Próximas Defesas

Para agendar a Defesa de Tese:

 

A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.

 

 

 

Um rebelde com causa: Rebeliões da Senzala e a formação do pensamento social negro de Clóvis Moura
Aluno(a): Christian Carlos Rodrigues Ribeiro
Programa: Sociologia
Data: 24/07/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Mario Augusto Medeiros da Silva (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Matheus Gato de Jesus - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Petrônio José Domingues - Universidade Federal de Sergipe
  • Prof. Dr. Marcio Farias - Instituto AMMA Psique e Negritude
  • Prof. Dr. Valter Roberto Silvério - Universidade Federal de São Carlos
Descrição da Defesa:

O desenvolvimento dessa tese possuí como premissa desenvolver análise que aborde o processo de constituição e elaboração do livro "Rebeliões da Senzala" de Clóvis Moura, publicado originalmente em 1959, situando-o enquanto obra referencial acerca da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim como também problematizar, além de contextualizar, as suas edições subsequentes (1972, 1979, 1981, 1988, 2021), em relação ao cenário histórico-social-político não só do país, mas em especial a partir da relação do autor com o próprio movimento negro brasileiro. Para dessa maneira situarmos a especificidade da obra intelectual e política mouriana em meio ao universo dispare, dinâmico e, por vezes, contraditório tanto do universo do chamado pensamento social brasileiro, quanto da práxis intelectual afro-brasileira.

O GÊNERO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO INICIAL DAS PROFESSORAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DA REVISTA “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Aluno(a): Rafaella Calusne Ferreira
Programa: Sociologia
Data: 30/07/2025 - 14:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dra. Márcia Lopes Reis (Orientadora) - Universidade Estadual de Campinas
  • Profa. Dra. Mariana Miggiolaro Chaguri - IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Rosane Michelli de Castro - Universidade Estadual Paulista
Descrição da Defesa:

Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar as análises sobre os processos e as relações de gênero que construíram a identidade profissional docente feminina para as etapas iniciais da Educação Básica desde as publicações da revista “Educação e Sociedade” (CEDES/Unicamp), no período entre 1978 e 2023. A pergunta central e provocadora foi: considerando o representativo número de mulheres exercendo a docência nas primeiras etapas da Educação Básica, em que medida e como a produção de artigos científicos dão visibilidade a essa condição e sistematizam as explicações sobre as relações de gênero envolvidas na formação da identidade profissional dessas professoras? A proposta metodológica adotada foi a revisão bibliográfica, e os dados foram organizados por blocos temáticos. Para a análise empregou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), o que permitiu a construção de categorias explicativas. Embora inicialmente tenham sido considerados os eixos moralidade, trabalho docente e legislação, a leitura do corpus possibilitou uma reorganização das categorias a partir dos sentidos que emergiram dos próprios textos. Assim, as análises foram estruturadas em cinco novos eixos: a naturalização da docência como vocação para a maternidade, o trabalho de cuidado como destino social, a socialização e o pertencimento como fundamentais para a identidade profissional, a invisibilização da categoria gênero nas pesquisas e os sentidos contraditórios da valorização docente. Os resultados indicam que, embora a identidade profissional docente feminina esteja presente como objeto, o gênero é frequentemente invisibilizado ou tratado de forma instrumental, o que aponta para a necessidade de aprofundamento desse debate no campo educacional.