Data da publicação: sex, 18/10/2019 - 16h59min

O IFCH sediará o III Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas e o III Congresso Brasileiro de Estudos Mayas, entre os dias 16 e 18 de outubro no Auditório Fausto Castilho do IFCH Unicamp.

Este encontro nasceu de um desejo, compartilhado por jovens pesquisadores no Brasil, em fomentar e fortalecer as redes de investigação no campo dos Estudos Mayas e dos Estudos Mesoamericanos, ainda bastante incipientes em língua portuguesa. O propósito da organização é reunir os pesquisadores isolados, fomentar redes brasileiras e ibero-americanas a partir da realização de encontros itinerantes.

O evento acolhe todo tipo de investigação que envolva mayas e mesoamericanos direta ou indiretamente, justamente para ilustrar quão diversa é a nossa própria produção sobre os mayas e as possibilidades de estudos comparativos com os mayas.

A programação conta com os conferecistas Márcia Helena Alvim (UFABC), com o tema O conhecimento nahua sobre os céus em narrativas europeias do século XVI, e  Eduardo Natalino dos Santos (CEMA/USP) com Escrita, tempo e poder político na área maia e na Mesoamérica, além de cinco simpósios temáticos, vivência corpo-território, atividade de extensão, cinedebates e um minicurso introdutório sobre populações mayas voltado a estudantes de graduação.

Outras informações, bem como a chamada completa de trabalhos e atividades em português, espanhol e inglês, podem ser encontrados no site do evento.

qua, 16/10/2019 - 09:00 III Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas e III Congresso Brasileiro de Estudos Mayas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
sex, 18/10/2019 - 19:00 III Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas e III Congresso Brasileiro de Estudos Mayas Instituto de Filosofia e Ciências Humanas