais da época e os relatórios dos presidentes da Província, nos ajudam a exemplificar esse contexto.

O imaginário artístico e cultural do cinema de horror italiano e do giallo. Origens, metamorfoses e tramas
Aluno(a): Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Programa: História
Data: 05/05/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Jorge Sidney Coli Junior - Orientador (UNICAMP)
  • Alexander Gaiotto Miyoshi (UFU)
  • Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior (USP)
  • Lúcio de Franciscis dos Reis Piedade Filho (UFJF)
  • Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia (UNICAMP)
Descrição da Defesa:

Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo a identificação e análise da presença das artes visuais no cinema de horror italiano e no giallo, compreendendo suas origens, metamorfoses e tramas. A arte é tema manifesto desde o primeiro longa-metragem oficial do gênero, I Vampiri (1957), de Riccardo Freda. Nele, nota-se pela primeira vez a presença da pintura como símbolo de um tempo vetusto, bem como a retórica do retrato como Doppelgänger pictórico. O topos do duplo e suas imbricações se proliferam nos diversos filmes da década, encontrando um declínio com a chegada dos anos 1970, em decorrência das transformações político-sociais na Itália da contracultura e dos anni di piombo. É nestes anos que a arte passa a ser encarada em seu sentido moderno e disruptivo, cujos filmes estabelecem paralelos evidentes com as efervescências artísticas daqueles anos – o experimentalismo, o happening e a performance, a videoarte. Os anos 1980, por sua vez, retraçam as problemáticas da década, em especial as incorrências geradas pela ascensão midiática de Silvio Berlusconi, que instituem o discurso da visualidade em crise. É nesta década ainda que se evidenciam os paralelos formais entre cinema e pintura, através do uso do plan-tableau. No intuito de compreender tais transformações, a pesquisa se debruçou igualmente no cinema de origem (1905-1926), a fim de identificar os arquétipos formadores dos gêneros. Ali, se condensam os temas proliferados no cinema pós-1957: o tableau vivant; o cotidiano do artista; a arte na esfera macabra; a destruição do objeto artístico; o corpo como arte; a obra de arte viva; a morte pela arte. Esta pesquisa visa, portanto, estudar a reverberação de obras de arte nos filoni por meio de uma análise formal, iconográfica e comparativa dos filmes e das referências neles encontradas.

“SER TÃO BRASIL”: RASTROS DE MEMÓRIAS, ESCRITAS DE HISTÓRIAS E TEMPOS EM TRANSE (ARQUIVO DO CNFCP-IPHAN NA ERA DIGITAL)
Aluno(a): Vagner Silva Ramos Filho
Programa: História
Data: 23/05/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Iara Lís Franco Schiavinatto - Orientadora (UNICAMP)
  • Cristina Meneguello (UNICAMP)
  • Thiago Lima Nicodemo (UNICAMP)
  • Antonio Gilberto Ramos Nogueira (UFC)
  • Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS)
Descrição da Defesa:

A tese aborda o arquivo hemerográfico do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um dispositivo de imagens sobre passados de diferentes lugares da nação. Diante de sua figuração como um atlas de rastros mapeados por vários estados do país, problematizo distintos modos de fazer ver e dizer passados do povo registrados nele, sobretudo ao longo do século XX entre dinâmicas globais do folclore, da cultura popular e do patrimônio, a fim de entender alguns traços de sua emergência, de transformações de seu funcionamento até ocupar um lugar central na era digital e de subjetivações que provoca. A hipótese defendida é a de que as atualizações de sentidos que faz, marcadas por lógica simultânea de domesticação e de idealização de passados, indicam acordos e disputas que dizem muito sobre seus mecanismos de atuação. Argumento que os usos políticos do passado que opera, em meio a linhas variadas de sedimentação de imagens unitárias e de fraturação delas, explicitam um emaranhado de relações entre políticas de memória, de escritas de história e de tempo atuantes na construção dessas percepções no debate público. Uma abordagem mais sistemática de memórias do sertão da região nordestina, em que o passado do modo de vida à margem da lei do cangaço é um dos seus espectros mais sintomáticos, foi feita para expor procedimentos significativos deste atlas que encena tempos da nação. Com base em Teorias da História, da História da Historiografia e da Memória, realizo uma cartografia desse arquivo por meio da análise de determinadas redes intelectuais que permitem desemaranhar algumas linhas de sua constituição historicamente situada. O principal núcleo de fontes utilizado é a própria documentação do atlas, especialmente os recortes de jornais publicizados em sua hemeroteca digital. O estudo do arquivo é o ponto de estabilidade dessa pesquisa que envolve a análise de uma série mais ampla de vestígios sobre os temas em cena relacionados a escritas, imagens, lugares, performances e outras artes. A tese busca contribuir com pesquisas históricas interessadas em entender como imagens de passado em conflito neste atlas, ou realizadas a partir dele, se entrelaçam em lutas bastante variadas do presente e contendas sobre seus legados para o futuro.