
Redes e grupos - Demografia
Os docentes de nosso Programa estabelecem conexões com diversos pesquisadores no Brasil e no Mundo, estas conexões, em muitos casos, se consolidam enquanto grupos de pesquisa e redes nacionais e internacionais de pesquisadores.
Estas redes e grupos são parte fundamental para garantir a capilaridade e projeção de nosso Programa em nível nacional e internacional, além de inserir nossos pesquisadores em discussões mais amplas nos temas de interesse em nossas áreas de atuação.
Abaixo relacionamos estas redes e grupos de pesquisa:
BI0S - Brazilian Institute of Data Science
Responsáveis: JOAO MARCOS TRAVASSOS ROMANO
Membros: ALEXANDRE GORI MAIA, Álvaro Oliveira D'Antona, CLAUDIA REGINA CASTELLANOS PFEIFFER, DR KONRADIN METZE, HENRIQUE NOGUEIRA DE SA EARP, Jurandir Zullo Junior, LEONARDO TOMAZELI DUARTE, NIRO HIGUCHI, PETER SUSSNER, RENATO MACHADO, RICARDO SUYAMA, RODOLFO DE CARVALHO PACAGNELLA, ROMIS RIBEIRO DE FAISSOL ATTUX, ROSANGELA BALLINI
O Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial - Brazilian Institute of Data Science (BI0S) tem como principal objetivo desenvolver soluções de estado da arte em ciência dos dados e inteligência artificial (IA), propondo soluções para problemas relevantes e conectando a academia, empresas, startups, a sociedade e o setor público em um ecossistema integrado de inovação. Ele contribui com o desenvolvimento científico-tecnológico e social em áreas estratégicas que surgirão da interação entre todos os atores envolvidos.
Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990
Responsáveis: Ednelson Mariano Dota
Membros: CIMAR ALEJANDRO PRIETO APARICIO, GEARLEY LEOPOLDINO VELOSO, IGOR MARTINS MEDEIROS ROBAINA, ISIS DO MAR MARQUES MARTINS, ITALA LUZIA DE ANDRADE, JHONATAN TELLES RIBEIRO, José Marcos Pinto da Cunha, MARIA CRISTINA DADALTO, MATHEUS DE OLIVEIRA FERNANDES ADAO, RACHEL FACUNDO VASCONCELOS DE OLIVEIRA, RAFAEL DE CASTRO CATAO, SILVANA NUNES DE QUEIROZ, VERA LUCIA DOS SANTOS PLACIDO, YAGO OLIVEIRA DOS SANTOS
PROJETO FINANCIADO ATRAVÉS DO EDITAL 02/2021 CAPES/SNF. O projeto busca analisar se a dinâmica das famílias brasileiras observada desde os anos 1990 nos Censos Demográficos tem contribuído com a mudança na migração através da alteração do contexto de tomada de decisão, em particular a mobilidade residencial.
Grupo de Estudios sobre Migración interna y Urbanización
Responsáveis: JOSE MARCOS PINTO DA CUNHA
Membros: Ana Maria Chavez Galindo, Daniel Macadar, Jorge A. Barquero, jorge rodriguez vignoli, Luis Jaime Sobrino Figueroa, WENDY MOLINA VARELA
(Grupo de Pesquisa) Trata-se de um grupo de pesquisadores de vários países latinoamericanos do Chile, Uruguai, Costa Rica, México e Brasil que se reunem periodicamente, ainda em caráter informal, para discutir temas relacionados à migração interna, urbanização e, especialmente, processo de metropolização. Esse grupo já produziu um série de estudos que tem sido publicados em revistas latinoamericanas e apresentados em congresso internacionais como da ALAP (Asociación Latinoamericanda de Población) e IUSS (International Union for the Scientific Studies of Population).