Minicurso: Encontros sobre Arte Africana

26 de maio de 2017

09 de junho de 2017

23 de junho de 2017

Haverá emissão de certificado para os inscritos que acompanharem o mínimo de 75% do curso.

Programa:

Apesar dos laços históricos que unem o Brasil e o continente africano o estudo de arte africana no país é ainda incipiente e aparece refletido na escassez de publicações e de disciplinas sobre o tema nas universidades brasileiras. A série de cinco encontros tem como objetivo apresentar aos alunos e demais interessados uma seleção de temas que tiveram papel fundamental para a constituição do que se convencionou chamar de História da arte na África. Os encontros buscam também despertar nos alunos as possibilidades de pesquisa em arte africana.

05 de maio - Encontro 1: Nok, Ifé, Igbo-Ukwu e Benin

O encontro tem como objetivo apresentar como as “descobertas” casuais de Ifé, Nok e Igbo-Ukwu bem como a expedição punitiva ao reino do Benin, entre finais do século XIX e início do XX no território ocupado pela atual Nigéria, tiveram um papel fundamental na desconstrução de estereótipos e de um imaginário em relação às produções artísticas da África subsaariana. Essas quatro áreas culturais foram fundamentais para a mudança de paradigma na História da arte na África por revelarem ao mundo aspectos não antes cogitados ao se pensar a arte nesse continente. A antiguidade de contatos e trocas artísticas entre culturas; a aplicação de técnicas sofisticadas e a existência de uma produção artística marcada pelo realismo são alguns dos temas a serem abordados.

19 de maio - Encontro 2: A questão da autoria na arte africana tradicional

O encontro tem como objetivo discutir a questão da autoria na arte africana tradicional, desconstruindo a ideia de uma produção coletiva e sem espaço para a criatividade e invenção. Desde pelo menos a década de 1930, estudiosos como Frans Olbrechts e William Fagg, entre outros, tiveram papel de destaque no reconhecimento da “mão individual” do artista, inaugurando uma série de estudos sobre o tema.

26 de maio - Encontro 3: Arte africana e as zonas de contato

O encontro tem como objetivo apresentar uma seleção de obras que servem como ponto de partida para a discussão sobre a questão das trocas artísticas entre povos do próprio continente africano, um contraponto à ideia de “um povo, um estilo” ainda disseminada por alguns estudiosos. Nesse encontro terão também destaque as trocas artísticas entre africanos e europeus, cuja antiguidade pode ser reconhecida em obras que hoje ocupam principalmente os museus etnológicos da Europa.

09 de junho - Encontro 4: Arte africana e colonialismo

O encontro tem como objetivo discutir sobre os processos de transformação das produções artísticas africanas no contexto da situação colonial. O foco será dado ao estudo de caso de alguns ateliês e museus que surgiram nesse momento histórico e que se mostram importantes na compreensão de conceitos que perduram ainda hoje.

23 de junho - Encontro 5: Arte africana no Brasil: coleções e potenciais de pesquisa

O encontro tem como objetivo apresentar as principais coleções de arte africana no Brasil, com destaque para aquelas que fazem parte de acervos de museus e instituições culturais. Apesar de constituídas de diferentes formas e muitas vezes em momentos distintos, muitas dessas coleções compartilham concepções e apresentam diálogos que merecem ser aprofundados em futuras pesquisas.

Organização: Profa. Dra. Patricia Dalcanale Meneses
Promoção: Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Unicamp
Apoio Técnico: Secretaria de Eventos - IFCH

Data Título Local Descrição