Seleção
No processo de seleção do PPGCS são contemplados tanto o critério de mérito acadêmico (Projeto de Pesquisa) e e percurso profissional (Curriculum Vitae e Entrevista), quanto o critério de inclusão étnico-racial e sócio-econômica, garantidos tanto pela adoção de uma reserva de vagas dedicadas a candidatos auto-declarados negros ou indígenas, como pela prioridade dada na oferta de bolsas de estudo a estes estudantes. Nenhum desses critérios se sobrepõe, porém, aos critérios básicos de adequação do projeto às Linhas de Pesquisa do PPGCS e de disponibilidade do corpo docente para a orientação - limitada pela CAPES ao número de oito orientações, somados todos os programas de que o docente faz parte. O processo seletivo de cada Linha de Pesquisa é conduzido por uma banca própria, cujos trabalhos são coordenados pelo coordenador do Conselho do PPGCS. No momento da inscrição o candidato deve indicar claramente a Linha de Pesquisa em que pretende ingressar e se é optante pelo sistema de cotas étnico-raciais. As bancas têm total autonomia na sua avaliação e, ao final do processo, fornecerá uma nota única para cada uma das etapas percorridas pelo candidato

Os processos seletivos para o PPGCS são regidos por edital específico publicado anualmente para este fim. O candidato interessado em participar do processo  deve consultar edital específico do ano vigente de interesse, para orientações sobre procedimentos e sobre as regras do processo. As informações aqui prestadas são de cunho introdutório.

A seleção é realizada em três etapas eliminatórias.

1- Na primeira etapa, de homologação da inscrição, a secretaria do  PPGCS e as coordenações de área avaliam se o candidato entregou toda a documentação  exigida - pelas vias determinadas no edital - e se o resumo do seu projeto é adequado à  ementa da área em que se inscreveu.

2- Na segunda etapa, de avaliação do projeto, são  considerados a qualidade do projeto (qualidade do texto; originalidade e relevância da  proposta; clareza dos objetivos e da metodologia; conhecimento da bibliografia pertinente e viabilidade do plano de trabalho) e a  disponibilidade de professores para orientarem o projeto.
3- Na terceira etapa, da entrevista, são  considerados o percurso sócio-político, profissional e acadêmico do candidato (por meio da  sua carta e do seu Curriculum Vitae), a sua capacidade de defender o projeto apresentado, a  sua capacidade de dialogar com eventuais ajustes sugeridos no projeto; e sua disponibilidade  para participar da vida acadêmica do PPGCS durante o período do curso.

É obrigatória a apresentação de comprovante de proficiência em língua inglesa durante o processo seletivo. O candidato deverá, preferencialmente, encaminhar o comprovante de língua inglesa quando da realização de sua inscrição. Caso não tenha o comprovante nesta data, poderá, ainda, entregá-lo no momento de sua entrevista. Serão considerado s reprovados os candidatos que não apresentarem o comprovante de proficiência em língua inglesa. Os candidatos aprovados deverão, ainda, apresentar comprovante de proficiência em uma segunda língua, sendo elegíveis as línguas espanhola, francesa, alemã, italiana e chinês/mandarim. O candidato deverá, preferencialmente, encaminhar o comprovante da segunda língua quando da realização da inscrição. Caso não tenha o comprovante nesta data, poderá, ainda, entregá-lo após sua matrícula até a data de agendamento do seu exame de qualificação. No caso de candidatos estrangeiros também deverá ser comprovada a proficiência em língua portuguesa – isso será necessário no ato da matrícula Todos os comprovantes de proficiência apresentados serão submetidos à análise da Comissão de Seleção. Serão aceitos:

a) diplomas de encerramento de curso de línguas reconhecidos pelo MEC;

b) certificados de proficiência emitidos por Programas de Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC;

c) certificados de proficiência de reconhecimento internacional: TOEFL, TOEIC, CAMBRIDGE,IELTS, DELF, DALF, DELE, GOETHE, CELI, CILS;

d) certificado de proficiência do Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP (verifique ocalendário anual de provas do CEL/Unicamp em https://www.cel.unicamp.br/).

Em andamento

ALUNOS ESPECIAIS 2º semestre 2019
Processo Seletivo 2019/2020 - Doutorado - PPG Ciências Sociais
Inscrições para Doutorado: 19/07/2019 - 08:00 a 19/08/2019 - 16:00