Próximas Defesas

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A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.

 

 

 

Resistências Negras: a militância prática e teórica em Sueli Carneiro
Aluno(a): Vinicius Santana Cerqueira
Programa: Filosofia
Data: 25/04/2025 - 14:00
Local: Sala Multiuso
Membros da Banca:
  • Professores Titulares: Profa. Dra. Yara Adario Frateschi (Presidente) (Orientador) Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Monique Hulshof Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Wanderson Flor do Nascimento Instituição de Origem: Universidade de Brasília /Brasília
  • Professores Suplentes: Prof. Dr. Mario Augusto Medeiros da Silva Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dra. Halina Macedo Leal Instituição de Origem: Fundação Universidade Regional de Blumenau /Blumenau
Descrição da Defesa:

Neste texto, procuro investigar o papel das resistências negras na luta contra o dispositivo de racialidade na obra Dispositivo de Racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser (2023), de Sueli Carneiro. Tenho a intenção de argumentar que as resistências negras – representadas por expoentes do movimento de mulheres negras e do movimento negro brasileiro contemporâneo, como Geledés - Instituto da Mulher Negra e Movimento Negro Unificado (MNU) – lutam contra o dispositivo de racialidade mediante a contestação das cláusulas do contrato racial e através do fortalecimento de sua negritude. Defendo que o fortalecimento da negritude é feito com base naquilo que Carneiro denomina como ética renovada. Considero que podemos observar a presença dessa ética renovada nas ações levadas a cabo por Geledés na década de 1990 na cidade de São Paulo. Destaco dois projetos nos quais Sueli Carneiro esteve direta ou indiretamente envolvida: o SOS Racismo e o Projeto Rappers (1992-2002). Minha sugestão é que, em ambos os projetos, vemos não somente as estratégias de conscientização racial e valorização político-cultural da negritude por meio do hip-hop, como a luta pelos direitos de cidadania da população negra na cidade de São Paulo.

In this text, I investigate the role of black resistance in the fight against the racial device in Sueli Carneiro's work Deployment of Raciality: the construction of the other as not being as the foundation of being (2023). I argue that black resistance – represented by exponents of the black women's movement and the contemporary Brazilian black movement, such as Geledés - Instituto da Mulher Negra and Movimento Negro Unificado (MNU) – fight against the racial device by challenging the clauses of the racial contract and by strengthening their blackness. I understand that the strengthening of blackness is based on what Carneiro calls renewed ethics. We can observe the presence of this renewed ethics in the actions carried out by Geledés in the 1990s in the city of São Paulo. I highlight two projects in which Sueli Carneiro was directly or indirectly involved: SOS Racismo and Projeto Rappers (1992-2002). My suggestion is that, in both projects, we see not only the strategies of racial awareness and political-cultural valorization of blackness through hip-hop, but also the fight for citizenship rights of the black population in the city of São Paulo.

O TIJOLO NAS FAZENDAS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA - HISTÓRIA , TÉCNICA E PRESERVAÇÃO
Aluno(a): Wânia Lucy Valim Bertinato
Programa: História
Data: 29/04/2025 - 09:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Luiz Cesar Marques Filho - Presidente (UNICAMP)
  • Francisco de Carvalho Dias de Andrade (USP)
  • Ana Aparecida Villanueva Rodrigues (Conselho Internacional de Museus)
  • João Paulo Berto ( Centro de Memória da Unicamp)
  • André Guilherme Dornelles Dangelo (UFMG)
Descrição da Defesa:

A tese pretende demonstrar o valor do patrimônio cultural rural construído em tijolo nas antigas fazendas de café da região denominada Oeste Paulista. A implementação do tijolo foi uma grande revolução produtiva, construtiva e tecnológica que afetou também a área urbana e marcou o início da industrialização do estado de São Paulo. O patrimônio rural do tijolo, que ordenou todo o espaço das fazendas de café, por falta de reconhecimento, de valorização, de conservação e de visibilidade, está sendo condenado ao desaparecimento. Procuramos evidenciar o tijolo como um elemento cultural que, por sua relevância merece ser pesquisado, cadastrado, e preservado em suas estruturas arquitetônicas e sobretudo reconhecido como um valioso patrimônio histórico e cultural brasileiro. Discutimos sobre problemas que dificultam a salvaguarda das antigas fazendas de café paulistas e sugerimos alguns caminhos para sua preservação.

“TRAIDORES DE GÊNERO?”: aproximações e tensionamentos entre homens e feminismos no cenário brasileiro
Aluno(a): Isabela Venturoza de Oliveira
Programa: Antropologia Social
Data: 29/04/2025 - 14:00
Local: Teses I
Membros da Banca:
  • Profa. Dra. Maria Filomena Gregori - Presidente
  • Profa. Dra. Regina Facchini - Titular
  • Profa. Dra. Carolina Branco de Castro Ferreira - Titular
  • Profa.Dra. Heloísa Buarque de Almeida - Titular
  • Prof. Dr. Pedro Lopes - Titular
  • Prof. Dr. Christiano Key Tambascia - Suplente
  • Prof. Dr. Bernardo Fonseca Machado - Suplente
  • Profa. Dra. Jacqueline Moraes Teixeira - Suplente
Descrição da Defesa:

Este estudo propõe uma reflexão sobre as relações entre homens e feminismos no contexto brasileiro, mapeando definições e tensões primeiramente a partir de um conjunto de instituições e sujeitos ligados à Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). A RHEG é constituída por indivíduos que transitam entre academia, organizações da sociedade civil e movimento social, produzindo e sendo produzidos pela discussão sobre homens e masculinidades e pelas teorias e ativismos feministas a partir do final dos anos 1990. Em um segundo momento, a pesquisa interroga questões que extrapolam a RHEG e assumem maior destaque a partir da segunda metade dos anos 2010, com a expansão do debate público sobre masculinidades no Brasil. Com isso, investiga as maneiras pelas quais as políticas de gênero produzem homens e masculinidades a partir de diferentes referenciais e contextos, tendo a internet e as redes sociais como importante meio de proliferação e como campo a partir do qual não só conteúdos são produzidos, mas produtos são comercializados. Por fim, evoca as relações entre homens e feminismos negros e homens e transgeneridades para pensar com e para além dos feminismos. Em última análise, a pesquisa se propõe a verificar a forma como uma série de sujeitos produz sentidos múltiplos em torno de categorias como “feminismo”, “equidade”, “gênero”, “homem”, “mulher” e “experiência”, em um movimento que produz tanto legitimidades quanto exclusões. A pertinência do estudo se constrói diante da escassez de investigações que reflitam sistematicamente sobre a relação entre homens e feminismos no Brasil, bem como sobre a constituição de um campo de homens, mulheres e pessoas não-binárias trabalhando com a temática das masculinidades em nosso país. Os métodos de investigação utilizados estão centrados no acompanhamento de instituições e sujeitos que atuam com homens e masculinidades em diferentes regiões do Brasil. Tal acompanhamento se dá através da realização de entrevistas, etnografia de eventos e reuniões e etnografia digital, assim como através de materiais produzidos por e com os sujeitos e instituições acompanhados durante a pesquisa.

Comércio e Riqueza na crise da lavoura do sertão da Paraíba: a expansão dos negócios de Francisco Bezerra de Sousa na região de Cajazeiras (1860-1890)
Aluno(a): Ayrle Alves de Figueiredo
Programa: História
Data: 30/04/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Izabel Andrade Marson - Orientadora (UNICAMP)
  • Ana Silvia Volpi Scott (UNICAMP)
  • Viviane Gomes de Ceballos (UFCG)
Descrição da Defesa:

A proposta desta dissertação é analisar a trajetória de Francisco Bezerra de Sousa, comerciante que viveu e prosperou economicamente em Cajazeiras, cidade do sertão paraibano e no seu entorno, em meio a um contexto de mudanças significativas na Província da Paraíba. O fim da escravidão, as crises na lavoura, as secas, a concentração de terra e riqueza, a implementação de equipamentos modernos na produção de algodão, são eventos paradigmáticos das transformações que incidiram sobre toda a região e coincidem com o momento de formação e consolidação da cidade. Entre as décadas de 1860 e 1890, a cidade desenvolveu relações comerciais com províncias vizinhas, a exemplo dos contatos com Recife e a Praça de Pernambuco, importante polo econômico e comercial do Nordeste brasileiro no século XIX, assim como o Ceará e Rio Grande do Norte, tanto por estarem integrados às trocas para o abastecimento local como por vincular a região com negócios do exterior. Por meio do inventário post mortem deste personagem identificamos algumas das principais atividades econômicas da cidade, como a criação e o comércio de gado, mercadorias locais e importadas da Europa e o aluguel de propriedades urbanas. Francisco Bezerra investiu significativamente em fazendas de criação e propriedades urbanas, adquirindo, edificando e reconstruindo 79 imóveis de um total de 290 edificações na cidade. Além disso, ele atuava como mercador de produtos e emprestador de dinheiro, atendendo a pequenas e grandes demandas de crédito, atividade que o colocou em um lugar privilegiado, no geral designado no Império pela expressão “capitalista”. O uso de outras fontes como os jornais da época e os relatórios dos presidentes da Província, nos ajudam a exemplificar esse contexto.

O imaginário artístico e cultural do cinema de horror italiano e do giallo. Origens, metamorfoses e tramas
Aluno(a): Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Programa: História
Data: 05/05/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Jorge Sidney Coli Junior - Orientador (UNICAMP)
  • Alexander Gaiotto Miyoshi (UFU)
  • Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior (USP)
  • Lúcio de Franciscis dos Reis Piedade Filho (UFJF)
  • Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia (UNICAMP)
Descrição da Defesa:

Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo a identificação e análise da presença das artes visuais no cinema de horror italiano e no giallo, compreendendo suas origens, metamorfoses e tramas. A arte é tema manifesto desde o primeiro longa-metragem oficial do gênero, I Vampiri (1957), de Riccardo Freda. Nele, nota-se pela primeira vez a presença da pintura como símbolo de um tempo vetusto, bem como a retórica do retrato como Doppelgänger pictórico. O topos do duplo e suas imbricações se proliferam nos diversos filmes da década, encontrando um declínio com a chegada dos anos 1970, em decorrência das transformações político-sociais na Itália da contracultura e dos anni di piombo. É nestes anos que a arte passa a ser encarada em seu sentido moderno e disruptivo, cujos filmes estabelecem paralelos evidentes com as efervescências artísticas daqueles anos – o experimentalismo, o happening e a performance, a videoarte. Os anos 1980, por sua vez, retraçam as problemáticas da década, em especial as incorrências geradas pela ascensão midiática de Silvio Berlusconi, que instituem o discurso da visualidade em crise. É nesta década ainda que se evidenciam os paralelos formais entre cinema e pintura, através do uso do plan-tableau. No intuito de compreender tais transformações, a pesquisa se debruçou igualmente no cinema de origem (1905-1926), a fim de identificar os arquétipos formadores dos gêneros. Ali, se condensam os temas proliferados no cinema pós-1957: o tableau vivant; o cotidiano do artista; a arte na esfera macabra; a destruição do objeto artístico; o corpo como arte; a obra de arte viva; a morte pela arte. Esta pesquisa visa, portanto, estudar a reverberação de obras de arte nos filoni por meio de uma análise formal, iconográfica e comparativa dos filmes e das referências neles encontradas.