Para agendar a Defesa de Tese:
A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.
Esta tese tem por objeto a literatura de transição entre o fantástico e a ficção científica, a chamada protoficção científica, produzida no Rio de Janeiro, nas três primeiras décadas do século XX. Busca demonstrar que os autores recortados – Gastão Cruls, Berilo Neves e Coelho Netto – fizeram da ciência um instrumento do fantástico. Assim, a pesquisa rastreou debates e tensões sociais imbricados nesta literatura, enfatizando os dilemas relacionados à sexualidade, ao gênero e à espécie, que acompanharam a popularização das teses da nascente endocrinologia sexual, no período em tela. Buscou a trajetória de ideias que, vindas do discurso científico, popularizaram a ciência dos hormônios, por meio da literatura, que dialogava com uma intervenção normativa sobre o corpo e o sexo, inédita até então: a manipulação hormonal em corpos humanos e animais, propondo teorias que reformulavam a compreensão da fisiologia e da sexualidade. Ao desestabilizar o conceito de humano por meio das figurações do monstruoso, do animal e da máquina, e ao perturbar as noções tradicionais de gênero, sexualidade e fertilidade, a protoficção científica oferece espaço estratégico para compreender as tensões entre lutas sociais, literatura e ciência na modernização brasileira.
A presente pesquisa tem por objeto analisar a relação cárcere e trabalho e como o trabalho se insere no cotidiano prisional. Dessa forma, busca-se compreender o sentido desse trabalho tanto para aqueles que dele se apropriam, como para aqueles que dele se beneficiam como parte do cumprimento de sua pena. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas que proporcionaram uma abordagem histórica das instituições prisionais e seu desenvolvimento, bem como da própria pena em si e como o trabalho se insere nesse contexto de cumprimento dela nas prisões. A investigação contou ainda com coleta de dados, o que possibilitou analisar o perfil da população prisional brasileira, destacando-se a população prisional de São Paulo, estado que faz parte do campo de estudos desta dissertação e, mais especificamente, da cidade de Campinas, considerando que a prefeitura Municipal de Campinas, desde 2006, explora a força de trabalho carcerária nos serviços de manutenção e limpeza dos espaços urbanos. A apreciação dos dados permitiu constatar que, do ponto de vista das tomadoras da força de trabalho carcerária, o lucro é o maior incentivo, uma vez que oferece um espaço de trabalho sem base salarial, sem organização sindical e sem qualquer proteção social do Direito do Trabalho. Do ponto de vista dos presos, na condição social que se encontram, o trabalho é o caminho para a liberdade.
Este trabalho tem como objetivo investigar crítica e sistematicamente a bibliografia dos autores e autoras que reivindicam o que eles chamam de "marxismo queer" a fim de entender suas continuidades e descontinuidades, pontes e afastamentos, tanto com as teorias marxistas mais tradicionais quanto com as teorias reconhecidas como queer, bem como suas contribuições originais à teoria social. Essa investigação visa entender o lugar do "marxismo queer" dentro dos estudos sexuais e marxistas e entender se essa contribuição que une diferentes tradições do pensamento crítico na investigação do lugar que ocupam as identidades sexuais e de gênero na sociedade de classes representa a constituição de uma tradição própria dentro do marxismo.
O presente estudo, desenvolvido na linha de pesquisa de História da Arte e Estudos Visuais, tem como proposta central a análise das doze edições da revista Les Lèvres Nues, fundada pelo poeta e artista Marcel Mariën e publicadas em conjunto com membros do grupo surrealista situado na Bélgica entre os anos de 1954 e 1958. A pesquisa busca explorar, para além dos aspectos artísticos desenvolvidos pelo grupo, o diálogo estabelecido entre esse campo e a atuação política do movimento belga na década de 50, e como tal diálogo aparece reproduzido nas páginas da revista.
A pesquisa também deverá abordar a relação estabelecida entre os surrealistas de Bruxelas e o grupo conhecido como Internacional Letrista, liderado pelo teórico francês Guy Debord, a partir do ano de 1955. Esse diálogo, particularmente no que diz respeito às práticas e teorias artísticas, será analisado com ênfase nas trocas de ideias entre os dois grupos, destacando técnicas como o détournement e a psicogeografia, introduzidas pelos internacionais letristas e incorporadas pelos surrealistas belgas. A investigação buscará compreender como essas influências mútuas impactaram a produção dos dois movimentos, bem como a forma como tais interações se manifestaram ao longo da publicação da Les Lèvres Nues.