Processo Seletivo - Doutorado em História - Possibilidade de bolsa FAPESP

Data da publicação: seg, 18/09/2023 - 16h01min

Duas oportunidades de doutorado em História, com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Entre um passado profundo e um futuro iminente: ação humana e impacto ambiental do colonialismo moderno na Amazônia (séculos XVI a XVIII)”.

Conduzido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), o projeto busca fornecer novos parâmetros espaciais para a compreensão do impacto socioambiental do colonialismo moderno na Amazônia por meio da construção de uma base de dados georreferenciada.

Um bolsista de doutorado vai investigar o modo como as práticas e os conhecimentos tradicionais das sociedades indígenas amazônicas do século XVIII foram adaptados em contexto colonial, sendo apropriados e utilizados por missionários e colonos na colheita e no cultivo de gêneros naturais do sertão amazônico.

O outro bolsista conduzirá uma investigação de mapeamento e descrição das situações de trabalho de indígenas (mulheres, crianças, homens e velhos) inseridos nos espaços coloniais da Amazônia do século XVIII.

Os candidatos devem ter experiência de pesquisa em história da Amazônia colonial e devem ter sido aceitos no Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em História da Unicamp (2023/2024).

Interessados devem formular um projeto de pesquisa no tema de interesse e se inscrever até dia 29 de setembro no Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação em História (2023/2024). Clique aqui para visualizar o edital.

A Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP tem duração de 48 meses e valor mensal de R$ 2.507,10 no primeiro ano, R$ 2.661,60 no segundo ano, R$ 3.694,80 no terceiro ano e R$ 4.572,90 no quarto ano. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/dr.