Minicurso 'Apocalipse no tempo do antropoceno - mudanças climáticas, arquivo colonial e novos monstros'

Data da publicação: seg, 06/08/2018 - 14h53min

O Programa de Pós-Graduação em História promove o minicurso Apocalipse no tempo do antropoceno - mudanças climáticas, arquivo colonial e novos monstros, entre os dias 15 e 16 de agosto, no Auditório II do IFCH das 10 às 12 horas.

Organizado pelos professores Patrícia D. Menezes, Luiz Marques (ambos do IFCH) e Carlos Eduardo Ornelas Berriel (IEL), o minicurso será ministrado pela professora Gaia Giuliani, pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. 

O curso explora, através da leitura semiótica de alguns textos visuais, a relação entre imaginário coletivo do desastre ecológico e o arquivo colonial. Reflete, em outras palavras, sobre a relação entre imaginários apocalíticos (inclusive da guerra ao terror) e as chamadas figuras da raça, expressão por mim cunhada que inclui a reflexão crítica sobre construções de raça e gênero (sexualidade e classe), que constituem, desde a modernidade colonial a lente através da qual o Ocidente enxerga seus monstros e os de alhures.

As inscrições serão realizadas pelo site do IFCH.


Programação:

Data Título Local
qua, 15/08/2018 - 10:00 a qui, 16/08/2018 - 12:00 Minicurso 'Apocalipse no tempo do antropoceno - mudanças climáticas, arquivo colonial e novos monstros' Auditório II do IFCH