Ciências Sociais

Entre regimes e desejos: por uma etnocartografía da desvinculação

El centro de esta tesis es la des-vinculación. Específicamente de los (des)vinculados del conflicto armado colombiano ( jóvenes excombatientes en el “paso a la vida civil”). Se pretende presentar, a través de una etnocartografía los itinerarios de los (des)vinculados que se gestan en medio del escenario transicional concreto. Desde esta perspectiva se busca poner en cuestión el dispositivo que tiene como objetivo transformar las subjetividades de estos ex-guerrilleros en la denominada “sociedad en posconflicto”, sociedad incrustada por completo en la trama neoliberal.

Diferença e diversidade: Desafios contemporâneos para as Ciências Sociais

Dada sua centralidade contemporânea, o tema da diferença em articulações com a produção de desigualdades e de diversidade atravessa pesquisas de distintas tradições disciplinares nas Ciências Sociais, possibilitando diálogo interdisciplinar e poderosa interlocução internacional. Tradicionalmente, o tema das desigualdades nas Ciências Sociais congregou estudos sobre trabalho, classes sociais e Estado, em investigações voltadas para a compreensão das relações de trabalho no país, dos seus processos de transformação e das políticas que os acompanham.

Metodologia e Ensino: desafios e inovações nas Ciências Humanas

O campo das Ciências Humanas tem avançado de maneira significativa na utilização de metodologias de análise e de ensino. Com a evolução da tecnologia é possível agregar um grande universo de informações e refinar os mecanismos de coleta e análise de dados. Novas ferramentas permitem a coleta e o cruzamento de dados com velocidade e precisão impensáveis há 20 anos.

Olhares cruzados sobre democracia: avanços, fluxos, retrocessos e contradições

A noção de ‘democracia’, sua trajetória como conceito e modelo social, e o fluxo de ideias e conceitos que a acompanham, assim como os desdobramentos concretos na vida social dos processos democráticos, são hoje um dos grandes temas das ciências humanas e sociais.