Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais

Data da publicação: ter, 26/01/2021 - 13h55min

A Unicamp iniciou a retomada das atividades presenciais a partir do dia 19 de outubro de 2020. A universidade estabeleceu uma série de protocolos do Plano de Retomada, onde inicialmente existe o retorno de até 20% da comunidade. É fundamental que cada membro da comunidade conheça as informações necessárias para o retorno seguro às atividades do campus. E que não frequentem desnecessariamente a universidade nesse período.

Considerando que o Plano Geral da Unicamp estabelece que as Unidades terão liberdade e co-responsabilidade com alinhamento da Universidade para elaborar o seu próprio caminho respeitando sua realidade e peculiaridades, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas elaborou o Plano Específico de Retorno Gradual às Atividades Presenciais do IFCH.

O Plano do IFCH leva em consideração o Parecer da Congregação do Instituto que definiu que as atividades de aula do segundo semestre de 2020 serão realizadas de maneira remota. Caso haja mudança das condições sanitárias da pandemia que viabilize o retorno seguro às atividades, essa proposta poderá ser alterada. Por isso as salas de aula dos prédios da graduação e pós-graduação permanecerão fechadas.

A Fase 1 do Plano de Retorno do IFCH durará três semanas. Durante esse período, o instituto funcionará durante o período diurno, com atividades internas e sem o atendimento ao público. Os diferentes setores deverão estabelecer rodízio entre os funcionários de forma de garantir a segurança e o distanciamento social. O uso de máscara será obrigatório.

A Biblioteca terá abertura restrita, sem atendimento aos usuários externos, seguindo orientações do Sistema de Bibliotecas da Unicamp e com rodízio entre os funcionários.

Todos os membros da comunidade que irão retornar às atividades presenciais, independente da Fase e Período, deverão realizar a testagem para covid-19 com pelo menos uma semana de antecedência da data de retorno, em data previamente agendada pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). E todos os colaboradores que estiverem retornando para as atividades presenciais deverão usar o Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp (AVISU). O aplicativo pode ser acessado através do link avisu.unicamp.br, e já está disponível na Play Store e na App Store. O preenchimento deve ser diário e as respostas irão ser acessadas exclusivamente pelo Cecom, que é responsável por monitorar a saúde da comunidade acadêmica.

Também será obrigatório a realização de treinamento por meio de videoaulas. Os treinamentos foram produzidos pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), e serão acessados diretamente na Plataforma Moodle ou na página da Educorp.

A Unicamp também elaborou uma série de cartilhas com as informações e orientações necessárias sobre uso do espaço físico, comportamento adequado e dicas pessoais nesse novo contexto. Acesse aqui as cartilhas.

Informações para a Retomada de Atividades Presenciais para Docentes do IFCH

Informações para a Retomada de Atividades Presenciais para Estudantes do IFCH

Informações para a Retomada de Atividades Presenciais para Servidores Técnico-Administrativos do IFCH

Plano Específico de Retorno Gradual às Atividades Presenciais do IFCH