Próximas Defesas

Para agendar a Defesa de Tese:   A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.    

 

Para-cima-da-terra em Massekury: a linguagem mítica dos Jamamadi do alto Purus
Aluno(a): Hugo Ciavatta
Programa: Antropologia Social
Data: 09/12/2022 - 14:00
Local: on line
Membros da Banca:
  • Profa. Dra. Maria Suely Kofes - UNICAMP (Presidente)
  • Prof. Dr. Antonio Roberto Guerreiro Junior - UNICAMP (Titular)
  • Profa. Dra. Dra. Iracema Hilario Dulley - UFSCAR (Titular)
  • Prof. Dr. Edmundo Antonio Peggion - UNESP (Titular)
  • Profa. Dra. Suzane de Alencar Vieir - UFG (Titular)
  • Profa. Dra. Mariana da Costa Aguiar Petroni - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (Suplente)
  • Prof. Dr. Christiano Key Tambascia - UNICAMP (Suplente)
  • Profa. Dra. Karen Gomes Shiratori - USP (Suplente)
Descrição da Defesa:

A partir dos encontros com os Jamamadi de Massekury, no alto rio Purus da Amazônia brasileira, com as nossas conversas e as falas indígenas, este trabalho aborda as narrativas míticas ameríndias. Quem e como contava os mitos Jamamadi; os nomes Jamamadi em seus diferentes planos de relações; os conflitos sobre a demarcação das Terras Indígenas na região; os Jamamadi às voltas com suas concepções xamânicas; as acusações de feitiçaria e os anúncios de vingança redefinindo relações; por fim, uma candidatura Jamamadi a vereador no município mais próximo de Massekury: cada um desses acontecimentos, entrelaçando-se, tornaram-se maneiras de eliciar as relações sociais dos Jamamadi. O objetivo desta tese, portanto, é explorar a linguagem mítica jamamadi disseminada e expressa, por sua vez, em diversas instâncias da vida social de Massekury.

Diabo universal e espíritos locais: a magia civilizatória das igrejas brasileiras Maputo, sul de Moçambique
Aluno(a): Clayton da Silva Guerreiro
Programa: Ciências Sociais
Data: 13/12/2022 - 09:00
Local: Tese 1
Membros da Banca:
  • Profa. Dra. Nashieli Cecilia Rangel Loera - presidenta
  • Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz - titular
  • Prof. Dr. Rodrigo Ferreira Toniol - titular
  • Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi - suplente
  • Dra. Teresa Maria da Cruz e Silva - titular
  • Dr. Luiz Henrique de Toledo - suplente
  • Dr. Devaka Premawardhana - titular
  • Dra. Lívia Reis Santos - suplente
Descrição da Defesa:

A presente tese busca descrever a relacionalidade envolvendo a presença de igrejas e missionários brasileiros em Maputo, Sul de Moçambique, com especial atenção para a Igreja Universal do Reino de Deus. Parto do suposto de que esses atores constituem e são constituídos por meio de diferentes modos de estar em relação com outras práticas tradicionais e/ou religiosas, nomeadamente os tinyanga (médicos tradicionais) e os profetas Zione (Igrejas Independentes Africanas), resultando em um emaranhado de relações formado por atores humanos e não humanos. Suponho ainda que os principais traços dessas relacionalidades são as assimetrias de poder e recursos que se evidencia materialmente e a operação de uma magia civilizatória reproduzida por missionários e pastores brasileiros. Trata-se de uma ideologia que se serve de um passado colonial, é decantada pela teologia da prosperidade e se expressa em uma estética que espelha práticas tradicionais, mas promete a solução de problemas sociais por meio da guerra contra os espíritos e a “tradição”, ainda que as igrejas se engajem em trabalhos de assistência social, formação de redes de sociabilidade e discussões públicas em busca da “paz efetiva”. Ao fim, acaba contribuindo para a ampliação das tensões sociais e das assimetrias de poder e recursos que marcam a cidade de Maputo.

Trabalho, precarização e saúde: o processo de adoecimentos na Construção Civil de Manaus (2005-2015).
Aluno(a): Erika Luciene Almeida Soares
Programa: Sociologia
Data: 13/12/2022 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante (Presidente) (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Bárbara Geraldo de Castro - IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Mariana Shinohara Roncato - Universidade Estadual de Campinas
  • Profa. Dra. Lucieneida Dováo Praun - Universidade Federal do Acre
  • Profa. Dra. Maria Aparecida da Cruz Bridi - Universidade Federal do Paraná
Descrição da Defesa:

A presente pesquisa analisa a relação entre trabalho e saúde nos marcos da reestruturação do capital, de modo a enfatizar o trabalho, enquanto um processo de atividade humana e, portanto, social, na formulação de explicações acerca das suas consequências para a vida e a saúde do trabalhador. Para isso, a partir de uma perspectiva metodológica qualitativa, adentramos à realidade das precariedades laborais vivenciadas por trabalhadores/as do setor da construção civil, em Manaus (AM), entre os anos de 2005 e 2015, e seus efeitos no processo de adoecimentos e mortes por conta do trabalho nos canteiros de obras, assim como identificamos algumas das experiências de lutas e resistências, coletivas e individuais, pelo direito de não adoecer ou morrer em virtude do trabalho.

Reclamarse un espacio en la ciudad heteronormativa: lugares, afectos y memorias de la homosexualidad en Bogotá
Aluno(a): Fernando Ramírez Arcos
Programa: Antropologia Social
Data: 13/12/2022 - 15:00
Local: on line
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Franklin Gerly Gil Hernández - Universidad Nacional de Colombia (Presidente)
  • Profa. Dra. Maria Filomena Gregori - Unicamp (Titular)
  • Profa. Dra. Diana Carolina Ojeda Ojeda - Pontifícia Universidad Javeriana (Titular)
  • Prof. Dr. Camilo Albuquerque Braz - Universidade Federal de Goiás (Titular)
  • Prof. Dr. Guilherme Rodrigues Passamani - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Titular)
  • Prof. Dr. Nicolas Wasser - Unicamp (Suplente)
  • Prof. Dr. Paulo Victor Leite Lopes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Suplente)
  • Profa. Dra. Marta Jimena Cabrera Ardila - Pontifícia Universidad Javeriana(Suplente)
Descrição da Defesa:

Mi investigación de doctorado analiza las narrativas de sujetos con conductas homosexuales sobre lugares gay de Bogotá (Colombia), los cuales existieron a finales del siglo XX e inicios del XXI. Principalmente, se enfoca en aquellos lugares visitados, vivenciados y con los cuales desarrollaron sentidos afectivos, de pertenencia y arraigo. Tiene por objetivo dar cuenta de la producción de estos espacios desde sus experiencias. Se trata de espacios en los que podían encontrarse con otros pares, establecer relaciones de amistad, sentimentales o ligar, y que les ofrecían seguridad, comodidad y oportunidad de sentirse a gusto consigo mismos/as, en tanto impactaban en sus procesos personales de construcción de identidad sexual y de género. Para el caso, examino solo aquellos lugares que tuvieron una importancia social y sexual en las vidas de las y los sujetos entrevistados, desde tres ejes analíticos clave: sentidos de lugar, afectos y memorias. Estos ejes me permiten reflexionar sobre sus reclamos urbanos, de abrirse espacios y compartirlos frente a la adversidad de una ciudad heteronormativa. Entre los lugares de la época se encontraban establecimientos comerciales nocturnos y de fin de semana como bares, discotecas y de sexo, así como dedicados al activismo y al flirteo en lo público. Mi tesis brinda un atisbo a estas diferencias sociales y culturales de los lugares, mientras brinda un panorama parcial de las sociabilidades homosexuales de la época. La investigación se centra en las entrevistas realizadas a 21 hombres y 5 mujeres cisgénero con conductas homosexuales, realizadas entre marzo de 2017 y septiembre de 2018, y en la revisión de prensa, documentos físicos y guías gay publicadas en antiguas páginas web. Se trata de fuentes que hicieron parte de un archivo personal que construí para mi pesquisa, con la intención de contribuir a la memoria marica de Bogotá.

My doctoral research analyzes the narratives of subjects with homosexual conducts about gay places in Bogotá (Colombia), which existed in the late twentieth century and early twenty-first century. Mainly, it focuses on those places visited, experienced and with which they developed affective senses of belonging and rootedness. It aims to account for the production of these spaces from their experiences. These are spaces in which they could meet other peers, establish friendships, romantic relationships or flirt, and which offered them security, comfort and the opportunity to feel at ease with themselves, as they impacted their personal processes of construction of sexual and gender identity. In this case, I examine only those places that had a social and sexual impact in the lives of the interviewed subjects, from three key analytical axes: senses of place, affects and memories. These axes allow me to reflect on their urban claims, to open up spaces and share them in the face of the adversity of a heteronormative city. Among those places were nighttime and weekend commercial establishments such as bars, nightclubs and sex clubs, as well as those dedicated to activism and flirtation in the streets. My thesis provides a glimpse into these social and cultural differences of the locations, while providing a partial overview

Benzimento em movimento: materialidade, bênçãos e curas no sul de Minas Gerais
Aluno(a): Mariana de Carvalho Ilheo
Programa: Antropologia Social
Data: 14/12/2022 - 09:00
Local: LabMet2 - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Christiano Key Tambascia - Unicamp (Presidente)
  • Prof. Dr. Carlos Alberto Steil - Unicamp (Titular)
  • Dra. Sônia Weidner Maluf (Titular)
  • Prof. Dr. Antonio Mendes da Costa Braga - Unesp (Suplente)
  • Profa. Dra. Brenda Maribel Carranza Dávila - Unicamp (Suplente)
Descrição da Defesa:

Benzimento remete a um modo artesanal de produzir bênção e cura por meio de gestos, rezas e procedimentos que podem envolver diversas coisas ressignificadas – de uso doméstico, como linhas, agulhas, panos e copos; religioso, como terços, imagens, objetos ou substâncias consagrados; plantas e elementos naturais, entre outras. Considerando uma visão holística do ser no mundo, o ritual é operado por meio de ações e materiais específicos em conjunção com o conhecimento prático associado ao dom divino e à experiência dentro de um sistema de trocas. O objetivo principal gravita em torno de compreender as formas pelas quais diferentes concepções de corpo e doença são materializadas e constituídas através das coisas, tendo como recorte o sul de Minas Gerais. A metodologia pressupõe recolocá-las em primeiro plano, atentando para sua circulação e como os diferentes tipos de mídias e materiais informam a percepção sensorial do fenômeno. A isso se combinam fontes escritas, conversas formais e informais, aplicação de questionário e observação participante em uma etnografia multissituada. Nesse sentido, o texto contempla dois movimentos complementares: um de fora pra dentro, com uma revisão bibliográfica que lança bases para compreender os significados, tecnologias e as transformações em função de diferentes enquadramentos analíticos; e outro, de dentro pra fora, com a discussão de correspondências entre as propriedades simbólicas e materiais, potenciais de mediação e os problemas em conjunção com as habilidades desenvolvidas por cada benzedeira ou benzedor. O efeito esperado é elucidar como as coisas são convertidas em tecnologias de benzer e apontar sua importância para a produção de bênçãos e curas neste contexto.