O Programa

"O Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Unicamp foi criado em 1976 com Mestrado em História do Brasil. Por suas referências teóricas, temas e objetos, abordagens e métodos, possibilitou pesquisas inovadoras no âmbito da historiografia brasileira. Esta fase inicial foi importante para o estudo das experiências dos trabalhadores, com ênfase em pesquisas sobre vida cotidiana, cultura popular, disciplina fabril, organização do espaço urbano, movimentos sociais. A segunda fase veio com a criação do Doutorado em História. O Programa tinha uma área de concentração comum (História Social do Trabalho), que abrigou cinco linhas de pesquisa: Escravidão e Trabalho Livre; Movimentos Sociais; Processo de Trabalho; Política e Trabalho; Cultura e Cidades. Em 1989, foi criada a área de concentração em História da Arte e da Cultura no Programa. Pela primeira vez no Brasil, um PPG de História incorporava uma área com tal perfil, uma vez que esta era tradicionalmente organizada em escolas e institutos de Belas Artes ou de Arquitetura. No anos de 1990, o PPGH ampliou suas temáticas de interesse e, aos novos temas de pesquisa (religião, gênero, racismo, cultura material, pós-modernismo), foram somados aqueles desenvolvidos no âmbito da história da arquitetura, da iconografia dos viajantes, das relações entre arte e política. Em 1993, a área de concentração de História Social do Trabalho passou por um redimensionamento, surgindo as seguintes linhas de pesquisa: Trabalho, Política e Movimentos Sociais; História Social da Escravidão e do Racismo; Cultura e Cidades: Políticas urbanas, produção cultural e cidadania. Além disso, duas novas linhas foram criadas: História Social da Cultura; Jogos do Político: conceitos, representações e imaginário; História, Memória e Historiografia. Em 1997, esse processo de mudanças incorporou a linha História, Cultura e Gênero, que privilegiou a História Cultural como abordagem teórica central dos estudos de gênero, identidades, sociabilidades e cultura material. Em 2001, a grade curricular foi remodelada a fim de criar maior integração entre a graduação e a pós-graduação, melhor aproveitamento das atividades das linhas de pesquisa e maior equilíbrio entre a pesquisa e os trabalhos em sala de aula e em centros e núcleos para estudantes e docentes da pós-graduação. A partir de 2002, quatro áreas de concentração e novas nomenclaturas revelam as origens temáticas do programa: História da Arte, História Cultural, História Social e Política, Memória e Cidade. Em 2004, foi instituído o Doutorado na área de História da Arte, concluindo essa fase de atualização curricular. Em 2006, foi criada na área de História Social a linha de História Social da África para tratar de espaços e contextos informados por identidades, práticas e pensamentos vinculados à África. Em 2012, foi criada dentro da área Política, Memória e Cidade a linha de Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios, com o objetivo de analisar a dimensão social das práticas intelectuais, das representações visuais historicamente constituídas e a reflexão sobre as manifestações plurais dos patrimônios. No mesmo ano, foi criada, na área de História da Arte, a linha Questões de Arte Não-Europeia. Em 2020, após intenso processo de autoavaliação, o Programa decidiu proceder a uma reforma abrangente das áreas e respectivas linhas de pesquisa para atender a novas demandas temáticas e novos desafios que se interpõem em razão da formação diversificada dos professores do PPGH. O processo de reestruturação ocorreu também no sentido de de adequar a estrutura do programa ao perfil do renovado corpo docente. A partir de então, o PPGH passou a ter a seguinte configuração:

Área 1 - História da Arte.
Linhas: História da Arte e Estudos Visuais; Crítica, Curadoria e Preservação.
Área 2 - Dinâmicas e Linguagens Políticas
Linhas: Historiografia, Espacialidades e Representações; Deslocamentos, Desigualdades e Direitos
Área 3 - História Social, Diferenças e Conflitos
Linhas: Mundos do Trabalho na Escravidão e na Liberdade; África e Diáspora Africana.
Área 4 - Cultura, Memória e Visualidades
Linhas: Gênero, Subjetividades e Cultura Material; Visualidades, Políticas de Memória e Questões do Contemporâneo.

Dessa trajetória de trinta anos que consolidou um trabalho coletivo inovador e consistente, reforçamos os objetivos iniciais:

• formar docentes e pesquisadores de alto nível, que possam atuar em IES, arquivos, institutos de pesquisa, fundações, conselhos de patrimônio, entre outros;
  • propiciar o desenvolvimento intelectual em ambiente de constante debate teórico e de exploração de novos temas e fontes de investigação;
  • contribuir significativamente para o ensino, a pesquisa, a construção e disseminação do conhecimento em História