Pular para o conteúdo principal
IFCH

Estrutura de Pesquisa - Demografia

Entre as Estruturas Acadêmicas de Pesquisa, Arquivo e Bibliotecas, hoje nossa Pós-Graduação dialoga diretamente com diversos Centros e Núcleos de Pesquisa sediados no IFCH, além de Centros e Núcleos vinculados diretamente à estrutura administrativa geral da Universidade, mas que suas pesquisas, de caráter inovador e interdisciplinar, dialogam diretamente com nossas pesquisas.

Além dos Centros e Núcleos de Pesquisa, nossos docentes lideram e/ou participam de diversos Grupos de Pesquisa e Estudos, que garantem a flexibilidade e debate constante dentro do Programa.

Esta diversidade de Centros, Núcleos e Grupos garantem não só o diálogo transversal entre as diversas áreas do conhecimento e linhas de pesquisa, como possibilitam aos docentes e discentes do Programa a possibilidade de realizarem pesquisas interdisciplinares e inovadoras.

Abaixo apresentamos os Centros, Núcleos e Grupos de pesquisa que possuem relação direta com o Programa:

Centros e Núcleos de Pesquisa

Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU

Ver mais

Grupos de Pesquisa

Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde os anos 1990

PROJETO FINANCIADO ATRAVÉS DO EDITAL 02/2021 CAPES/SNF. O projeto busca analisar se a dinâmica das famílias brasileiras observada desde os anos 1990 nos Censos Demográficos tem contribuído com a mudança na migração através da alteração do contexto de tomada de decisão, em particular a mobilidade residencial.


 

Grupo de Estudios sobre Migración interna y Urbanización

(Grupo de Pesquisa) Trata-se de um grupo de pesquisadores de vários países latinoamericanos do Chile, Uruguai, Costa Rica, México e Brasil que se reunem periodicamente, ainda em caráter informal, para discutir temas relacionados à migração interna, urbanização e, especialmente, processo de metropolização. Esse grupo já produziu um série de estudos que tem sido publicados em revistas latinoamericanas e apresentados em congresso internacionais como da ALAP (Asociación Latinoamericanda de Población) e IUSS (International Union for the Scientific Studies of Population).

História das Populações

(Grupo de pesquisa) Este grupo propõe estudar a história e a geografia dos regimes demográficos e sistemas familiares no passado brasileiro. Dando sequência às atividades do GP Demografia & História, continua priorizando o debate em torno da coexistência de diferentes regimes demográficos que teriam vigorado no Brasil até meados do século XIX.

Migrações Venezuelanas - Observatório das Migrações em São Paulo

Análise da inserção laboral de imigrantes venezuelanos no processo de interiorização para São Paulo.

Núcleo de Estudos de Políticas Públicas "Elza de Andrade Oliveira"

(Grupo de pesquisa) O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas "Elza de Andrade Oliveira" é composto por docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, comprometidos com a análise qualificada e crítica das Políticas Públicas, assim como o desenvolvimento de ferramentas metodológicas e tecnológicas. Suas reflexões e seus projetos têm como eixos estruturantes os temas.

Núcleo de História Econômica

(Grupo de pesquisa) O núcleo pretende-se como espaço de interlocução para estudos e pesquisas cuja temática fundamental está voltada aos aspectos econômicos da História, entendido em uma perspectiva que englobe contexto social mais amplo, evitando, assim, a visão economicista. Visa ao alargamento das possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas na área, no âmbito do curso de História da UNESP, câmpus de Assis, e área de História Econômica do Curso de Economia, câmpus de Ribeirão Preto, em nível de graduação e pós-graduação.

OBSERVATÓRIO DA EMIGRAÇÃO BRASILEIRA

OBSERVATÓRIO DA EMIGRAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÕES VULNERÁVEIS: Trabalho Infantil

Estudo das populações vulneráveis com foco em imigrantes, refugiados, trabalho infantil.