Para agendar a Defesa de Tese:
A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.
O desenvolvimento dessa tese possuí como premissa desenvolver análise que aborde o processo de constituição e elaboração do livro "Rebeliões da Senzala" de Clóvis Moura, publicado originalmente em 1959, situando-o enquanto obra referencial acerca da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim como também problematizar, além de contextualizar, as suas edições subsequentes (1972, 1979, 1981, 1988, 2021), em relação ao cenário histórico-social-político não só do país, mas em especial a partir da relação do autor com o próprio movimento negro brasileiro. Para dessa maneira situarmos a especificidade da obra intelectual e política mouriana em meio ao universo dispare, dinâmico e, por vezes, contraditório tanto do universo do chamado pensamento social brasileiro, quanto da práxis intelectual afro-brasileira.
Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar as análises sobre os processos e as relações de gênero que construíram a identidade profissional docente feminina para as etapas iniciais da Educação Básica desde as publicações da revista “Educação e Sociedade” (CEDES/Unicamp), no período entre 1978 e 2023. A pergunta central e provocadora foi: considerando o representativo número de mulheres exercendo a docência nas primeiras etapas da Educação Básica, em que medida e como a produção de artigos científicos dão visibilidade a essa condição e sistematizam as explicações sobre as relações de gênero envolvidas na formação da identidade profissional dessas professoras? A proposta metodológica adotada foi a revisão bibliográfica, e os dados foram organizados por blocos temáticos. Para a análise empregou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), o que permitiu a construção de categorias explicativas. Embora inicialmente tenham sido considerados os eixos moralidade, trabalho docente e legislação, a leitura do corpus possibilitou uma reorganização das categorias a partir dos sentidos que emergiram dos próprios textos. Assim, as análises foram estruturadas em cinco novos eixos: a naturalização da docência como vocação para a maternidade, o trabalho de cuidado como destino social, a socialização e o pertencimento como fundamentais para a identidade profissional, a invisibilização da categoria gênero nas pesquisas e os sentidos contraditórios da valorização docente. Os resultados indicam que, embora a identidade profissional docente feminina esteja presente como objeto, o gênero é frequentemente invisibilizado ou tratado de forma instrumental, o que aponta para a necessidade de aprofundamento desse debate no campo educacional.