Ciências Sociais

Etnicidade, vitimização e titulação coletiva nos territórios de “Comunidades Negras” do norte de Cauca, Colômbia.

A pesquisa de doutorado analisa a emergência e transformações organizativas e territoriais que tem experimentado as “comunidades negras” do norte do departamento do Cauca, Colômbia, nas últimas três décadas.

Elas no poder: violência política de gênero em perspectiva interseccional no contexto alagoano

Esta investigação tem como objetivo compreender quais são as percepções e as experiências das mulheres eleitas e candidatas nos dois níveis do poder legislativos, Câmara Municipal de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas, sobre violência política de gênero em perspectiva interseccional. A tese está estruturada teórica e metodologicamente em dois pilares: os estudos de gênero e os da teoria interseccional. Ambos com o intuito de compreender as vivências, as formas, os impactos e as percepções das mulheres candidatas e eleitas sobre violência política contra as mulheres.

Sou Eu Angoleiro Que Vem do Sertão”: uma Etnobiografia de Mestre Claudio Costa, mestre de capoeira angola em Feira de Santana, Bahia

Frente a acontecimentos, como o reconhecimento da capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2014 e, antes, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008, que tendem a difundir a capoeira mundo afora, torna-se importante aprofundar os estudos que abordam os sujeitos sociais envolvidos com a produção e a transmissão desta prática cultural.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA À LUZ DA FILOSOFIA CHINESA: ALINHAMENTO OU ALTERNATIVA À MODERNIDADE OCIDENTAL?

A China possui um ponto de partida próprio para abordar a noção da técnica e, por conseguinte, os universos da ciência e da tecnologia. Ao contrário da essência grega, as principais escolas da filosofia chinesa (confucionismo, daoísmo e budismo) pensam a existência a partir da inter-relacionalidade e do vazio, duas instâncias complementares na dinâmica do yinyang. Desvendar o prisma chinês sobre o universo da prática científica e dos objetos tecnológicos foi o que motivou esta tese, tarefa concluída por meio dos quatro capítulos que integram o corpo do texto.

O PIRARUCU SOB OS EFEITOS DA CONSERVAÇÃO E MANEJO: TRAJETÓRIA, LUTA E CONFLITO, EM UMA REGIÃO AMAZÔNICA

Esta tese traz uma discussão sobre os movimentos do pirarucu (Arapaima gigas) em uma região amazônica. Esses movimentos permeiam diversos contextos e envolvem diferentes pessoas. No entanto, um ponto central desse movimento é a construção de um grafismo de sustentabilidade ambiental, concebido e elaborado por diversas mãos e instituições no Coraci, uma região do município de Maraã, estado do Amazonas, Brasil, local deste estudo. Assim, a partir deste lugar e desse grafismo do ideal de conservação, a relação com o pirarucu tem se transformado, embora não de maneira total.

Reinvenções dos feminismos: o Fórum de Mulheres de Pernambuco em contexto de crise democrática e pluralização dos movimentos sociais.

Ao longo de mais de 30 anos de existência, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) se consolidou como um dos principais atores do campo feminista local e nacional. A partir de 2010, os discursos feministas ganharam grande visibilidade no Brasil, com o surgimento de novas gramáticas, sujeitos políticos e estilos de protesto. A chamada “primavera feminista” estampou capas de jornais e revistas de circulação nacional e inundou a internet com blogues, hashtags e perfis em redes sociais debatendo os mais variados temas.

MULHERES, OPERÁRIOS E OUTROS PÁRIAS: TRABALHO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DE FLORA TRISTAN.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de Flora Tristan (1803-1844) para o debate sobre o trabalho feminino na primeira metade do século XIX. Sua trajetória é marcada por um forte desejo de transformação social e pela luta pelos direitos das mulheres em um contexto de opressão de classe e gênero. Tristan criticou instituições como o casamento, religião e leis, argumentando que a subordinação feminina era sustentada por narrativas históricas e ideológicas.