O Programa tem como objetivo a formação profissional e acadêmica qualificada em Demografia. Como estratégia, é oferecido um conjunto mínimo de disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas, sempre associadas a atividades acadêmicas que favoreçam o diálogo e a interface da Demografia com outras áreas do conhecimento coirmãs.
O Programa associa a transmissão de conhecimentos teóricos, técnicos e metodológicos caros à Demografia a uma perspectiva de valorização da interdisciplinaridade. As disciplinas oferecidas procuram facilitar a exposição e contato do aluno tanto com as obras clássicas da bibliografia especializada quanto com a produção científica nacional e internacional atual. O curso atrai candidatos graduados em: Sociologia, Antropologia, História, Ciência Política, Economia, Ciências da saúde, Matemática, Estatística, Geografia, Arquitetura, dentre outras formações.
No Mestrado, o Programa objetiva introduzir os alunos no campo do conhecimento da Demografia, contemplando de forma abrangente todos os aspectos relacionados à dinâmica da população. Enfatiza-se o ensino, a aprendizagem e a aplicação das principais técnicas de análise demográfica, sempre contextualizadas pelas interpretações teóricas dos resultados obtidos.
No Doutorado, por sua vez, o Programa destina-se a candidatos que já dominam o fazer científico e os paradigmas de suas respectivas áreas de origem. Considera-se que estejam aptos a assimilar conhecimentos mais avançados em técnicas demográficas e aprofundar conhecimentos específicos da área de população ligados à temática de seu projeto de tese. São abordados temas de reflexão e análise localizados na fronteira entre áreas do saber, enfatizando a inovação, seja ela técnica, metodológica ou teórica.
Do ponto de vista substantivo, a proposta didática em ambos os níveis confere a mesma importância aos métodos e técnicas e aos elementos interpretativos. O Programa também tem incorporado cada vez mais a expertise do NEPO na área de Demografia Histórica. É consenso entre os membros do Programa que o estudo de cenários sociodemográficos do passado é fundamental para compreender a conformação da população de hoje e suas tendências futuras. Assume-se que uma das maiores contribuições da Demografia é a capacidade de produzir diagnósticos, projetar cenários, identificar as forças que estão forjando o futuro da população e subsidiar o planejamento que leve ao melhor enfretamento de problemas sociais. Para tanto, é sempre esclarecedor apropriar-se da evolução histórica da população, pois isto permite distinguir as mudanças e as continuidades na dinâmica populacional contemporânea quando contrastada àquela de outros períodos.
O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: 1) Estudos de População; e 2) Dinâmica Demográfica e Políticas Sociais. As duas linhas de pesquisa incluem as seguintes áreas temáticas: Demografia e Etnias; Demografia Histórica; Família, Gênero e População; Métodos Demográficos; População e Ambiente; Redistribuição Espacial da População; Saúde e População; Saúde Reprodutiva e Sexualidade; Demografia e Políticas Sociais. Os candidatos ao título de Mestre ou Doutor deverão escolher, respectivamente, seus tópicos de dissertação e tese contemplando uma das linhas de investigação e uma das áreas temáticas acima mencionadas.